Você quer desenvolver um aplicativo para a sua Startup? Então, esta escolha é uma opção viável, para quem deseja investir em um empreendimento escalável, moderno e aliado ao desenvolvimento digital.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12.700 startups, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Que apresentou um crescimento de 27% por ano. 

Muito disso, se deve à expansão dos negócios digitais, como também, ao avanço das tecnologias. Que, aliás, criam um ambiente propício para a criação de startups.

Com destaque, temos as tecnologias próprias para os dispositivos móveis, como os aplicativos, que estão cada vez mais presentes no mercado. Só no ano de 2015, houve um aumento de 58% no uso de softwares e aplicativos.

Além do mais, cerca de 40% das compras são realizadas por intermédio dos smartphones. Inclusive, existem aplicativos que ajudam os clientes a encontrarem negócios. Basta digitar, por exemplo, “distribuidora de ferramentas”, para se deparar com uma série de empresas.

Estima-se que o crescimento de aplicativos será de 300% nos próximos anos. Hoje em dia, é comum o consumo de produtos e serviços pelos celulares, além da capacidade de interação pelas redes sociais.

Por esse motivo, é importante que o mercado de startups, acompanhe o desenvolvimento de aplicativos mobile. Como uma excelente oportunidade de investimento. O artigo de hoje trata do assunto, mostrando o porquê a sua startup deve, desenvolver um aplicativo. Continue com a leitura!

Um Aplicativo ou um Site mobile: qual a diferença?

Quando se fala em dispositivos móveis, é possível encontrar duas tecnologias que o público acessa. A primeira, por meio dos aplicativos, a segunda, com os sites mobiles.

No entanto, há algumas diferenças importantes entre os dois. Que você deve considerar na hora de escolher o melhor investimento, para a sua startup.

A seguir, conheça a principal diferença entre as duas tecnologias.

Os aplicativos

Os aplicativos consistem em softwares ou programas. Onde o usuário instala em seus dispositivos móveis, de maneira fácil, simples. Que oferece diferentes tipos de interação.

Essa tecnologia é útil para empresas, que usam contas de acesso ou vendas online. Por exemplo, um aplicativo permite que um usuário se cadastre, com a liberação de um acesso.

Ou então, uma loja de roupas tem um aplicativo, para comercializar as suas peças, sem que o usuário precise ir até o site da empresa. Assim, facilitando todo o processo de compra e venda.

Uma das grandes vantagens dos aplicativos, é a redução do uso de dados dos usuários. Que torna a experiência agradável.

Quer dizer que a compra, o monitoramento ou qualquer outra atividade, é feita com mais praticidade e simplicidade. Isto é, sem que o usuário tenha que acessar uma plataforma ou fazer buscas na internet.

Os aplicativos são de grande utilidade, mesmo para as pessoas que não gostam de baixar programas em seus celulares. Principalmente quando os apps não são compatíveis com os sistemas operacionais (Android, iOS, entre outros).

Os Site mobile

Diferentemente dos aplicativos, o site mobile não requer nenhum tipo de download. Visto que, a tecnologia nada mais é que a adaptação de um website convencional, para os dispositivos móveis.

Ou seja, o site mobile é aberto pelo navegador de qualquer smartphone. Porém ele é estruturado de uma maneira mais otimizada, o que torna a navegação rápida e simples.

Desse modo, o usuário não se depara com um site de difícil carregamento. O que ocorre quando a página não tem conversão para os celulares.

O site mobile é indicado para os negócios que desejam. Apenas fornecer informações básicas e institucionais. 

Por exemplo, um negócio especializado no aluguel de equipamentos para construção. Pode ter um site mobile para disponibilizar o telefone da empresa. Já que a locação de máquinas é um serviço que costuma ser feito direto com vendedores.

As 5 vantagens de um aplicativo para startups

Toda empresa precisa que os seus produtos ou serviços cheguem aos clientes. Além disso, é fundamental que o processo seja transparente, para que o público encontre o seu negócio facilmente.

A premissa é válida tanto para os empreendimentos tradicionais, quanto para as startups. Ainda mais em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico como o atual. Por esse motivo, investir no desenvolvimento de um aplicativo é fundamental para o sucesso da sua empresa.

