A criação de uma Startup gera muitas dúvidas entre os empreendedores, seja na escolha entre aceleradora ou incubadora , em relação a questões de atrair investidores ou sobre a aquisição de patentes ou não.

Muitas vezes os empreendedores se preocupam apenas em atrair o interesse dos investidores, por meio da construção do site e de uma apresentação bem estruturada do produto, deixando de lado o registro da marca e das patentes.

 

registro de marcas e patentes

 

Tanto o registro da marca e da patente é feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

A marca deve ser registrada como forma de garantir que a Starup seja reconhecida pelo seu nome e logo, além de garantir que outras empresas de mesmo segmento não utilizem de sua marca ou marcas similares a sua.

 

Para solicitar uma patente por sua vez, a invenção precisa cumprir com os requisitos de patenteabilidade (Novidade, Atividade Inventiva e Aplicabilidade Industrial).

 

Caso a inovação atenda a esses requisitos é importante entrar com o pedido de patente.

 

Conheça os principais motivos para solicitar uma patente:

 

Ao patentear sua invenção, sua startup garante a exclusividade do produto, evitando dessa forma, que sua mercadoria cai nas mãos da concorrência.

 

Além de assegurar o direito do uso da invenção, com a patente é possível licenciar sua propriedade, fator que proporciona não só lucratividade, mas aumenta também a participação de mercado do seu empreendimento, já que é mais fácil permanecer um mercado, um produto licenciado cuja técnica ou procedimento é utilizado por outras empresas, do que uma invenção que apenas uma empresa adota.

 

Outro benefício ao adquirir a patente é a atração de investidores. Como mencionado anteriormente, uma das principais preocupações de uma startup é conseguir investidores.

 

O fato de o produto ser patenteado facilita a busca por investidores, já que um produto patenteado traz mais garantias do que aquele que não possui patente.

 

Apoio especializado:

Algumas empresas e escritórios de advocacia podem auxiliar neste tipo de serviço, a CroSoften Tecnologia e Inovação, presta serviços jurídicos com foco em questões digitais como elaboração de termos de uso/serviço, registro de marcas e patentes de software e pesquisas jurídicas.