Depois de meses desenvolvendo o aplicativo para lançar no mercado, é hora de colocar em prática toda a estratégia de divulgação. Impulsionando o app para ganhar visibilidade no mercado. Mas como fazer para que a plataforma fique conhecida entre os consumidores?

Marketing

É importante encontrar uma equipe certa que projete e crie campanhas para que aplicativo esteja circulando entre outras plataformas. Porém, essa parte nem sempre é a mais difícil.

Para muitos, o desafio é divulgar o aplicativo e fazer com que as pessoas que precisam dele baixem e se tornem usuários diários. Afinal, mais de 1000 aplicativos são adicionados todos os dias apenas na App Store, segundo dados da playstore para androids.

Talvez, considerar usar o Google AdWords como forma de estimular que as pessoas possam pesquisar sobre o aplicativo. Ele pode ser um recurso incrivelmente eficiente para direcionar downloads. Porém, no App Store, é possível acompanhar a conversão sempre que alguém abrir o aplicativo pela primeira vez após a instalação. Isso é conhecido como ‘Primeira abertura.’

Para acompanhar as conversões, o processo é um pouco diferente. Dessa vez é necessário de um código instalado no seu aplicativo para poder acompanhar as conversões.

É normal achar essa parte meio complicada, porém basta pedir aos desenvolvedores que se encarreguem disso. Caso não trabalhe com esta equipe, pode contratar um freelancer no Upwork.com.

Anúncios

Essa etapa é praticamente igual ao processo normal de redigir anúncios para uma rede de Pesquisa. Como esse assunto é um pouco técnico, não vou entrar em detalhes aqui. O importante é ressaltar os benefícios e os diferenciais do aplicativo em relação a outros do mesmo nicho.

Ao atrair possíveis clientes para executar as ações que forem importantes, as aquisições permitem que os anunciantes entendam a intenção da compra dos possíveis clientes. A intenção pode vir na forma de uma pessoa instalando o app ou apenas assinando o boletim ou seu negócio.

Não complique

Em geral, o melhor é escolher uma versão recente do aplicativo para o sistema operacional, mas não necessariamente a última. Isso vale tanto para aplicativos Android quanto iOS. Obviamente, a versão que escolher vai depender do sistema operacional que suporta a plataforma.

Porém, há alguns itens específicos nos quais deve prestar atenção:

O primeiro está relacionado com a opção ‘Interesses e Remarketing.

Sempre direcionar os anúncios com base nas categorias de aplicativos que os usuários já têm instalados. Portanto, é uma boa ideia pensar em quais outros aplicativos o seu usuário ideal pode ter baixado. Um jeito criativo de atingir a audiência é segmentar o público que estiver usando um dispositivo novo.

Mas atenção, quando usar essa estratégia de segmentação, é recomendável deixar isso claro no texto, pois pode ajudar a aumentar o engajamento. Podendo parabenizar o usuário pela compra do telefone novo, por exemplo.

Se acaso, ainda não tiver muita experiência, é melhor escolher ‘Anúncio de instalação de aplicativo’, que pode ser fácil encontrar em vários sites. Nessa opção, precisa inserir um texto que detalhe os benefícios, feito todo o processo para a divulgação, é só aguardar a aprovação do anúncio pelo AdWords.

Direcionando instalações de aplicativo usando Anúncios do YouTube

Visto que, para direcionar o download do aplicativo usando anúncios de YouTube, também conhecidos como Anúncios TrueView. Por isso, caso não tenha experiência em anunciar no YouTube, talvez seja melhor escolher a opção da própria plataforma que facilita o método de segmentação, isso quer dizer que irá selecionar quais vídeos vão disparar o anúncio, desde que sejam qualificados para monetização.

Sem dúvidas, trabalhar com anúncios é um pouco complicado e o quanto antes começar a aprender a usar a ferramenta, melhor. Bem como, pode repetir a estratégia rapidamente e desenvolver uma campanha que entrega bons resultados.

O envolvimento do cliente

Por isso, a melhor característica de um aplicativo mobile é que ele permite que as empresas se envolvam com os clientes em tempo real, por localidade e com informações relevantes através dos sistemas de analytics.

Sem dúvidas, uma organizada estratégia do aplicativo e do conteúdo for feita da maneira correta, pode realmente transformar os clientes engajados em geradores de receita, aumentando o faturamento.

Por exemplo, alguns aplicativos de receitas culinárias oferecem mais de 1000 receitas, e muitas pessoas acabarão comprando os produtos de anunciantes que estão no aplicativo, para preparar as receitas.

Mesmo que, dar listas de compras, vídeos explicativos e cupons de desconto são algumas estratégias para incentivar os compradores, e podem causar um enorme impacto no engajamento do cliente. Portanto, os aplicativos também possuem recursos de compartilhamento social que permitem aos consumidores compartilhar receitas com amigos em redes sociais.

Atendimento ao cliente e suporte

Isto é, um aplicativo para smartphones e tablets tornam o processo mais simples e eficiente para que os clientes entrem em contato com sua empresa. Entretanto, oferecendo-lhes ferramentas para facilitar sua vida ao usar seus produtos ou serviços, especificações, tutoriais e manuais podem ser a excelente razão para desenvolver um aplicativo.

Por exemplo, marcas de carros, lançam aplicativos para iPhone e os smartphones Android para:

demonstrar os carros (produtos)
detalhar especificações (conteúdo)
tutoriais de direção (conteúdo)
manuais de uso (conteúdo)
serviços de manutenção (serviços)
tudo com videos, fotos e textos adequados ao público alvo (interatividades)

De fato, isso tornou a vida dos clientes muito mais fácil para conhecer e usar os carros e é valor agregado ao seu serviço existente. O mesmo pode fazer para que produto ou serviço.

Promoção

Entretanto, um dos meios mais simples e populares para fazer receita é dar desconto e oferecer cupons. Os smartphones oferecem o serviço de mensagens via push – push notifications – que é muito interessante para a economia de cupom.

Por tanto, é possível enviar mensagens informando os usuários do aplicativo quando um novo cupom está disponível. Inclusive programar mensagens para os finais de semana e feriados.

Outro exemplo, imagine você sendo o dono de uma loja de vestuário, dentro de um shopping ou não. Onde milhares de pessoas caminham próximas a loja. Os usuários do aplicativo poderiam ser notificados em seus smartphones sobre as ofertas, ou outras mensagens promocionais.

Assim, aumentaria a probabilidade de fazer os usuários visitarem a sua marca, fornecendo um motivo para ir até lá. As compras por impulso podem acontecer em função destas campanhas. É uma excelente maneira de alavancar seu negócio através de aplicativos para smartphones.

Concluindo, não deixe de medir os resultados das suas campanhas após defini-las. Isso permite ver a eficiência dos anúncios, o que por sua vez permite identificar os sucessos e se basear neles, fazendo ajustes inteligentes quando não obtiver os resultados desejados.

Quer saber mais sobre como essas profissões podem ajudar sua empresa? Continue nos acompanhando.
Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].