Qual a Importância do Banco de Dados para a sua Empresa

Para ter um banco de dados, é preciso que você entenda qual a importância dele para a sua empresa.

Para ter um banco de dados, é preciso que você entenda qual a importância dele para a sua empresa.

Portanto, se você quer um banco de dados para a sua empresa e não sabe como começar. Então, fique com a gente para saber quais são as necessidades e, assim, encontrar o sistema de gestão ideal para o seu negócio.

Quer aprender mais sobre o banco de dados e a importância para a sua empresa?

O que é o banco de dados para a sua empresa?

A importância do banco de dados para a sua empresa, é que ele organiza e armazena as informações sobre um domínio específico. De forma mais simples, é o agrupamento de dados que tratam do mesmo assunto e que precisam de segurança. 

É comum que as empresas tenham informações necessárias de organização e logo depois, disponibiliza para a equipe e a gerência.

Por isso, é necessário ter um sistema de gerenciamento de banco de dados, SGBD, para que a empresa consiga monitorar as informações.

Hoje, existem diversos tipos de SGBDs e cada um é adequado de acordo com as necessidades do cliente. Os mais comuns são: o Oracle, o DB2, o MySQL, o SQL Server, o PostgreSQL e outros.

Se a sua empresa tem um site em alguma outra plataforma, portanto, o banco de dados mantém o bom funcionamento e a praticidade no dia a dia do negócio.

Qual é a importância de um banco de dados para a sua empresa?

Por acaso você se pergunta, o porquê a sua empresa precisa de um banco de dados, a resposta é simples: o sistema permite o armazenamento das informações contidas no seu site ou sistema interno.

Portanto, com um banco de dados, todas as atividades são feitas com mais eficiência. Assim, o usuário encontra todas as informações necessárias durante a busca.

O investimento em um banco de dados, traz benefícios para a empresa. Isto é, impacta não só na produtividade da equipe, mas também no alinhamento entre os times e nos resultados alcançados.

A importância do banco de dados para a melhora do relacionamento e produtividade na sua empresa

Um banco de dados eficiente, o colaborador se comunica e mantém as metas e os objetivos através da gestão do software. 

Assim, os setores executam as tarefas para que a empresa alcance os objetivos. Portanto, ele alinha as expectativas do time, a produtividade e evita os conflitos.

A importância  do banco de dados na redução dos riscos de operação

Com a transparência das informações, os riscos de operação dentro da empresa diminuem. Isso acontece porque todas as equipes estão alinhadas com as necessidades e as demandas do negócio.

Assim, os setores do local acertam nas tarefas e que permite aos outros times melhorar a performance diariamente.

O Aumento da segurança

Além disso, o banco de dados aumenta a segurança. Porque, com o sistema de gestão de informações, o acesso é restrito e apenas as pessoas específicas visualizam os documentos.

A importância  do banco de dados na melhora na tomada de decisão

A empresa com um bom banco de dados, também tem a tranquilidade e a transparência necessárias para a tomada de decisões de forma eficiente.

Entretanto, muitas empresas ainda decidem questões importantes através de achismos.

A importância dos principais tipos de banco de dados?

Continuando, existem outras opções de bancos de dados disponíveis no mercado. Mas, antes de conhecer cada uma delas, é necessário que você entenda a diferença entre os bancos de dados relacionais e os não relacionais.

Os bancos de dados relacionais:

São utilizados para os dados tabulares, isto é, possuem a sua inserção simples e permite, também, a recuperação de forma prática no dia a dia.

Este sistema usa a linguagem no formato em SQL, o Structured Query Language. Eles são ideais para os CRMs, os ERPs ou até mesmo para o gerenciamento financeiro das empresas.

Já os bancos de dados não relacionais

Os bancos de dados não relacionais, atendem às demandas que os bancos relacionais não suprem. Um exemplo, são os dados mistos, onde se misturam as tabelas, as imagens e os mapas, que não são tabulados em colunas e linhas de tabela.

As suas soluções usam o armazenamento na nuvem. Neste caso, a linguagem utiliza os formatos de NoSQL e do Not Only SQL. 

Por fim, se você pensa em programar um blog em WordPress ou construir um site para a sua empresa, conheça os principais tipos de banco de dados.

O Oracle

O Oracle Database é o sistema de gestão de banco de dados utilizado no mundo. Este software trabalha com a linguagem SQL, que garante ao usuário segurança e diversos recursos.

Uma das vantagens desse modelo é a facilidade da instalação nas plataformas, que é compatível com o BIM AIX, o IBM VMS, o Windows, o Linux, o Unix e a HP/UX.

Outra vantagem do Oracle é a sua documentação. Ela é extremamente detalhada e, por isso, os desenvolvedores têm recursos disponíveis na plataforma.

Além disso, o Oracle garante a qualidade do trabalho e a tranquilidade dos usuários. Que é a melhor alternativa para as grandes empresas ou negócios que possuem requisitos complexos.

