A princípio, nos últimos anos a tecnologia deu um salto importante, passando por transformação e desenvolvendo máquinas que o mundo não imaginaria que pudesse existir. A não ser nas telas de cinemas ou em animações infantis, prevendo que o futuro pode se tornar realidade nas próximas nos próximos.

 

Neste artigo, mostraremos as 25 principais tendências de tecnologia que podem moldar a década de 2020.

 

  1. Inteligência artificial (IA)

 

Atualmente, a capacidade cada vez maior das máquinas de aprender e agir de maneira inteligente transformará absolutamente o nosso mundo. Assim também, é a força motriz por trás de muitas das outras tendências desta lista.

 

  1. A Internet das Coisas (IoT)

 

Por sua vez, se refere ao número cada vez maior de dispositivos e objetos “inteligentes” que estão conectados à internet. Esses dispositivos estão constantemente reunindo e transmitindo dados, alimentando ainda mais o crescimento em Big Data e IA.

 

  1.   Wearables ou Vestíveis

 

Em outras palavras, começou com rastreadores de condicionamento físico agora explodiu em toda uma indústria de tecnologia vestível projetada para melhorar o desempenho humano e nos ajudar a viver vidas mais saudáveis, seguras e eficientes. No futuro, os humanos podem se fundir com a tecnologia para criar “humanos aumentados” ou “trans-humanos”.

 

  1. Big Data e análises aumentadas

 

Certamente, o Big Data se refere ao crescimento exponencial da quantidade de dados que estão sendo criados no mundo. Graças à análise aumentada (análise de dados altamente avançada, muitas vezes alimentada por técnicas de IA), agora podemos entender e trabalhar com fluxos de dados extremamente complexos e variados.

 

  1. Smart space e smart placesEspaços

 

Assim dizendo, inteligentes e lugares inteligentes. Intimamente ligada à IoT, essa tendência está vendo os espaços físicos – como casas, escritórios e até cidades inteiras – se tornarem cada vez mais conectados e inteligentes.

  1. Blockchains e livros-razão distribuídos

 

Antes de tudo, esse método super seguro de armazenamento, autenticação e proteção de dados pode revolucionar muitos aspectos dos negócios – principalmente quando se trata de facilitar transações confiáveis.

 

  1. Computação em nuvem e de ponta

 

Por sua vez, onde os dados são armazenados em outros computadores e acessados pela Internet – ajudou a abrir dados e análises para as massas. A computação de ponta – onde os dados são processados em dispositivos inteligentes (como telefones) – levará isso para o próximo nível.

 

  1. Realidades estendidas digitalmente

 

Acima de tudo, é uma realidade aumentada e realidade mista, essa tendência destaca o movimento em direção à criação de experiências digitais mais imersivas.

 

  1. Gêmeos digitais

 

É uma cópia digital de um objeto físico, produto, processo ou ecossistema real. Assim, essa tecnologia inovadora nos permite experimentar alterações e ajustes que seriam muito caros ou arriscados para experimentar no objeto físico real.

 

  1. Processamento de linguagem natural

 

Por sua vez, esta tecnologia permite que as máquinas entendam a linguagem humana, mudou drasticamente a forma como os humanos interagem com as máquinas.

 

  1. Interfaces de voz e chatbots

 

Por exemplo, a Alexa, Siri, chatbots, muitos de nós já estamos acostumados a nos comunicarmos com as máquinas simplesmente falando ou digitando nossa solicitação. No futuro, mais e mais empresas escolherão interagir com seus clientes por meio de interfaces de voz e chatbots.

 

  1. Visão computacional e reconhecimento facial

 

As máquinas podem falar, então por que não deveriam “ver” também? Essa tecnologia permite que as máquinas interpretem visualmente o mundo ao seu redor, sendo o reconhecimento facial um excelente exemplo. Embora sem dúvida veremos um maior controle regulatório sobre o uso de reconhecimento facial, esta tecnologia não vai a lugar nenhum.

 


  1. Robôs

 

Contudo, os robôs de hoje estão mais inteligentes do que nunca, aprendendo a responder ao seu ambiente e realizar tarefas sem intervenção humana. Em certas indústrias, o futuro do trabalho provavelmente envolverá humanos trabalhando perfeitamente com colegas robôs – daí o termo “cobot” ou “robô colaborativo”.

 

  1. Veículos autônomos

 

A década de 2020 será a década em que veículos autônomos de todos os tipos – carros, táxis, caminhões e até navios – se tornarão verdadeiramente autônomos e comercialmente viáveis.

 

  1. 5G. A quinta geração de tecnologia de rede celular nos dará uma rede sem fio mais rápida, inteligente e estável, gerando avanços em muitas outras tendências (por exemplo, dispositivos mais conectados e fluxos de dados mais ricos).

 

  1. Genômica e edição de genes

 

Os avanços em computação e análise proporcionaram saltos incríveis em nossa compreensão do genoma humano. Agora, estamos progredindo para alterar a estrutura genética dos organismos vivos. Por exemplo, “corrigindo” mutações de DNA que podem levar ao câncer).

 

  1. Co-criatividade da máquina e design ampliado

 

Definitivamente, a IA, são máquinas podem fazer muitas coisas – incluindo a criação de obras de arte e designs. BomComo resultado, podemos esperar que os processos criativos e de design mudem para uma maior colaboração com as máquinas.

 

  1. Plataformas digitais

 

Bem como, o Facebook, Uber e Airbnb são todos exemplos conhecidos de plataformas digitais. São redes que facilitam conexões e trocas entre as pessoas. Essa tendência está virando modelos de negócios estabelecidos de ponta-cabeça, levando muitas empresas tradicionais a fazer a transição ou incorporar um modelo baseado em plataforma.

 

  1. Drones e veículos aéreos não tripulado

 

Essas aeronaves, pilotadas remotamente ou de forma autônoma, mudaram a cara das operações militares. Por tanto, o impacto não para por aí – missões de busca e resgate, combate a incêndios, aplicação da lei e transporte serão transformados pela tecnologia de drones. Prepare-se para drones de passageiros (drones taxis) também!

 

  1. Cibersegurança e resiliência

 

Então, à medida que as empresas enfrentam novas ameaças sem precedentes, a capacidade de evitar e mitigar ameaças à segurança cibernética será crítica para o sucesso na próxima década.

 

  1. Computação quântica

 

Em outras palavras, o computadores são inimaginavelmente rápidos, capazes de resolver problemas aparentemente insolúveis – farão com que nossa tecnologia de ponta atual pareça algo saído da Idade da Pedra. Por enquanto, o trabalho em computação quântica está amplamente restrito a laboratórios, mas podemos ver o primeiro computador quântico disponível comercialmente nesta década.

 

  1. Automação de processos robóticos

 

Logo, tecnologia é usada para automatizar processos de negócios estruturados e repetitivos, liberando trabalhadores humanos para se concentrarem em trabalhos mais complexos e que agregam valor. Isso é parte de uma mudança mais ampla em direção à automação que afetará todos os setores.

  1. Personalização de massa e micro momentos

 

Dessa forma, a personalização em massa é, como você pode esperar, a capacidade de oferecer produtos ou serviços altamente personalizados em grande escala. Afinal, o termo “micro momentos” significa essencialmente responder às necessidades do cliente no momento certo. Assim, ambos são possíveis devido a tecnologias como IA, Big Data e análises.

 

  1. Impressão 3D e 4D e manufatura aditiva

 

Embora, isso possa parecer de baixa tecnologia em comparação com algumas das outras tendências, a impressão 3D e 4D terá aplicações muito amplas – e será particularmente transformadora quando combinada com tendências como personalização em massa.

 

  1. Nanotecnologia e ciência dos materiais

 

Por fim, a nossa capacidade cada vez maior de compreender materiais e controlar a matéria em uma escala minúscula está dando origem a novos materiais e produtos interessantes, como telas dobráveis.

 

Concluindo, se você estiver trabalhando com essas tendências, adoraríamos ver seu trabalho. Se estiver interessado, Nos acompanhe durante todo o ano para explorar ainda mais essas tendências e ver como elas estão sendo usadas por artistas no www.crosoften.com.

Saiba mais! Fale com um de nossos consultores!

Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].