Quer desenvolver um aplicativo? Então, entre em contato com os nossos consultores e receba agora um orçamento para desenvolver o seu app.

De fato, os aplicativos são uma ótima forma de impulsionar um negócio e atrair a visibilidade para a empresa. Isto é, se você quer um app para sua instituição, continue a leitura que explicaremos, como funciona o orçamento para o seu produto.

Portanto, antes de buscar por uma empresa de desenvolvimento de aplicativos. É necessário saber exatamente o serviço que você precisa, para que o app atenda às suas necessidades.

Isto é, apenas depois que todos os detalhes definidos, é possível ter o custo total do projeto.

Razões para ter um aplicativo

Se você precisa que as suas vendas aumente e também oferecer praticidade aos seus clientes? Então, ter um app é uma grande oportunidade.

A ideia é o ponto de partida. Isto é, quando você entra em contato com uma empresa de desenvolvimento de apps. O recomendado é ter o segmento do aplicativo definido.

Por exemplo: como será a interface dele, o objetivo final e outras projeções semelhantes.

Então, receba agora um orçamento para desenvolver o seu app.

Como planejar um app ao solicitar um orçamento com a Crosoften?

Antes de desenvolver o aplicativo, é necessário ter um escopo detalhado e planejado.

No escopo do aplicativo, todas as informações são necessárias, para começar a construção do mesmo. Aliás, desenvolver a sua ideia com o auxílio de profissionais de TI, eleva a qualidade do seu produto.

Contudo, por meio de uma boa equipe, é possível otimizar tempo e custos.

Continuando, faça uma lista das ferramentas necessárias para o app. Que inclui as redes sociais, qual sistema operacional o seu app estará disponível para download.

Portanto, realize uma pesquisa com o seu público alvo, para saber qual dispositivo eles utilizam.

Como também, calcule as metas, os ganhos, os custos com a instalação e entre outros pontos importantes. Desta forma, você obtém um orçamento do projeto e como ficará o produto final.

Visto que, é importante que você desenvolva o seu aplicativo, com uma empresa especializada nessa área.

Então, leve em conta a execução, a experiência do usuário e a interface do app. Além de avaliar, a disponibilidade para todos os sistemas operacionais, entre outros detalhes.

Por isso, a Crosoften sabe exatamente o que seu aplicativo precisa, em cada etapa da construção. Desde os detalhes e as funcionalidades, até a experiência final do usuário

As fases do orçamento do seu Aplicativo com a Crosoften

Saber o preço e o prazo de entrega de um aplicativo, não é simples, rápido. Porque, requer uma análise de muitas variáveis relacionadas ao projeto.

Aqui na Crosoften, os orçamentos para criação de projetos digitais, passam basicamente por 3 etapas:

  • Pré-orçamento (qualificação)
  • Análise de viabilidade
  • Solução proposta (orçamento)

Veja a seguir mais detalhes sobre o que é feito em cada uma destas etapas.

1 – Pré-orçamento (qualificação)

O primeiro contato:

No primeiro contato, a Crosoften recebe o pedido de orçamento, que, aliás, ocorre através do nosso site, através do preenchimento do formulário. Como também, por telefone e por e-mail.

O entendimento da ideia e alinhamento de expectativas:  depois do  primeiro contato com o cliente. Em seguida enviamos por e-mail o briefing, com algumas perguntas para entender melhor a ideia do projeto.

Nesta etapa, entramos em contato por WhatsApp e telefone para um primeiro bate papo. Assim, obter mais detalhes do projeto e tirar as primeiras dúvidas.

O alinhamento interno com o time: depois de obtermos o retorno do cliente com as informações solicitadas. É hora de organizar as ideias e fazer um primeiro desenho do escopo da plataforma.

Onde, usamos o XMind para desenhar um mapa mental, no formato de um organograma. Assim, de ilustrar quais os módulos e funcionalidades principais que o app precisa.

Continuando, com o escopo inicial definido. O time comercial faz um alinhamento preliminar, com um desenvolvedor para identificar se é viável ou não.

Geralmente, nesta etapa surgem novas objeções a serem consideradas junto ao cliente.

A qualificação: com o mapa revisado internamente pelo time, é hora de fazer uma reunião com o cliente. Isto é, apresentar o entendimento sobre o aplicativo.

Portanto, é nesta etapa validamos com o cliente, o entendimento da ideia e das regras do negócio. Além de esclarecer as novas dúvidas e fechar o escopo do projeto.

2 – A análise de viabilidade

A disponibilidade interna: com o escopo definido e validado.

