Os benefícios que o Efeito de Rede proporcionam aos usuários

Rede de Efeitos

O Efeito de Rede ou Network effect, é uma tecnologia de automação que dá acesso à informação e conectividade. Que ocorre quando um produto ou serviço é beneficiado pelo aumento em sua quantidade de usuários, configurando um aumento em seu valor, o benefício é sentido tanto pelos novos usuários quanto pelos já existentes.

Imaginamos

No começo, existiam apenas duas linhas telefônicas. Significando que apenas dois proprietários poderiam se comunicar com facilidade e de modo que o serviço trazia pouca percepção de valor.

À medida que novas linhas foram criadas para indivíduos diferentes, a possibilidade de pessoas com as quais era possível se conectar aumentava. Assim foi até chegar aos dias atuais, em que todos estão conectados a uma ligação de distância.

Tipos de Efeito de Rede

O Efeito de Rede é responsável por um ciclo permitindo que as empresas se tornem cada vez mais fortes quando conseguem usufruir dele. Deste modo, ele constitui uma vantagem competitiva importante, capaz de proteger os retornos da companhia.

1 – O efeito de rede direto ou o efeito de rede do mesmo lado surge quando os usuários se beneficiam diretamente da adição de novos usuários. É diretamente proporcional aos usuários do produto original. 

2 – O efeito de rede indireto ou rede cross-side surge quando os usuários do produto original aumentam não por causa de qualquer ganho direto, mas devido ao efeito de algum produto complementar que desencadeia o uso de produtos adicionais.

3 – Um efeito de rede bilateral surge quando há um aumento de usuários de um produto complementar e os usuários desse benefício do produto. Por exemplo, o número de usuários na Internet aumenta devido ao aumento de usuários de smartphones. A relação dos dois produtos aumenta o número de usuários da internet.

Por que o efeito de rede é importante

Ter um produto que promove o efeito de rede na a criação de valor, não apenas para o usuário, mas para o mercado e também outros serviços. Conforme usuários ou serviços se acoplam à rede – rede de efeito empresarial – a plataforma entrega mais valor ou potencializa a entrega de valor desses parceiros para o mercado.

As vendas no mercado são significativamente afetadas pelo aumento do valor da rede devido à adição de novos usuários. Quando o valor do produto obtido é superior ao preço do produto, a base de consumidores deve aumentar. A maior base de consumidores ocorre quando as assinaturas atingem um determinado nível de massa crítica. Novos assinantes são atraídos pelo produto por causa do valor extra que estão obtendo.

As empresas podem atrair novos usuários para sua rede de várias maneiras, como isenção de taxas, taxas de desconto e avaliações gratuitas

Ao passo que, os efeitos de rede que existem na Internet geralmente beneficiam uma variedade de aplicativos e sites de aluguel de serviços. À medida que mais profissionais listam seus serviços online, mais clientes adquirem o produto. 

Entretanto, as empresas como Uber evoluiu e cresceram com o apoio de participantes que se inscreveram e expandindo seu alcance em cidades e estados. À medida que mais motoristas passaram a fazer parte a marca passou a ter valor de mercado.

No varejo o Efeito de Rede é um ambiente de ótimos negócios.

Com efeito, nova onda no varejo é o market place, um ambiente virtual oferecido pelos grandes varejistas para que terceiros coloquem produtos à venda. Esses terceiros são conhecidos como “sellers” e se aproveitam da maior visibilidade e confiança oferecidas pela marca de grandes redes.

Por exemplo, as chances dele vender o seu produto em um site como o do Submarino ou do Ponto Frio são muito maiores do que em um site próprio e desconhecido. Os varejistas, por outro lado, ganham em rentabilidade, já que recebem uma porcentagem do valor do produto vendido sem precisar investir em estoques.

No entanto,  é o fenômeno do mundo digital, quanto mais membros – sellers e clientes – fazem parte de uma rede, maior a chance de ela crescer e ficar ainda mais forte em uma velocidade exponencial.

 

Outras Postagens