Os idosos e o uso da Tecnologia

idosos e a tecnologia

Os idosos e o uso da TecnologiaA parcela de idosos na população brasileira cresceu 50% em uma década e as estimativas do IBGE indicam que aumentará não apenas o total de pessoas idosas, mas principalmente a participação delas no conjunto da população brasileira, passando de 8% em 2000 para aproximadamente 19% no ano de 2030.

Levando em consideração o envelhecimento da população, é importante observar a relação entre os idosos e o uso da internet.

Ainda segundo o IBGE, a parcela de idosos na internet aumentou significantemente, tendo em vista que em 2008 apenas 5,7% dessa população estava conectada na web, e em 2016 esse número subiu para 24,7%.

Outra informação interessante é em relação ao consumo virtual, de acordo com pesquisa realizada pelo SPC em 2016, dois em cada dez idosos utilizam a internet para realizar compras. Os três itens mais comprados por esse segmento são eletroeletrônicos, eletrodomésticos e viagens.

Vale ressaltar que a maioria das empresas de tecnologia se concentra em desenvolver produtos e serviços voltados para o público mais jovem, desconsiderando o mercado da terceira idade. Um mercado que está em ascensão, que apresenta um poder aquisitivo maior do que os mais jovens, e que precisa de tecnologia voltada para suas necessidades, que considere aspectos como qualidade de vida, conforto e segurança. Com o intuito de entender melhor a relação desse público com a tecnologia, a AGV Tecnologies realizou uma pesquisa com cerca de 6000 pessoas com 50 anos ou mais. Dentre os resultados, destacam-se:

USO DE DISPOSITIVOS

O celular é o dispositivo mais usado por 86% dos entrevistados, seguido por smartphones e Desktops ou PCs com a mesma porcentagem de 78%. Outra informação relevante com relação aos dispositivos é que 98% dos pesquisados utilizam aplicativos. Os apps mais usados são os sociais (79%), seguidos por transações bancárias/financeiras(73%) e de compras(61%).

MÍDIAS SOCIAIS

Dentre as redes sociais mais usadas pela terceira idade estão o Facebook com 76% dos entrevistados, seguido do Google+ , 52% e do LinkedIn com 25% .

ATITUDES EM RELAÇÃO À TECNOLOGIA

Com relação ao uso da tecnologia a maioria dos entrevistados afirma que a tecnologia contribui para, a comunicação com amigos e familiares, a capacidade de entretenimento, realização de compras, transações bancárias, e a capacidade de obter informações.

 

A pesquisa ainda revelou que essas pessoas se sentem desprezadas pelas empresas de tecnologias, pois tratam como se estes fossem “analfabetos digitais”.

Ao desenvolver produtos e serviços tecnológicos, as empresas devem elaborar propostas para o público mais velho, pois este é um mercado promissor, com boas condições financeiras e que buscam cada vez mais por inovações.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *