Por que desenvolver aplicativos integrados para os SmartWatches? Afinal, você já pensou em alguma estratégia voltada para essa tecnologia?

Com o crescimento da imersão digital, da internet das coisas e das tendências tecnológicas para os smartwatches. Que em português, são relógios inteligentes. Portanto, a digitalização dos objetos de uso cotidiano, como os óculos, as geladeiras e até mesmo as roupas. 

Agora,as empresas como Apple e Google. Estão investindo pesado, para que todas as pessoas possuam um SmartWatch no futuro. Portanto, não é difícil prever que, nos próximos anos, eles se tornarão tão populares quanto os tablets.

 

​O que é o SmartWatch?

O SmartWatch é um dispositivo portátil projetado para usar no pulso, assim como um relógio tradicional. Os SmartWatches, no entanto, como os smartphones, possuem telas sensíveis ao toque, aplicativos de suporte. Como também, registram a frequência cardíaca e outros sinais vitais.

O Apple Watch, bem como vários outros modelos de Android Wear, tem cada vez mais consumidores. Que veem o valor de usar um mini computador no pulso.

O que os SmartWatches fazem?

Os smartwatches são capazes de receber, efetuar ligações e até mesmo rejeitar chamadas. Assim como a função de um smartphone, em alguns dispositivos, o mecanismo funciona em conjunto com o bluetooth do seu celular. Portanto deve-se considerar a distância que você vai estar do seu aparelho.

Além disso, procure os seguintes recursos em um SmartWatch:​​​​

Os aplicativos

Além de exibir as notificações do seu telefone, um SmartWatch é tão bom quanto os aplicativos que ele suporta.

Felizmente, tanto o Google quanto os relógios da Apple dão muitas opções. Por exemplo, o Apple Watch é lançado com um aplicativo Uber, que permite você pedir o seu carro pelo relógio inteligente. Por exemplo também, os apps da companhia aérea que permitem, que o seu relógio atue como uma passagem de embarque digital.

A vida útil da bateria

Um SmartWatch facilita a vida, então, não precisa recarregar constantemente. Alguns modelos, incluindo o Pebble Steel, duram vários dias, mas a desvantagem é uma exibição em preto e branco (em vez de cor).

 

O aumento dos SmartWatches no mundo corporativo

​O mercado dos SmartWatches no mundo corporativo está apenas começando! Mas eles já estão ganhando um espaço significativo, onde a APple Watch lidera dentro do mercado.

No entanto, algumas ferramentas não necessitam de uma plataforma grande como um tablet. Afinal, eles podem ser transportadas para os SmartWatches.

Então, a grande tendência é que essa nova tecnologia não substitue os smartphones e os tablets. Mas se integre a eles, assim, facilitando muitas de suas funções.

Segundo a IDC (International Data Corporation), o mercado consumidor para esses novos gadgets, acumulará um crescimento de 31% nos próximos cinco anos. Além disso, se espera que o número de usuários chegue a 152 milhões. A grande parte desse número, será de empresas que farão o uso corporativo do SmartWatch.

A IDC ainda observou que muitos executivos, já usam esses relógios no trabalho. Principalmente para facilitar o acesso a notificações de e-mail, simplificar a resposta das mensagens e ganhar diversas informações pessoais.

Exemplos de uso

Um repositório de ideias

A inspiração ataca o tempo todo. Então, os SmartWatches darão a capacidade de ditar uma nota rápida, para que você expanda esse pensamento mais tarde.

Uma ferramenta de viagem

Em muitos negócios, é necessário fazer viagens a trabalho. Atualizações de serviços, como o TripIt, garante que você não perca detalhes importantes do itinerário. Além disso, os alertas do calendário e a possibilidade de abrir um mapa. São facilitadas pelos os relógios inteligentes.

Os gerenciadores de tarefa

Os smartphones eliminaram a necessidade de organizar as tarefas diárias em pedaços de papel. No entanto, nem sempre é conveniente checar o seu telefone, especialmente se as suas mãos estão cheias.

Essa é outra área na qual um SmartWatch é o companheiro ideal. Com apenas uma olhada, você verifica as tarefas pendentes e extrair notas essenciais de reunião.

Os apps

Tanto o Android Wear, quanto o Apple Watch têm muitos aplicativos compatíveis e o número continua a crescer.

Há uma seção de Android Wear dedicada na Google Play Store,onde encontra os apps da Amazon e de outras lojas. Além de inúmeros aplicativos, que auxiliam na produtividade.

O Apple Watch tem muitos aplicativos de alta qualidade em seu arsenal, como o Productive. Que faz uma lista de tarefas e de prioridades. Enviando lembretes para que você não se esqueça de absolutamente nada.

