A Automação de processo robótico (RPA) é um sistema que permite que as empresas automatizem atividades repetitivas que normalmente são executadas por funcionários, fornecendo oportunidade dos mesmos a aprender novas funções e aumentar seu leque de conhecimento. Esse sistema pode funcionar em diferentes plataformas de acordo com o perfil da empresa.

Existe várias maneiras de usar o RPA com mais eficiência, veja exemplos de como aplicar essas funções na sua empresa:

 

Atendimento ao cliente

Os clientes buscam cada vez mais praticidade na hora de resolver um problema. A automação pode auxiliá-los de maneira rápida e prática, fazendo por exemplo a triagem de qual setor deve ser transferido para resolver seu problema. O atendimento ao cliente possui muitos processos baseados em regras, podendo ser simplificado e automatizado. Podemos automatizar mais de 70% dos processos baseados em regras, uma boa ideia de iniciar um atendimento.

 

Processamento de fatura

Por conta do grande volume de faturas de uma empresa, pode ocorrer atrasos e pagamentos incorretos. O RPA pode auxiliar as empresas nesses processos, automatizando a entrada de dados, evitando desafios gerados por erros manuais. 

 

Processando informações de RH

Organizar e classificar os processos de informações de RH e fazer a armazenagem pode ser uma tarefa desafiadora para equipe. O RPA pode auxiliar na coleta e organização dessas informações, como histórico do funcionário, folha de pagamento, reembolso e nível de treinamento podem ser classificadas e armazenadas. 

O sistema lida com tarefas diárias para que o funcionário de RH se concentre melhor em aspectos humano, trabalhando para auxiliar o funcionário a ter uma melhor produtividade.

 

Recrutamento

Com o RPA as empresas podem simplificar o processo de recrutamento. Ele obtém currículos em diversas plataformas, classificando as qualificações do candidato, agilizando esse processo. Esse processo faz com que o recrutador reduza o estresse e permite ter um funcionário mais completo. 

Reduzindo cerca de 90% dos processos do recrutador, como triagem, avaliação, medição, bordo e administração.

 

Folha de pagamento

A folha de pagamento é uma atividade repetitiva, comandada geralmente pelo RH da empresa. Ela exige grande esforço devido o volume de entrada de dados, podendo ocorrer erros de valor, pagamentos em atraso e pagamento duplicado. Podendo causar insatisfação dos funcionários ou fraude na folha de pagamento.

O RPA pode verificar a consistência de dados dos funcionários, validar quadros de horários, ganhar ganhos e deduções. Ele pode automatizar transações de folha de pagamento para evitar atrasos, criações de salário, administrar benefícios e reembolsos.

 

Pedidos de vendas

A inserção de dados no sistema é uma atividade muito desgastante e muitas vezes repetitivas, podendo ocorrer erros ao passar por outro sistema. 

O RPA pode executar atividades de vendas automatizando todas as tarefas de entrada do pedida à faturamento. Mantendo somente um banco de dados na empresa, melhorando a experiência do cliente e aumentando a satisfação dos seus funcionários. Com isso a empresa consegue remover tarefas demoradas e pode ter um foco maior em suas principais tarefas.

 

Comparação de preços

As empresas, muitas vezes, têm a necessidade de fazer pesquisas de preços da matéria prima com o objetivo de ter os menores custos na produção. É um processo demorado de pesquisa, gastando um tempo essencial no trabalho do funcionário.

Em busca de maximizar o tempo de produção do funcionário a empresa pode utilizar o RPA. O sistema pode fazer essa comparação de preços de diferentes fornecedores, comparar atributos e qualidade do produto. Fazendo assim a escolha pelo melhor preço possível.

 

Armazenamento de informações do cliente

O RPA pode ajudar a empresa na armazenagem, classificação e organização dos tipos de informações dos clientes, tornando tudo mais acessível. O sistema categoriza informações de contato, histórico de compras, preferências, informações pessoais.

O sistema exibe as informações para os vendedores, não sendo necessário inserir essas informações manualmente. A margem de erro do RPA é menor que a de um funcionário, pois a armazenagem de informações pode causar estresse, aumentando a possibilidade de erro humano. O RPA reduz tarefas repetitivas em quase 80%.

 

Extrair dados de diferentes formatos

A tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres pode ler informações de diferentes formatos, desde texto editável até anotações manuscritas. Os funcionários gastam cerca de 10% a 20% de suas horas de trabalho em tarefas como esta.

Com o RPA a empresa pode ter uma otimização de custos e tempo, redução de riscos e uma maior flexibilidade. Ele permite que as empresas automatizem funções que são realizadas por humanos, porém são robóticas, gerando oportunidade para os funcionários trabalharem em áreas que possam realmente aprender algo. Falando em trabalho humano, pode ocorrer muitos erros devido a robotização de movimentos, com o RPA a margem de erro nas informações diminui drasticamente. Esse tipo de ferramenta pode ser integrado com outros softwares de gestão, assim, as informações tem uma maior duração.

Além disso, os robôs conseguem trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana, acelerando alguns processos internos da empresa. 

 

Quer maximizar seu tempo e reduzir custos? Fale com um de nossos consultores. 

  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210

Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].