É feita uma análise interna, que verifica quantos projetos estão na fila de desenvolvimento. A partir disso, saberemos se temos condições de absorver este novo projeto.

A análise criteriosa do projeto: se o cliente ou o projeto estiver dentro da capacidade de desenvolver o aplicativo.É feita uma revisão do projeto como:

  • O nível de complexidade, que define os profissionais que trabalharão no projeto.
  • Qual o nível de automatização da app.
  • As integrações exigidas, como os gateways de pagamento ou os sistemas de terceiros.
  • O nível de qualidade da infraestrutura, no design e na usabilidade.
  • A fases do projeto e priorização dos sprints, para definir qual parte do time estará no começo do projeto.
  • O prazo de entrega desejado pelo cliente.
  • O Budget do cliente, a Crosoften trabalha com soluções customizadas. Onde o valor investido, assim, filtrar o nível de automação é possível chegar.

Estimativas iniciais: a partir da análise de todas as  informações base. Chega a uma estimativa de custos e prazo necessário para entregar o projeto.

IMPORTANTE: mesmo após essa análise sobre o projeto, é necessário um nível maior de documentação. Assim, a Crosoften apresenta um orçamento, com o máximo de assertividade no prazo de entrega e valor de investimento.

3 – Solução do orçamento

Após a análise de viabilidade, a Crosoften apresenta uma proposta, baseada nas reuniões com o cliente.

Seed: é um processo de mentoria exclusivo, indicado para aqueles que ainda não têm a visão definida sobre a solução. Assim como as funcionalidades que irão compor a plataforma e qual o melhor caminho a seguir.

Documentação – como o nome já diz, é o trabalho de especificar em detalhes como será a plataforma, as suas funcionalidades, as tecnologias utilizadas.

Continuando, a infraestrutura de hospedagem ideal, a modelagem do banco de dados e a criação das narrativas com a jornada dos usuários e fluxo no aplicativo.

Também é criado um protótipo para simular, em como será o fluxo de navegação pelo aplicativo e ter uma prévia do layout. Aliás, é indicado para quem já validou a ideia, que tem todos os requisitos para viabilizar o projeto.

Orçamento Final – normalmente a Crosoften chega a um orçamento final, com a definição clara do escopo. Como também, o prazo de entrega e o valor de investimento fechado nas seguintes situações:

  • Quando o cliente envia uma documentação detalhada, só assim é possível ter uma boa assertividade no orçamento. Lembre-se: é durante a documentação que prevemos alguns pontos críticos.
  • Quando se trata de um projeto semelhante a algo que já desenvolvemos. Neste caso, o orçamento é feito com base na experiência que tivemos ao longo do projeto semelhante.

Contudo, aqui entram outras variáveis como o perfil do cliente. Como, a época em que foi desenvolvido e os recursos disponíveis naquele momento.

Neste caso, a taxa de assertividade cai, sendo necessário adicionar uma margem de erro e segurança ao orçamento. Devido a um número maior de descobertas, que haverá no decorrer do projeto.

Por isso, entre em contato com os consultores da Crosoften e receba agora um orçamento para desenvolver o seu app.

Conclusão

Você viu neste artigo a importância de amadurecer a sua ideia e ter clareza sobre o projeto como um todo. Desde o tipo de plataforma, modelo de negócio e geração de receita. Que passa pelas características funcionais da plataforma, assim, chegando às opções de contratação e fases da elaboração de um orçamento.

De fato, existe um longo caminho a percorrer, antes de solicitar um orçamento para desenvolver sua plataforma digital.

Este é só o primeiro passo de uma longa jornada cheia de desafios. Antes de dar esse primeiro passo, reflita:

  • Você já sabe como viabilizar o seu projeto? Tem disponibilidade de tempo e dos recursos financeiros necessários para não ficar pelo meio do caminho?
  • Quais são as suas estratégias para seguir os próximos passos nesta jornada?
  • Já tem um planejamento para os “gastos” pós-lançamento (marketing, manutenção e evolução da plataforma, segurança, servidores, impostos, formalização…)?
  • Você já parou para pensar em quanto tempo conseguirá obter o retorno deste investimento?
  • Já imaginou no quanto esse projeto impactaria na sua rotina atual?

Em suma, obrigado pela leitura e parabéns por ter chegado até aqui. Conte com a @crosoften para te ajudar neste grande desafio.

Então, entre em contato com os nossos consultores da Crosoften e receba agora um orçamento para desenvolver o seu app.