 

Os aplicativos integrados para os SmartWatches

Os aplicativos integrados são o tipo de aplicativo mais comum. Eles são criados para plataformas específicas, por exemplo, Swift e Objective-C, para aplicativos iOS, e Java, para aplicativos originais do Android.

Aliás, os aplicativos integrados também são criados usando o ambiente de desenvolvimento integrado. Que é específico para os sistemas operacionais que eles fornecem.

A maioria das empresas vai investir no desenvolvimento de aplicativos integrados. Isto quer dizer, por causa da infinidade de benefícios oferecidos, em comparação com outros tipos de aplicativos. Aqui estão algumas vantagens:

  • Os aplicativos integrados são rápidos e receptivos. Porque são criados para uma plataforma específica;
  • Têm o melhor desempenho.
  • São distribuídos em lojas de aplicativos.
  • São interativos, intuitivos e suaves em termos de entrada e saída do usuário.
  • O app integrado permite que os desenvolvedores, acessem o conjunto de recursos completo de sua plataforma. Com qualquer otimização de desempenho que o sistema nativo tenha.
  • Não é necessário conexão com a internet, embora dependa da funcionalidade.
  • Em geral, é a melhor experiência do usuário. Porque, o fluxo é natural por possuir os padrões específicos de UI para cada plataforma.

A importância do desenvolvimento de aplicativos para o mercado

O desenvolvimento de aplicativos, é uma técnica de desenvolvimento de software para aparelhos mobile. Estes representam mudanças revolucionárias, no mundo tecnológico de hoje. Por fim, alterando a forma como empresas e pessoas interagem.

Os apps atingiram tanta importância para toda empresa, cujo o objetivo é crescer no mercado. Que devem desenvolver uma aplicação móvel, que funcione em smartphones e em SmartWatches.

Assim, muitos empresários confiam que o aplicativo móvel torne mais fácil a tarefa de se conectar com seus clientes. Consequentemente, com as ferramentas de marketing, para desenvolvimento dos negócios.

O aplicativo móvel permite aos clientes tenha as informações ao alcance da mão. Também em algumas empresas, são utilizadas as aplicações móveis empresariais, que são criadas por elas mesmas. Para que os funcionários desempenhem melhor as suas funções. Portanto, entre os benefícios principais estão:

O marketing on-the-go

Os clientes podem acessar a sua empresa em qualquer lugar e a qualquer momento. O uso regular do seu aplicativo móvel, melhora a marca ou o negócio,. Assim, reforçando a sua marca, sempre que o cliente precisar comprar algo.

A tendência de marketing

O aplicativo para celular se tornará uma tendência de marketing em breve. Atualmente, contam com mais de um bilhão de smartphones no mundo e mais de 50% de dispositivos conectados à internet. Isso significa que logo as consultas do mecanismo de pesquisa, serão predominantemente feitas por smartphones, em oposição aos computadores pessoais.

O aumento das vendas

O aplicativo contribui para gerar vendas e receita. Que ajuda a vender os produtos e também a conquistar novos leads para desenvolvimento do negócio. Além das vendas, a aplicação móvel dá mais autoridade à sua marca.

A principais ferramentas para desenvolvimento de aplicativos

O WatchOS

O Apple Watch, vem com um conjunto muito rico de recursos. Do ponto de vista do desenvolvedor de app, no entanto, não expõe muitos desses recursos. O uso do Apple Watch, como um dispositivo autônomo, é muito limitado.

Com a introdução do WatchOS 2, a Apple corrigiu muitas falhas da versão de lançamento inicial. Mas as APIs NFC e o Bluetooth, permanecem inacessíveis para os desenvolvedores.

O desenvolvimento de WatchOS, requer uma conta de desenvolvedor da Apple. São eles, o Xcode, o WatchKit SDK, e uso de Swift ou do Objective-C.

O Android Wear

O Android Wear é o spin-off do Android para os dispositivos vestíveis. Como tal, é livre como uma plataforma para empresas que produzem SmartWatches.

Aliás, existe uma vasta gama de SmartWatches alimentados pelo Android Wear. Como o Motorola Moto 360, o LG G Watch, o LG Watch Urbane, o LG Watch R, o Asus Zenwatch 2, o Sony Smartwatch 3 e o Samsung Gear Live.

Embora seja possível acessar a API Bluetooth, a API NFC ainda não é implementada. Um SmartWatch Android Wear, é emparelhado com dispositivos Android ou iOS. Onde vários SmartWatches são agrupados, com um dispositivo Android ao mesmo tempo.

O Tizen

O Tizen é um sistema operacional suportado pela Samsung. Como tal, é executado apenas em alguns de seus SmartWatches. No momento, não é a plataforma emocionante para os consumidores, pois, parece promissor da perspectiva do desenvolvedor.

Os desenvolvedores autônomos, têm acesso às ferramentas completas da API Tizen. Que incluindo os APIs NFC e Bluetooth.

Os SmartWatches Tizen, são emparelhados com dispositivos Android, iOS e Tizen. Para suportar as funcionalidades autônomas, dependendo do modelo.

O desenvolvimento requer o SDK Tizen, que inclui uma versão personalizada do Eclipse, usando o HTML5, o CSS, o JavaScript, o C e o C++.

Atualmente existe um mundo rico relacionado aos SmartWatches. As perspectivas de crescimento são reais e promissoras. Porque além das ferramentas serem cada vez melhores, oferecem várias soluções para o usuário.

Por isso, é essencial que as empresas desenvolvam aplicativos integrados para esses gadgets. Seja para uso interno, para o aumento da produtividade, quanto para disponibilizar a seus clientes como aplicativo.

 

Por que criar um app para o smartwatch

Uma pesquisa realizada pela Cisco, afirmou que o ano de 2019, sofreria um aumento mundial de meio milhão de dispositivos wearables em uso. Também no início deste ano, a IDC Brasil, informou que a categoria é a que mais cresce, quando se fala em dispositivos móveis.

Além disso, a empresa que cria um app para smartwatch, tem a chance de ganhar a atenção dos early adopters — um grupo que está sempre atento aos lançamentos tecnológicos. Se a sua empresa criar uma solução inovadora e ainda ter um app que desempenhe bem a função no smartwatch, consequentemente, pode ganhar a fidelidade dessas pessoas.

Aliás, ter uma empresa que possua um app para smartwatch, proporciona um marketing espontâneo. Porque ao lançar um aplicativo para esses equipamentos, as chances da sua marca aparecer na mídia de forma orgânica, são maiores.

Concluindo, com os dados das pesquisas, como as da Cisco e IDC Brasil. Apontam para um futuro de sucesso no ramo do smartwatch, porque existem inúmeros motivos, para apostar em algo que melhore a experiência do usuário.

 

Por que investir em apps que priorizem a experiência do usuário?

O interessante aqui é aproveitar o que o smartwatch tem de mais forte. Não é muito indicado criar um aplicativo que não explore todas as possibilidades de interação que um OS de smartwatch oferece.

O sistema operacional para dispositivo wearable do Google, por exemplo, utiliza os seguintes tipos de interação: os aplicativos por comando de voz, as notificações, aplicativos nativos e mostradores de relógio.

Portanto, desenvolver um aplicativo para smartwatch que utiliza comando de voz é um bom gancho. Pois essa é uma das funções mais preciosas do dispositivo: deixar as mãos do usuário livres.

Um exemplo é o conhecido Keep, que em sua versão para o smartwatch, permite que o usuário crie uma lista por comando de voz.

Aproveite também o fato de que o smartwatch é uma extensão do celular. Um app que fez isso muito bem foi o Wear Aware-Phone Finder. Ele dispara um alarme sempre que o smartphone, está muito longe do smartwatch.

Aplicativos que podem ser utilizados por empresas também são ótimas apostas, afinal, alguém que sempre está interagindo com clientes ou co-workers precisa de uma ferramenta para facilitar esse processo. É o caso do Telegram e do Slack, por exemplo.

 

Conheça bem o seu negócio, só depois crie o app para a sua empresa

Nem todo tipo de aplicativo é indicado para o smartwatch. É preciso compreender as diretrizes para que seu app resulte em ótimas experiências para os usuários. O Android, por exemplo, disponibiliza materiais que dão instruções das qualidades que um aplicativo para Wear OS deve ter.

Antes de pensar em criar um app para seu negócio, é interessante entender se ele se adequa a um dispositivo wearable. Para isso, confira algumas das especificações necessárias:

  • No projeto visual: o tamanho de um smartwatch exige que o que design do app seja claro, direto, agradável e promova uma usabilidade intuitiva.
  • Na funcionalidade: garanta que o app tenha uma configuração correta para se comportar como o esperado.
  • no design: siga um modelo claro e leve de notificação. Assim como para qualquer outra funcionalidade, seja reprodução de música ou no GPS, por exemplo.

Por fim, para fazer um app de destaque, o especialista e o  desenvolvedor devem ter em mente o seguinte: o usuário de um smartwatch quer receber dos aplicativos, apenas informações necessárias e na hora certa.

Criar um app capaz de enviar notificações não é algo exatamente inovador. Aqueles que se destacam e entram nas listas de melhores aplicativos são os que fornecem, uma interação ágil de qualidade e com um bom layout.

Fique atento

Para se manter informado sobre tais tendências e como otimizar a performance do seu app. Não deixe de acompanhar o blog da Crosoften.