Se você tem uma empresa ou startup, provavelmente a ideia de desenvolver um app passou pela a sua cabeça. Então, leia este artigo com as 10 dicas para desenvolver o seu aplicativo.

Afinal, nos dias de hoje, o smartphone é um item indispensável. Mas de acordo com o relatório publicado pela a empresa AppAnnie em 2021, os brasileiros são os usuários que ficam mais tempo no celular.

Com um aplicativo, o serviço se torna muito mais prático, porque é possível acessar de qualquer lugar. Com isso em mente, a criação de aplicativos móveis, é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar os clientes.

Embora a ideia de desenvolver um aplicativo pareça simples, está longe de ser fácil. Pois o planejamento adequado, é um dos pontos mais importantes para iniciar esse processo.

Aqui na Crosoften, sabemos que a criação de um app é tarefa séria. Portanto, esse é o assunto de hoje aqui no blog.

Dessa forma, é importante frisar que um aplicativo bem feito, é aquele que o usuário usa de forma rotineira. Por conta disso, antes de decidir criar um app, se questione e, de preferência, faça uma pesquisa de opinião para responder à pergunta abaixo:

“O usuário do seu aplicativo vai usar, pelo menos, 1 ou 2 vezes na semana?”

Se a resposta for ‘sim,’ você considere a ideia de desenvolver um aplicativo. Porém, se a resposta for ‘não’, provavelmente, você e sua marca precisam de um site..

Com isso em mente, destacamos alguns pontos cruciais para considerar na hora de desenvolver um aplicativo.

 

Na criação de aplicativos: o que considerar

Tudo nessa vida só funciona se tiver um bom planejamento. Isto é, criar um aplicativo leva tempo. Além disso, é preciso de estratégia, para que todo o desenvolvimento caminhe na direção certa.

Afinal, as expectativas do seu cliente precisam ser atendidas. Portanto, criar um aplicativo com o intuito de impressionar o usuário.

Nesse sentido, as exigências do consumidor acompanham as inovações tecnológicas. Resumindo, é preciso oferecer uma experiência que o usuário realmente ama e se torne fiel ao app.

 

• O público alvo do aplicativo

Entender o seu público alvo é a etapa mais importante de qualquer projeto que você pretende desenvolver, seja de um site ou de um aplicativo. Afinal, o que adianta criar um app se você não sabe quem irá usar?

Portanto, conhecer o público que irá usar o app, é um indicativo para direcionar o conteúdo de forma estratégica. Nesse sentido, vale destacar que a funcionalidade de alguns recursos do sistema, dependem exclusivamente de quem irá usar.

Ou seja, é importante pensar em como o público irá acessar o seu aplicativo.

•  A pesquisa de segmento para o aplicativo

É importante pesquisar e explorar bem o mercado dos aplicativos, já que a criação deles vem se tornando popular a cada ano que passa. Ou seja, é essencial entender o mercado, as tendências, a popularidade e as estratégias dos concorrentes.

Também é preciso se perguntar se o aplicativo que você quer criar resolve, de fato, algum problema. Ou então, se ele é capaz de se destacar entre os milhares de outros aplicativos que já existem.

• A segurança do app

Na Crosoften, a segurança dos usuários de um site ou do aplicativo é importante.

Não tem como desenvolver um aplicativo sem considerar a proteção de dados. Você estaria colocando as informações dos seus clientes vulneráveis a roubo. Portanto, fortalecer a segurança do seu aplicativo é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento.

 • O sistema operacional do app

Escolher a plataforma é uma etapa importante para o processo de desenvolvimento. As plataformas mais populares são os Android e iOS.

O ideal é que seu aplicativo esteja disponível em todas as plataformas, mas, se quiser optar por começar com apenas uma. É fundamental conhecer o seu público alvo, para decidir qual o sistema operacional de smartphone usar primeiro.

• O orçamento para o desenvolvimento do aplicativo

Desenvolver um aplicativo exige, além do planejamento, do dinheiro investido. Ou seja, é fundamental ter um orçamento coerente, para destinar às etapas do processo, como: a manutenção, a atualização, a campanha de marketing etc.

O orçamento para a criação do aplicativo, dependerá do segmento a qual ele irá atender. Como por exemplo, os problemas que o aplicativo irá resolver e qual conteúdo será adicionado.

• O design UX & UI do app

O design é uma parte importante do desenvolvimento de um aplicativo. Pois inclui a aparência da interface e como os usuários interagem com o app na prática.

Com isso em mente, o design UX & UI é etapa fundamental do desenvolvimento do aplicativo. Pois pensa nas formas de oferecer aos usuários, uma usabilidade agradável, que fidelize quem está acessando.

Tenha sempre em mente que as pessoas preferem usar um aplicativo fácil e prático. Ao invés de algo cheio de efeitos, mas que não entrega nada.

• Os objetivos da criação do aplicativo

A criação do aplicativo precisa de um objetivo claro. Ou seja, é importante garantir que o desenvolvimento de um aplicativo, atenda todas as necessidades de quem irá usar, além de fornecer uma ótima experiência.

De uma maneira geral, é importante definir os objetivos para que o planejamento esteja alinhado com as expectativas.

• A eficiência do aplicativo programado

A facilidade do uso, eficiência de dados, uso de bateria, segurança etc. São alguns requisitos que todos os usuários analisam, quando instala um app em seu celular.

Ou seja, se o seu aplicativo demora para carregar, o risco do usuário desinstalar é muito alto. Portanto, é fundamental que seu app consuma muito o espaço de memória nem o poder de processamento do celular.

• A testagem do aplicativo

Testar um sistema é fundamental em todos os processos do desenvolvimento. Nesse sentido, é preciso certificar a funcionalidade do app e atender a todos os requisitos antes dos usuários obterem as primeiras experiências.

Ou seja, é fundamental analisar a eficiência e o alto desempenho durante os testes. Isso permitirá que a equipe de desenvolvimento, faça correções para tornar o app uma ferramenta forte e capaz de conectar empresas a seus clientes.

• Contrate uma equipe profissional para criar o seu aplicativo

Sem sombra de dúvidas, uma equipe profissional vai te ajudar a planejar as funcionalidades do seu app e facilitar a sua jornada. Além de te ajudar a escolher a melhor tecnologia, design de interface etc.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso estar sempre à frente dos seus concorrentes. Os aplicativos móveis são uma ótima maneira de melhorar o fluxo de operações da sua empresa, converter clientes e aumentar sua visibilidade.

Criação de aplicativos da Crosoften

Criar um aplicativo aqui na Crosoften, começa sempre por um projeto de site mobile. Dessa forma, testamos o webapp para, logo depois, codificar para as linguagens para IOS e Android.

A nossa base conta com equipe que atende todo o Brasil, que oferece as mais atualizadas técnicas, tecnologias e plataformas. Para quem busca criar um aplicativo, sites e sistemas web. Fale conosco.