Incubadora ou Aceleradora – qual opção sua startup deve escolher?

aceleradora

Ao montar uma startup muitos empreendedores ficam na dúvida entre a escolha de uma incubadora ou aceleradora para auxiliarem no processo de desenvolvimento do seu negócio. Por isso, antes de escolher é importante compreender como funciona cada uma.

Incubadorasaceleradora

As incubadoras são instituições, sem fins lucrativos, mantidas pelo governo, de modo que seus gestores possuem experiência em fazer a mediação entre poder público, universidades e empresas. Elas buscam dar suporte a negócios inovadores com chance de expansão, de acordo com alguma diretiva governamental ou regional, oferecendo estrutura física para o funcionamento das startups, além de suporte administrativo, jurídico e técnico.

Para ter o apoio de uma incubadora é necessário participar de um processo seletivo por meio de um edital, sendo o principal critério avaliativo desse processo, o plano de negócios. Os recursos da incubadora também são obtidos por meio de editais que disponibilizam verba pública.

Aceleradoras

As aceleradoras são organizações privadas, formadas por investidores e empresários de sucesso, que adquirem ações dos empreendimentos que visam desenvolvimento. O objetivo das aceleradoras é suportar empresas que apresentem potencial de ascensão muito rápido, ou seja, os empreendimentos precisam ser escaláveis, com maior possibilidade de gerar empregos, renda e de preferência com reprodução repetitiva.

Os critérios de avaliação para participar de uma aceleradora buscam analisar negócio, mercado e equipe, de modo que, são estipulados por cada aceleradora. Depois de aceita, a startup passa a integrar o batch (ou turma), recebendo investimento da própria aceleradora, além de mentoria, e outros tipos de benefícios.

Como escolher entre aceleradora e incubadora

A decisão por incubadora ou aceleradora para apoiar sua startup, baseia-se principalmente no tipo de negócio do seu empreendimento. Para um modelo de negócios fundamentado na economia tradicional é indicado uma incubadora. Já se o empreendimento visa uma inovação radical ou apresenta um modelo de negócios escalável e repetível, obtenha apoio de uma aceleradora.

Sua startup possui este último perfil? Procure a Crosoften, oferecemos o apoio de aceleradora ideal para o seu empreendimento. Solicite sua proposta: https://crosoften.com/startup-now/

 


A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Comments

  1. […] criação de uma Startup gera muitas dúvidas entre os empreendedores, seja na escolha ente aceleradora ou incubadora , em relação a questões de atrair investidores ou sobre a aquisição de patentes ou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *