Crosoften – Por que a sua startup deve desenvolver um aplicativo?

Entre os inúmeros desafios, a pergunta é: Por que a sua startup deve desenvolver um aplicativo?

Ter uma startup se tornou uma opção viável para quem deseja investir no empreendimento escalável, moderno e aliado ao desenvolvimento digital. Ainda mais em um cenário repleto de desafios.

Entre os inúmeros desafios, a pergunta é: Por que a sua startup deve desenvolver um aplicativo?

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12.700 startups, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), que apresenta um crescimento de 27% por ano.  Muito disso, é o avanço das tecnologias, que criam um ambiente propício para as startups.

Com destaque, os aplicativos estão cada vez mais presentes no mercado. Só no ano de 2015, houve um aumento de 58% no uso de softwares e apps. Além do mais, cerca de 40% das compras são realizadas por smartphones. 

Inclusive, existem aplicativos que ajudam os clientes a encontrarem  as empresas. Basta digitar, por exemplo, “distribuidora de ferramentas”, para se deparar com uma série do departamento.

Estima-se que o crescimento de aplicativos será de 300% nos próximos anos, principalmente porque o próprio comportamento do consumidor está mudando. Hoje em dia, é comum o consumo de produtos e serviços pelos celulares, além da capacidade de interação pelas as redes sociais.

Por esse motivo, é importante que o mercado de startups acompanhe o desenvolvimento de aplicativos mobile, como uma excelente oportunidade de investimento.

O artigo de hoje trata sobre o porquê a sua startup deve desenvolver um aplicativo. Continue com a leitura!

 

Aplicativo e Site mobile: qual a diferença?

Quando se fala em dispositivos móveis, é possível encontrar duas tecnologias que são acessadas pelo o público. A primeira, por meio dos aplicativos; a segunda, com os sites mobiles. 

No entanto, há algumas diferenças importantes entre os dois. Que são consideradas na hora de escolher o melhor investimento para sua startup.

A seguir, conheça a principal diferença entre as duas tecnologias.

Os aplicativos

Os aplicativos consistem em softwares ou programas, que são instalados pelo o próprio usuário em seus dispositivos móveis (celulares, tablets e smartphones). De maneira fácil, simples e oferecendo diferentes tipos de interação.

Essa tecnologia é muito útil para empresas que usam contas de acesso ou vendas online. Por exemplo, um aplicativo permite que um usuário cadastrado, tenha o acesso a página.

Contudo, uma das grandes vantagens dos aplicativos. É a redução do uso de dados dos usuários, o que torna a experiência mais cômoda. Isto quer dizer que a compra, é feita com mais praticidade e simplicidade, sem que o usuário tenha que acessar uma plataforma ou fazer buscas na internet.

Portanto, os aplicativos são de grande utilidade, mesmo para as pessoas que não gostam de baixar programas em seus celulares. Principalmente quando os apps não são compatíveis com os sistemas operacionais (Android, iOS, entre outros).

O site mobile

Diferentemente dos aplicativos, o site mobile não requer nenhum tipo de download. Visto que a tecnologia nada mais é, que a adaptação de um website convencional, para os dispositivos móveis.

Ou seja, o site mobile pode ser aberto pelo o navegador de qualquer smartphone, porém ele é estruturado de uma maneira mais otimizada. O que torna a navegação veloz e simples. 

Desse modo, o usuário não se depara com um site difícil para carregar. O que ocorre quando a página não tem conversão para celulares.

O site mobile também é indicado para negócios, que desejam apenas fornecer as informações básicas e institucionais. 

Por exemplo, um negócio especializado no aluguel de equipamentos para construção. Pode ter um site mobile para disponibilizar o telefone da empresa. Já que a locação de máquinas, é um serviço que costuma ser feito direto com os vendedores.

As 5 vantagens de um aplicativo para as startups

Toda empresa precisa que os seus produtos ou serviços cheguem aos clientes. Além disso, é fundamental que o processo seja rápido e transparente. Para que o público possa encontrar o seu negócio facilmente.

A premissa é válida tanto para os empreendimentos tradicionais, quanto para as startups. Ainda mais em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico como o atual. 

Por esse motivo, investir no desenvolvimento de um aplicativo, é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Afinal, o uso de aplicativos móveis é uma realidade para muitos consumidores. Em conjunto com o crescimento exponencial das tecnologias, a oferta de apps segue o mesmo ritmo. 

Por causa disso, é comum que os negócios, sejam eles de quaisquer tipos, como uma empresa de móveis planejados, tenham os seus próprios aplicativos.

Confira algumas das principais vantagens do desenvolvimento de apps para startups.

1 – A facilidade de acesso

A facilidade de acesso, é um dos pontos positivos dos aplicativos. Principalmente em comparação com um site mobile. 

Isso porque basta o usuário clicar no ícone do seu celular e ele já tem o acesso ao sistema da sua empresa. Sem a necessidade de abrir um navegador para buscar ou digitar o endereço.

Além do mais, o ícone da empresa sempre à vista na tela do usuário, é uma maneira de consolidar a marca junto ao público. O que ajuda a gerar engajamento e o reconhecimento do seu negócio.

2 – Maior fidelização dos clientes

Os usuários que fizerem o download do seu aplicativo, irão sempre se lembrar dele em primeiro lugar. Quando precisam de algo relacionado aos produtos e serviços oferecidos pela a sua empresa.

Por exemplo, se alguém precisa de uma montadora de stands e o seu negócio possui um aplicativo. Existe grandes chances do usuário buscar primeiro no próprio aplicativo, antes de sair em busca de um concorrente.

Nesse sentido, a criação de um aplicativo é o grande responsável pela a fidelização dos clientes. 

Assim, quando eles tiverem dúvidas e quiserem economizar tempo ou resolver problemas. O seu programa está disponível direto no celular.

3 – Melhor relacionamento com os clientes

Os aplicativos fortalecem os laços entre a empresa e o cliente. Muito disso se deve ao próprio comportamento do consumidor. Que ao acessar o seu programa várias vezes, mesmo quando não há a intenção de comprar algo. 

Portanto, isso aumenta a confiança do cliente no seu trabalho. Tornando o relacionamento mais próximo e saudável.

Aliás, para construir essa proximidade, o seu aplicativo precisa de alguns recursos, por exemplo:

 

  • Envio de notificações em push;
  • Disponibilizar as ofertas para quem tem o app;
  • Oferecer as boas atualizações aos usuários;
  • Criar as campanhas diretas no aplicativo.

 

Vale dizer que os aplicativos fazem com que o usuário veja a sua empresa como parceira, não apenas como um canal para compras. Por esse motivo, é importante oferecer os conteúdos para os seus clientes.

Por exemplo, uma empresa de comunicação visual, pode ter uma sessão no aplicativo que traz as novidades e as tendências do mercado. Bem como as dicas dos produtos de divulgação, para que os clientes acessem mais o aplicativo.

4 – Funcionamento offline

Alguns aplicativos são usados mesmo quando o usuário não possui conexão com a internet. 

Dessa forma, quando alguém precisa entrar em contato ou procurar por informações de caráter geral. A busca é feita mesmo quando não há a possibilidade de acesso.

Isso faz com que muitas pessoas prefiram usar os aplicativos, ao invés de sites mobile. Além disso, também é uma maneira de aumentar as chances de venda.

5 – Ótima experiência ao usuário

Uma das coisas mais importantes para os consumidores atuais, é ter uma boa experiência de compra. 

Não é à toa que o grande objetivo do marketing digital. Inclusive os serviços de terceirização de TI,  é promover algo único aos usuários.

Os aplicativos são capazes de oferecer essa experiência, já que permitem a facilidade de navegação. Além da presença de recursos diferenciados, que muitas vezes não estão presentes nos sites mobile.

Conclusão

Com o crescimento das startups no Brasil, em conjunto com o avanço da tecnologia. Muitas empresas buscam se atualizar, incrementando as suas atividades com o auxílio da internet.

Entre essas inovações, vale destacar o desenvolvimento de aplicativos, uma iniciativa que tem se mostrado proveitosa. Ainda mais em um mundo cada vez mais regido pelos os dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones.

Por esse motivo, as startups já buscam investir em aplicativos próprios, como forma de oferecer uma experiência única aos usuários. Com isso, melhorar o reconhecimento da marca e ter aumento nas vendas.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre o desenvolvimento mobile para a sua Startup? Então, acesse o nosso blog  e fique informado sobre os assuntos relacionados à tecnologia.

Outras Postagens