Fintechs- Transformadoras do serviço financeiro

fintechs

fintechsO nome pode ainda não ser familiar para muitos, mas provavelmente a maioria já utiliza dos seus serviços ou já ouviu falar de uma fintech.

Afinal o que são as Fintechs?

Fintechs (Financial Technology) são startups que transformam por meio de tecnologia e inovação os serviços financeiros, oferecendo mobilidade e simplicidade para seus clientes.

A maioria dos bancos digitais, como o Nubank por exemplo, são Fintechs.A necessidade de ir até uma agência para abrir uma conta, ou resolver qualquer assunto, desde gerenciar o fluxo de caixa até adquirir um seguro não pertence aos bancos digitais. Apenas pelo celular o indivíduo consegue realizar essas ações.

Mas não é apenas na parte bancária que as fintechs atuam. Existem outras áreas, confira algumas delas:

Corretora de criptomoeda

O mercado de investimento em moedas digitais encontra-se em ascensão. As moedas digitais  que utilizam da criptografia com a finalidade de verificar melhor a produção de novas unidades e para realizar transações seguras, são conhecidas como criptomoeda.

A criptomoeda mais conhecida é o Bitcoin.

A FOXBIT é um exemplo de fintech do ramo de criptomoeda. Com o funcionamento similar ao de bolsa de investimentos, a FOXBIT faz o intermédio entre vendedores e compradores de bitcoins, de forma ágil, segura e descomplicada.

Controle Financeiro

Algumas fintechs são voltadas para auxiliar os usuários na gestão de suas finanças.

O aplicativo GuiaBolso é um exemplo disso. Por meio desse app, é possível conectar a conta bancária e cartões, obtendo automaticamente as informações de rendas e gastos, proporcionando melhor controle financeiro ao usuário.

  Métodos de pagamento transfronteiriços

Esse segmento de fintech é voltado para intermediar os pagamentos online feitos entre países estrangeiros.

A EBANX, que oferece soluções de pagamentos para clientes latino americanos em ecommerces internacionais, se enquadra nesse segmento.

O mercado financeiro encontra-se em estado de intensa transformação, de modo que, boa parte dessas mudanças é decorrente das Fintechs. Apesar de empresas de pequeno porte, esse tipo de startup mostra que é possível oferecer soluções tecnológicas e inovadoras a um preço acessível.


A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *