Como criar um aplicativo- Primeira Etapa – Ideia e Projeto

como criar um aplicativo

A elaboração de um aplicativo é composta por várias etapas, e para que você tenha sucesso neste processo é importante conhecer os bastidores deste tipo de trabalho, os pontos de riscos, a equipe necessária, as etapas e também os custos envolvidos.

A primeira etapa para criar um aplicativo é a ideia do serviço que será oferecido na plataforma. Pode ser uma ideia simples ou complexa, que demande a combinação de mais de um sistema, ou que exija um software novo, talvez precise de integrações com empresas de terceiros, todas essas variações dependem do que sua proposta pretende oferecer ao seu usuário.

A criação de uma ideia pode contar com o auxilio de pesquisa de mercado, para ver se a ideia é viável. No entanto, a melhor estratégia para ter sucesso no mundo digital é lançar um produto simples e enxuto e evoluí-lo conforme ele vai sendo utilizado. Do contrário, você corre o risco de montar o aplicativo com tudo que o cliente disse que queria, e quando você oferecer pra ele o produto, ele já mudou de opinião.

 

Tire a ideia do papel

Depois de ter uma grande ideia de um aplicativo, a próxima etapa consiste em tirar essa ideia do papel, transformando em um projeto, que deve apresentar todas as informações da forma mais detalhada possível, para que a equipe que irá desenvolver o aplicativo consiga efetuar o trabalho e criar a plataforma de acordo com o esperado.

Nesta etapa do aplicativo, é importante ter em mente que um projeto de software/aplicativo é uma tarefa bastante complexa, árdua e que requer profissionais qualificados e multidisciplinares, portanto é necessário ter cautela ao contratar a equipe que vai realizar essa atividade já que ela é fundamental para o sucesso do seu produto.

Fases do projeto

Entre as fases que compõem um projeto de aplicativo móvel estão : os requisitos da plataforma, protótipos, design e layout, programação front-end, programação back-end, testes, implantação e lançamento. As fases são sequenciais, de modo que, para avançar para a fase seguinte, a fase anterior precisa estar concluída e aprovada pelo requisitante do app.

Tempo de desenvolvimento do app

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração antes de iniciar um plano de aplicativo móvel é com relação ao tempo para a concretização do app. Antes de se informarem sobre o assunto, muitas pessoas pensam que é possível desenvolver uma super ideia em 30 ou 60 dias, porém, esse prazo só é viável quando se trata de uma ideia extremamente simples, do contrário, um projeto completo de uma plataforma pode demandar vários meses ou até anos para ficar pronto.

Acompanhe nosso blog e confira as próximas etapas para o desenvolvimento de um app!


A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Comments

  1. […] Na semana passada, falamos sobre a primeira etapa para criar um aplicativo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *