Os chatbots estão amenizando os efeitos da crise, é uma tecnologia que está presente a algum tempo no mundo corporativo. São softwares que simulam a fala humana, podendo ter desde aplicações simples até mais complexas dependendo do nível de atendimento que a empresa necessita.
Com a crise, o uso de chatbots vêm aumentado cada vez mais por ser prático e rápido. Fornecendo informações básicas e se comunicando com clientes. Assim, com a utilização desta ferramenta vêm se tornando o braço direito das empresas.
Chatbots na transformação digital
A maior parte das empresas já estavam em processo de transformação digital, com o surgimento do novo covid19, este processo apenas acelerou o avanço digital por aplicativos e APIs integrados aos chatbots. Mostrando que a tecnologia pode facilitar a comunicação com seus clientes em tempo real. Provando que a transformação digital veio para auxiliar as empresas e pessoas que não eram adeptas ao mundo tecnológico.
Naturalmente as pessoas estão deixando de estar em lugares físicos, com isso houve uma disseminação no uso dos chatbots, podendo ser tanto para o uso externo e quanto para o uso interno das empresas. Ele pode evoluir com o tempo na empresa, aprofundando diálogos e obtendo mais funções. Está sendo muito utilizado para informações básicas, assim não é necessário o contato físico tanto para consumidores, quanto para trabalhadores.
As empresas em que os processos de transformação digital já estavam previstos para 3 anos estão em aceleração para apenas alguns meses. Agora eles estão se aprimorando cada vez mais, tornando quase imperceptível se é uma máquina ou uma pessoa que está falando.
Segundo um estudo produzido pela iCustomer, empresa especializada no atendimento digital, cresceu 55% a procura de produtos por mensagem em tempos de pandemia. Os consumidores ao procurar o atendimento sabem exatamente o que desejam com a empresa, facilitando o papel dos bots.
Portanto, não será uma ferramenta passageira, a partir do momento que você treina seu consumidor a experimentar o meio digital ele não esquece. Ele pode até ir à loja física, porém pesquisará anteriormente nas redes o produto que ele deseja, maximizando seu tempo e do próprio vendedor. Além disso, o cliente tem a liberdade de conversar com a empresa no seu tempo e não ficar esperando para resolver seu problema em horário comercial.