O uso de aplicativos móveis é uma realidade para muitos consumidores. Em conjunto com o crescimento exponencial das tecnologias, a oferta de apps segue o mesmo ritmo.

Por causa disso, é comum que os negócios, sejam eles de quaisquer tipos. Como uma empresa de móveis planejados, tenham os seus próprios aplicativos.

Confira algumas das principais vantagens do desenvolvimento de apps para startups.

1 – A facilidade de acesso

A facilidade de acesso é um dos pontos positivos dos aplicativos. Principalmente em comparação com um site mobile. 

Isso porque basta o usuário clicar no ícone do seu celular, que ele acessa todo o sistema da sua empresa. Sem a necessidade de abrir um navegador para buscar ou digitar o endereço.

Além do mais, o ícone da empresa sempre à vista na tela do usuário, é uma maneira de consolidar a marca junto ao público. O que ajuda a gerar um maior engajamento e reconhecimento do seu negócio.

2 – Maior fidelização dos clientes

Os usuários que fizerem o download do seu aplicativo, irão sempre se lembrar dele em primeiro lugar. Isto quer dizer, quando precisam de algo relacionado aos produtos ou os serviços oferecidos pela sua empresa.

Por exemplo, se alguém precisa de uma montadora de stands e o seu negócio possui um aplicativo voltado para esse serviço. Há grandes chances do usuário buscar primeiro no próprio aplicativo, antes de sair em busca de um concorrente.

Nesse sentido, a criação de um aplicativo é o grande responsável pela fidelização dos clientes. 

Neste sentido, quando eles tiverem dúvidas, quiserem economizar tempo ou resolver problemas. A sua aplicação está disponível na palma da mão, direto no celular.

3 – Melhor relacionamento com os clientes

Os aplicativos fortalecem, os laços entre a empresa e o cliente. Aliás, se deve ao próprio comportamento do consumidor, de acessar o seu programa várias vezes. Mesmo quando não há a intenção de comprar algo. 

Isto é, aumenta a confiança do cliente no seu trabalho. O que torna o relacionamento próximo e saudável.

Para construir essa proximidade, o seu aplicativo pode usar de alguns recursos, por exemplo:

 

  • O envio de notificações em push.
  • Na disponibilização das ofertas para quem tem o app.
  • No oferecimento boas atualizações aos usuários.
  • Na criação de campanhas diretas no aplicativo.

 

Assim, os aplicativos fazem com que o usuário veja a sua empresa como parceira, não apenas como um canal para compras. Por esse motivo, é importante, oferecer conteúdos valiosos para os seus clientes.

Por exemplo, uma empresa de comunicação visual, tem uma sessão no aplicativo que traz novidades e tendências do mercado. Bem como as dicas de produtos de divulgação, para que os clientes acessem mais o aplicativo.

4 – O Funcionamento offline

Alguns aplicativos são usados, mesmo quando o usuário não tem conexão com a internet. Dessa forma, quando alguém precisa contatar ou procurar por informações de caráter geral. A busca é feita mesmo quando não há a possibilidade de acesso.

Isso faz com que muitas pessoas prefiram usar os aplicativos, ao invés de sites mobile. Além disso, também é uma maneira de aumentar as chances de venda.

5 – A ótima experiência ao usuário

Uma das coisas importantes para os consumidores, é ter uma boa experiência de compra. 

Não é à toa que o grande objetivo do marketing digital, bem como do investimento tecnológico. Inclusive em serviços de terceirização de TI, é promover algo único aos usuários.

Os aplicativos são capazes de oferecer experiência, já que permitem a facilidade de navegação. Além da presença de recursos diferenciados, que muitas vezes não estão presentes nos sites mobile.

Conclusão

Com o crescimento das startups no Brasil, em conjunto com o avanço da tecnologia. Muitas empresas buscam se atualizar, incrementando as suas atividades com o auxílio da internet.

Entre as inovações, se destaca o desenvolvimento de aplicativos. Que é uma iniciativa que se mostra proveitosa, ainda mais em um mundo cada vez regido pelos os dispositivos móveis, como os tablets, os smartphones e os celulares.

Por esse motivo, as startups investem em aplicativos próprios. Como uma forma de oferecer uma experiência única aos usuários. Com isso, melhora o reconhecimento da marca e tem um expressivo aumento nas vendas.