O SQL Server

O SQL Server, criado pela Microsoft, é conhecido pelo o mercado. A linguagem que a ferramenta usa é o T-SQL, que oferece os recursos avançados. Ele facilita a atualização dos dados e o armazenamento das informações de forma segura e confiável.

O SQL Server atua com sistemas integrados de criptografia, ele permite que somente as pessoas responsáveis façam as alterações. O que garante ainda mais segurança e tranquilidade para os empresários.

O MySQL

O MySQL é um banco de dados relacional que pertence à Oracle. Uma das características desse modelo é o fato de se tratar de um Open Source. O sistema utiliza a linguagem SQL e funciona com as licenças de software comercial e livre.

O MySQL se destaca pelo o seu fácil uso e uma estrutura de segurança e confiabilidade. Ele permite que as empresas e os aplicativos baseados na internet utilizem os seus recursos. Dentre os principais usuários estão o Google, o Facebook, o Youtube, o Twitter e a NASA.

Uma outra vantagem do sistema é a fácil integração com o PHP dos pacotes de hospedagem que são oferecidos.

O PostgreSQL

O PostgreSQL é um gerenciador de banco de dados relacional Open Source. O Skype, a Apple e o Metrô de São Paulo usam este sistema.

Ele é considerado uma das alternativas avançadas do mercado, onde os usuários acessam a integridade transacional. Por outro lado, o sistema exige uma solução em hardware potente para não prejudicar o desenvolvimento.

O PostgreSQL suporta um grande fluxo de dados, que garante a segurança e a estabilidade. Além do desempenho por um valor acessível.

O NoSQL

O NoSQL é um sistema de banco de dados não relacional, conforme explicado anteriormente. Hoje, as pessoas produzem conteúdos, exigem a gestão de dados em diferentes formatos.

Com o uso de bancos de dados NoSQL, permite a escalabilidade e a economia no dia a dia, pois, ao contrário de alguns, não exige um hardware potente. 

Ele também possui uma manutenção simples e prática, que permite reduzir a equipe e os gastos revisados. Assim, ele se torna uma alternativa interessante para as grandes empresas.

O MongoDB

O MongoDB é um dos maiores destaques do mercado. As diversas empresas utilizam esse banco de dados com o auxílio do Open Source. O seu sistema gira no Windows, no Linux e no OSX, com linguagem de programação C++.

O seu uso é orientado para documentos em JSON, que cria a tabelas e as colunas. A performance do sistema é excelente, devido à sua linguagem de programação, com o melhor desempenho e tranquilidade no dia a dia.

O MongoDB garante eficiência. Por isso, foi pensado em Big Data que suporta o seu escalonamento tanto vertical, quanto horizontal. Além disso, usa réplica de sets, que lida com um grande volume de informações.

O Redis

O Redis se tornou um banco de dados popular no mercado e também funciona como Open Source. Através desse sistema, as informações são armazenadas no formato de chave-valor.

É uma alternativa que se destaca pela velocidade, a funcionalidade e na facilidade de uso. As aplicações online e móveis usam este sistema, como tecnologia de anúncios e jogos, por exemplo.

Se tudo isso parecer muito complexo, não se preocupe. Existem empresas que auxiliam os clientes na escolha do banco de dados, uma delas é a Stage, um serviço da Rock Content.

Como criar banco de dados?

Para criar um sistema de banco de dados, é preciso que a empresa desenvolva um projeto com todas as informações e avalie a utilização das técnicas do sistema.

Além disso, também é fundamental considerar um sistema que seja possível realizar as manutenções com tranquilidade, sempre que necessário.

Em suma, um projeto para o sistema de banco de dados é dividido em duas fases:

  • na criação da modelagem conceitual;
  • no desenvolvimento do projeto lógico.

No caso é necessário seguir uma técnica chamada de Engenharia Reversa.

Como fazer a gestão do banco de dados?

Para fazer uma gestão de banco de dados eficiente, em primeiro lugar, é necessário a avaliação da infraestrutura do sistema que é utilizado. Logo depois,verificar se a empresa tem todas as suas necessidades solucionadas com a estrutura do sistema atual.

Feito isso, é hora de pensar na metodologia de organização. Portanto, crie uma que se adeque às demandas e consiga organizar as informações de acordo com as preferências da sua empresa.

É hora de pensar no acesso aos dados:

Um banco de dados é preciso que seja fácil, simples e prático. Para que a rotina da empresa e o dia a dia dos funcionários sejam mais eficiente.

É interessante manter o backup automático e, em alguns casos, permitir que o próximo sistema faça um cruzamento inteligente de dados, assim, identificar as métricas e os possíveis problemas com facilidade.

Por último, é fundamental que você monitore o seu sistema de gestão de dados, para identificar tudo o que está acontecendo.

O banco de dados é peça fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Desde a gestão de informações internas, até a gestão de conteúdos do site e blog do negócio.

Quer saber mais a respeito? 

Entre em contato com a Crosoften e fique por dentro da transformação digital.

Outras Postagens