Chat with us, powered by LiveChat

Pilares da transformação digital nas empresas

Pilares da transformação digital nas empresas

A transformação digital abrange toda e qualquer nova relação decorrente da rápida adoção da tecnologia. Mas, por mais que se fale do assunto, algumas pessoas ainda têm dúvidas na hora de implementar as mudanças. Por isso, hoje vamos abordar os pilares da transformação digital nas empresas.

Se você leu o artigo em que explicamos o que é transformação digital, já deve ter percebido que a questão é muito mais humana do que tecnológica. Desenvolver soluções centradas nos usuários, resolver as necessidades de pessoas reais e gerar valor devem ser as principais motivações das empresas daqui para a frente.

No primeiro post desta série, falamos também que as mudanças vão muito além de sistemas, aplicativos e plataformas. Agora é o momento, então, de detalhar quais são as modificações necessárias para garantir o sucesso da transformação.

 

Os 5 pilares da transformação digital nas empresas

Na palestra “Transformação digital: adaptação ou morte”, Rafael Melo falou da dificuldade das empresas em adequar seus negócios às novas demandas tecnológicas.

Além das questões tecnológicas, a questão do mindset, da cultura organizacional e da cultura em geral vem gerando conflitos com relação às questões digitais.

Rafael Melo CEO da CroSoften

Conforme aponta a pesquisa feita pela CI&T, os obstáculos estão ligados principalmente aos modelos de gestão, burocracia interna e estrutura desconexa.

Gráfico mostra que a cultura empresarial é o principal entrave para a transformação digital nas empresas.

Como mostra a imagem acima, 16% dos entrevistados responderam que o maior entrave na transformação digital é a cultura da empresa. Assim, nada mais adequado do que escolher esse como o primeiro pilar a ser abordado neste artigo.

 

Cultura empresarial

Agilidade e adaptações constantes são fortes características do mundo digital. Por isso, é preciso estimular todos na empresa a estarem prontos para redesenhar estratégias e começar de novo sempre que necessário.

Além disso, mais do que adotar a tecnologia nos processos, a transformação digital só acontece quando:

  • Damos real importância às necessidades dos colaboradores;
  • Incentivamos a comunicação transparente entre as equipes;
  • Motivamos a colaboração e o compartilhamento de ideias;
  • Fazemos do aprendizado uma rotina.

Características de empresas preparadas para a transformação digital

 

Gestão

A transformação digital depende também de uma estrutura de carreira e áreas condizente com a nova abordagem. Isso é possível com:

  • Apoio da gestão;
  • Revisão de cargos e salários;
  • Criação de equipes multidisciplinares, orientadas pelo mesmo propósito;
  • Definição de um novo escopo de atividades (quando pertinente).

 

Modelo de negócios

Focar experiências centradas no usuário e serviços compartilhados são apenas duas das formas de revolucionar uma empresa com tecnologia.

Empresas tradicionais podem começar a transformação digital migrando seus canais de negócio para e-commerces e market places. Outra opção é desenvolver soluções que complementem e melhorem a experiência dos usuários, como recursos multicanais e plataformas de autoatendimento.

É possível ainda criar produtos e serviços 100% digitais desde o seu nascimento, como é o caso das edtechs e fintechs.

 

Relação com o cliente

No podcast “O Podcast”, vários episódios falam sobre a nova forma de relacionamento entre consumidores e empresas/marcas. Comentamos sobre isso também aqui, mas não custa lembrar que o cliente é quem está no centro de tudo.

Dessa forma, mais do que falar abertamente com o público, é necessário entender quem está do outro lado. Como esses consumidores compram? Do que gostam? Com o que se identificam? Responder a perguntas como essas é imprescindível para levar uma empresa do analógico ao digital.

A China tem vários bons exemplos de empresas que se preocupam com as preferências dos consumidores. A BBK, dona de algumas gigantes do setor eletrônico e cuja matriz fica em Shenzhen, é um deles. Ela foi uma das primeiras a vender aparelhos de DVD que rodavam discos “piratas”, pois era o que as pessoas queriam! Com a evolução da tecnologia, a empresa concentrou seus negócios no mercado de smartphones, priorizando os consumidores locais. Assim, passou a fazer celulares dourados – cor preferida dos chineses – e com autofalantes potentes (populares entre trabalhadores da construção civil).

Mão segurando smartphone dourado da marca Oppo.

A Oppo é uma das propriedades da BBK, junto das empresas Realme, Vivo (não confundir com a marca comercial da Telefônica Brasil), OnePlus e outras.

 

Processo operacional

Eficiência também é ponto-chave na transformação digital. Processos que funcionam de maneira fluida, rápida e com qualidade afetam diretamente a produtividade dos colaboradores.

Outro impacto da melhoria de processos operacionais é a tomada de decisões acertadas, possível por meio do uso de dados. Contra os dados, não existe “achismo”: sabe-se exatamente o que acontece e quais áreas precisam de ajustes.

Data has a better idea.

O uso de big data e B.I. leva à melhoria de processos e decisões orientadas a resultados.

 

Além disso, metodologias ágeis surgem a cada dia e auxiliam na transformação das rotinas internas. É importante conhecer o máximo possível a respeito desses métodos e avaliar qual deles pode contribuir para cada negócio.

 

Não acaba aqui!

Neste texto, detalhamos quais são as mudanças necessárias para colocar a transformação digital em prática. No próximo artigo da série, você vai conhecer dicas para implantar o processo de adaptação na sua empresa.

Acompanhe o nosso blog e redes sociais para conhecer mais sobre esse e outros assuntos do mundo da tecnologia!

E, para complementar o aprendizado deste artigo, confira a seguir mais conteúdos sobre transformação digital nas empresas:

  • Em estudo realizado pela McKinsey Global, você encontrará outros números alarmantes sobre a urgência da transformação digital nas empresas de todo o mundo. Spoiler: companhias cujos CEOs e outros líderes se engajam ativamente nas mudanças têm maior índice de sucesso no processo.
  • Dentre outros tópicos, este texto esmiúça vários benefícios da transformação digital para as empresas.

 

Quer levar a transformação digital para a sua empresa e não sabe por onde começar? Podemos te ajudar! Agende um horário com o nosso time e tenha acesso a uma consultoria completa.
Agendar horário

Vamos conversar!

Fale com a nossa equipe e faça parte do mundo 4.0!


A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *