Quanto tempo leva para desenvolver um app? Afinal, essa é uma dúvida comum por parte de quem tem interesse em desenvolver ou tirar um projeto do papel e transformá-lo em app.

Para começar, entenda que cada projeto de aplicativo é único, então, jamais é estipule os mesmos prazos para todos os projetos.

Agora, alguns aplicativos demandam tempo para o planejamento, portanto, existem outros fatores que levam um tempo de programação.

Como por exemplo, a realização de testes, o design e assim por diante.

Outro ponto importante é a divisão das etapas ao desenvolver um aplicativo.

Conheça as etapas envolvidas na criação de um app e tire a sua ideia do papel.

Agora, prever quanto tempo leva para desenvolver uma app é impossível.

Além de entender de programação, um bom desenvolvedor de aplicativos realiza pesquisas de mercado. Logo em seguida, ele lapida as boas ideias e cria o design do seu projeto de maneira eficiente.

Com certeza, o desenvolvedor sempre pensa no usuário e nas suas necessidades em primeiro lugar. Logo, não há dúvidas de que existem muitas etapas entre o pontapé inicial e o lançamento do app.

Agora, se você pensa em transformar as suas ideias em um projeto viável, neste artigo explicaremos como os seus planos são estruturados.

Pra que você não deixe nenhum detalhe passar e o seu aplicativo se torne um sucesso.

Tenha uma boa ideia para desenvolver um app?

Todos os dias, milhares de novos aplicativos chegam ao Apple Store ou ao Google Play, que são as principais plataformas online para download de aplicativos.

Em vários segmentos é possível encontrar inúmeras opções de jogos, apps voltados para a produtividade, as novas redes sociais e até mesmo os editores de fotografia e vídeo.

Mas em meio a tantas opções, como se destacar no mercado e quanto tempo leva para desenvolver uma app?

O primeiro passo para criar um aplicativo é ir além de ter uma boa ideia.

É necessário que você entenda qual é o segmento no qual pretende atuar e, na sequência, explore quem são os seus concorrentes.

Por isso, fazer uma pesquisa de mercado é fundamental antes de qualquer decisão prática sobre o projeto.

Então, conheça os apps que desempenham papéis semelhantes ao do seu projeto e entenda quais são os seus pontos fracos e fortes.

Outra questão imprescindível é conhecer o seu público-alvo e os seus hábitos de consumo.

1. O planejamento do seu app

Uma das etapas importantes para criar um app, é o planejamento. Portanto, é por meio dele que são definidos os principais conceitos e as estratégias para o desenvolvimento.

Continuando, é nessa etapa que são avaliados os itens como: os recursos financeiros do projeto, o tipo de aplicativo, o perfil do público-alvo e etc.

Agora, o prazo de execução da etapa varia de acordo com o tipo de planejamento desenvolvido. E também o tempo que o desenvolvedor disponibiliza para o projeto.

Mas, geralmente, o tempo que leva para desenvolver um app, é entre 60 à 90 dias.

O Benchmarking e estudo de persona para desenvolver um app

Daqui, nasce um brainstorming! Use as descobertas e as informações a seu favor e perceba em que pontos você expande as suas ideias.

Assim, é possível minimizar alguns erros e trazer maior qualidade ao projeto.

Dentro da etapa de planejamento, o criador do app estuda o benchmarking, analisando como está o mercado de apps. Quais são os detalhes do segmento escolhido, as técnicas de sucesso já utilizadas e como destacar o app.

Portanto, o desenvolvedor fará a primeira análise sobre a sua persona, compreendendo mais sobre os futuros usuários. Quais são as suas preferências e as prioridades na hora de instalar um aplicativo.

Logo depois, trace as percepções sobre qual a relação que ele pode (ou não) desempenhar com seu app.

Portanto, esse processo leva em torno de 20 a 30 dias para finalizar.

O Wireframe e a identidade visual ao desenvolver um app

Outro ponto importante durante o período de planejamento é a identidade visual do seu app. Continuando, defina os itens como o logotipo, as cores utilizadas, a linguagem, etc.

A partir daí, é possível criar os primeiros wireframes, com as principais funcionalidades e os fluxos de navegação do aplicativo.

Essa tarefa é executada em um período de 10 à 30 dias.

quanto-tempo-demora-para-criar-um-app

2. Quanto tempo leva para desenvolver a interface de um app?

Com todos os detalhes do planejamento finalizados, é hora de desenvolvedor de TI criar a parte lógica do app.

Portanto, essa é a fase que impacta em quanto tempo demora para o aplicativo ficar pronto.

A criação do sistema do app

Aqui, o desenvolvedor Back-End ou Full Stack trabalha com uma ou mais linguagens para fazer um app nativo, híbrido ou web.

O prazo para desenvolver o aplicativo depende da aplicação móvel, que em média gasta de 30 à 90 dias para a sua finalização.

A criação da interface do app

Neste ponto, o desenvolvedor Front-End ou Full Stack desenvolve toda a interface visual do seu aplicativo.

Além dos elementos de design, também é importante contar com os conceitos de UX e a arquitetura de informação.

O prazo é de 30 à 60 dias.

Os testes de validação no tempo de desenvolver um app?

É na etapa de desenvolvimento que realiza a validação do funcionamento e a usabilidade do aplicativo. A partir dos testes, que mapeiam as falhas, os bugs e os fluxos de navegação para o usuário.

Além, é claro, da validação de elementos de execução e a segurança do sistema. A publicação do aplicativo nas apps stores é rápida, ao contrário do tempo de desenvolvimento do app.

O prazo para essa etapa dura entre 60 a 90 dias.

3. A publicação e otimização do app

ASO é a sigla para App Store Optimization ou técnicas de otimização de busca nas lojas de aplicativos.

Elas que irão garantir destaque e que os downloads do seu app aumentem. Fazendo com que ele apareça para os usuários como resultado mais relevante quando eles fazem uma pesquisa nas lojas Play Store e App Store.

Para quem já é familiarizado com marketing digital, ASO pode ser comparado com o SEO, otimização para os motores de buscas.

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e ele te oferece um catálogo de possíveis respostas?

Isso é SEO, lógica também aplicada ao ASO. Assim, seus futuros usuários irão te achar quando você souber colocar seu app como a resposta ideal para a busca, aumentando seus downloads.

Afinal, quanto tempo leva para o prazo final ao desenvolver um app?

Portanto, após o conhecimento de todas as etapas, é importante que o processo de desenvolvimento de um aplicativo seja contínuo.

Nesse caso, considere que a fase inicial da construção do app, com as etapas acima leva mais ou menos tempo. Portanto, o processo varia de acordo com as necessidades de cada aplicativo.

Afinal, quanto tempo leva para desenvolver um app de sucesso?

Agora que você já sabe quanto tempo demora para desenvolver um aplicativo. E que cada etapa é trabalhada para construir um app de qualidade.

A Crosoften é referência global em desenvolvimento de aplicativos. Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades no mercado mobile.