Mesmo com inúmeras turbulências que todos nós passamos diariamente, ir à uma terapia ainda não é visto com bons olhos pela maioria das pessoas. Onde aquelas que realmente precisam ir à uma sessão de terapia, não conseguem por causa dos julgamentos que várias pessoas fazem quando alguém diz que precisa ir ao psicólogo ou um psiquiatra. A tecnologia vem mudando esse cenário, mostrando diversas opções que estão a favor do Setembro Amarelo.
Assim, essas pessoas que precisam de ajuda acabam se afastando dos consultórios psicológicos, pelo pré-conceito sobre a profissão de psicanálise. Onde o paciente reprime os sentimentos, as dores, a ansiedade e dificultando o tratamento.
Porém, a tecnologia surge para facilitar a vida, conectando as pessoas que precisam de ajuda à profissionais qualificados para superar traumas psicológicos.
Antes de mais nada, este é o mês do Setembro Amarelo. São 30 dias de campanha para a conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. Durante as semana são realizadas diversas ações, com intuito de promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda.
Aumento na taxa de pessoas com depressão
Neste ano especificamente, por conta da pandemia o número de brasileiros com depressão e ansiedade aumentou consideravelmente. A mais recente pesquisa do Ministério da Saúde revela que 32,6% dos entrevistados se sentiram para baixo ou deprimidos de março para cá.
Bem como o estudo do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aponta que o número de brasileiros com depressão praticamente duplicou com o isolamento social.
De acordo com o psiquiatra Luan Diego Marques: “Já era uma tendência desde 2019 o brasileiro ter quadros de alterações de humor e ansiedade. O isolamento, as mudanças abruptas e a quarentena só impulsionaram um maior desgaste e uma eliminação dos recursos de saúde mental, que é a liberdade, o lazer e a interação social.”
Além disso, ele atribui a crise econômica: “A vulnerabilidade financeira prejudica o quadro emocional e essa também é uma das possibilidades da piora do nível de ansiedade aqui no Brasil. ”
Do mesmo modo, os psiquiatras afirmam que o quadro dos seus pacientes tem aumentado consideravelmente.
Porém, a depressão pode ser evitada e é disso que queremos falar. O principal nessas horas é ter uma rede de apoio dentro da sua casa ou com seus amigos, pessoas que conseguem desabafar e ter um confidente, têm menor risco de ter depressão.
Atendimento Online
Desde 2012 o Conselho Federal de Psicologia permite que as terapias sejam feitas virtualmente. Em novembro de 2018, foi publicado uma nova resolução, que tem a possibilidade de oferecer serviços de psicologia por meio de tecnologias da informação e comunicação.
Os consultórios têm a possibilidade de atender por vídeo chamada no WhatsApp, sites que faz atendimento por vídeo e todas as maravilhas que a tecnologia pode nos oferecer. Porém, quando encontrar esses profissionais na internet, nós indicamos que procure se o psicólogo está inscrito no Cadastro Nacional de Psicólogos, do CFP.
Aplicativos que podem ajudar
Cada vez mais surgem aplicativos que tem o intuito de ajudar as pessoas nas atividades do dia-a-dia.
Querida Ansiedade
Foi desenvolvido para Android/iOS, para aqueles que sofrem para controlar a ansiedade. O app ajuda a entender o que está sentindo ao ver vídeos, textos e ainda disponibiliza pequenas dicas.
Cíngulo
Desenvolvido em Android/iOS, ele ajuda no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional. Além disso, ele é como autoavaliação, diário emocional e técnicas para lidar com pequenas crises.
Gratidão
Foi desenvolvido em Android/iOS, mostra para os usuários coisas boas que estão acontecendo e que não percebemos. Ele tem uma interface simples, você escreve todos os dias do porquê ser grato.
Headspace
Disponível em Android/iOS, o aplicativo de meditação pode ser uma boa opção para diminuir o estresse. Ele disponibiliza uma série de exercícios de respiração e meditações guiadas.
Calm
Da mesma forma, é um aplicativo gratuito para relaxamento e meditação, disponível para Android/iOS. Nele você escolhe programas de meditação guiada, que varia entre 3 à 25 minutos. Possui também uma trilha sonora calmante para te ajudar a dormir e uma biblioteca de “histórias de sono”.
Happify
É um jogo que propõe atividades que ajudam a relaxar e aliviar o estresse, disponível em Android/iOS. Ele teve base em evidências científicas, podendo monitorar seu humor antes e depois do jogo.
Daylio
Ele é perfeito para você monitorar seus sentimentos. O app funciona como diário, registrando todo dia seu estado emocional. O Daylio permite editar os humores, atividades e fornece relatório mensal sobre suas emoções. Assim consegue perceber seu nível de humor de uma forma mais clara. Tem disponível em Android/iOS.
E-Moods
Foi desenvolvido para quem tem depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Todos os dias, você responde quantas horas dormiu a noite e como seu humor está.
Além disso, consegue inserir informações sobre peso, remédios, terapias e anotações. Ele mostra seus dados em forma gráfica, assim consegue avaliar melhor seu comportamento. O aplicativo está disponível em Android/iOS.
MoodTools
Assim também o MoodTools foi desenvolvido para pacientes com depressão, disponível em Android/iOS. Ele ajuda a entender sobre a doença, tem um diário de ideias que ajuda a controlar seu humor, teste de depressão, vídeos com informações sobre a doença e plano de segurança, caso o paciente queira se suicidar.
Rootd
Disponível em Android/iOS, é para pacientes com ansiedade e síndrome de pânico. Ele possui um botão no qual você aperta toda vez que estiver precisando de um alívio dos sintomas. Ele ensina exercícios de respiração guiada, meditação e possui sons reconfortantes da natureza.
Além disso, ele disponibiliza lições sobre ansiedade, motivos pelos quais pode ter e como controlar.
Os aplicativos acima não substituem tratamento com um profissional da área. Porém, podem ajudar nas crises do cotidiano.
Portanto, a tecnologia têm nos ajudando em diversos setores, principalmente no da saúde neste período de isolamento. A depressão é uma doença que tem atingido grande parte da população, mas já foram desenvolvidos diversos apps que podem ajudar.
Que tal baixar algum aplicativo para passar por esse período difícil?
E para você que é médico, psicólogo ou psiquiatra, é uma ótima maneira de ajudar seus pacientes de longe.