Você quer uma integração de sistemas para o seu agronegócio? Então, leia os benefícios que só a Crosoften Agro tem!

Afinal, a integração de fluxo de dados, permite a centralização de dados em único ponto. Ou seja, ele combina as informações de fontes distintas em um único espaço.

Portanto, vivemos na era da transformação digital, onde as empresas acumulam um volume enorme de dados todos os dias. Aliás, integrar essas informações, é uma etapa base para a implementação de uma cultura data-driven.

Os dados são peças estratégicas, para se chegar a informações relevantes. Que auxiliam em melhores decisões e resultados, para a empresa. Porém, os dados sozinhos não dizem nada.

A integração é um processo fundamental, na combinação e análise de dados. Temos hoje algumas ferramentas de integração de dados, que realizam esse trabalho de forma eficiente.

No agronegócio, a integração traz ganhos diretos. Que conecta automaticamente toda a produção. 

Com os insights e análises obtidos através da combinação de dados é possível:

. aumentar a produtividade da equipe e a produção;

. monitorar operações agrícolas;

. diminuir os custos produtivos;

. identificar de pragas e doenças;

. evitar a contaminação por agrotóxicos;

. ter uma produção mais sustentável e diminuir impactos ambientais.

O processo de centralização, é facilmente escalável quando é implementado corretamente. Que avalia os recursos como o tempo, o processamento, o custo-benefício e os objetivos do negócio.

Nesse artigo, você entenderá sobre o processo de integração de dados e sua importância para o negócio. Também conhecerá, algumas ferramentas e práticas de implementação.

 

Por que integrar os sistemas?

Conectar é fazer um ponto “conversar” com outro. Isto quer dizer, é unir, ligar e interligar os dados e as informações.

Para o ambiente corporativo, é fundamental integraros sitemas. Para garantir o desempenho dos processos operacionais. Como também, para a tomada de decisões estratégicas.

Isso porque a agilidade é a protagonista, em um contexto que demanda rapidez. Mas que também exige segurança e efetividade.

O E-commerce e o Marketplace, por exemplo. Têm a necessidade de soluções, para gerar mais tráfego ao negócio, vender e estar presentes nas maiores plataformas de vendas.

As empresas Tech ou de produtos SaaS. Geralmente integram com outros players, que garante o controle e a manutenção das suas APIs.

No Atacado têm necessidades bastante específicas, quanto ao controle da operação e estoque. Por isso, é comum buscarem por automatização desses processos. Também precisam de uma visão centralizada da gestão, sem a necessidade de tantos processos manuais.

Agora, no Agronegócio necessita de sistemas integrados. Para a gestão do fluxo de dados, centralização das informações em um único canal e uma gestão mais efetiva e estratégica.

A partir desses contextos, as empresas certamente dispõem de muitos sistemas distintos, para manter a operação em funcionamento.

Assim, garante os processos com a alta visibilidade, a continuidade e a usabilidade. Que são necessários para os processos de transformação digital das organizações, a solução demanda por integração.

 

A integração de sistemas como solução

Geralmente, muitos dos sistemas utilizados pelas empresas, são desenvolvidos independentemente. Por isso, nem sempre é simples fazer com que eles “conversem” um com o outro. Com o devido compartilhamento de dados, que uma organização demanda.

A mesma dificuldade é considerada, em casos de integração nativa. Quando os softwares incorporados, são planejados e programados juntos desde o início de um projeto. Mesmo assim, apenas parte de um problema é resolvido.

O que a integração de sistemas por API propõe, é uma solução completa para compartilhar os diversos dados de softwares diferentes.

Com a garantia de que, automaticamente, essas informações serão enviadas para outro sistema. Sem retrabalho, inconsistências de informações e com tempo das equipes internas otimizado.

Por esses motivos que a integração de sistemas por API. Oferece exatamente as soluções e vantagens que o mercado atual pede.

Por exemplo, a operação integrada, os processos automatizados e efetivos. Como também, a equipe otimizada, a agilidade, a segurança e a escalabilidade dos negócios.

Com isso, além de eliminar os gargalos operacionais. Também minimiza os erros causados por processos manuais. Assim, possibilita aos negócios, a inserção na transformação digital e tecnológica que o mercado tem exigido.

E tem mais: cada segmento de mercado, ganha com a integração de sistemas.

 

Tendência para o futuro

Integrações como serviço Integration Platforms as a Service (iPaaS) e Application Programming Interface (API) Tendem a ganhar cada vez mais espaço no mercado.

As tecnologias iPaaS e API. Otimizam a eficiência operacional das empresas, com isso contribuem para a redução dos custos, em vários aspectos do negócio.

E a estimativa é promissora: 45% dos recursos em novos projetos de TI. São utilizados neste processo de integração de sistemas.

De acordo com a pesquisa da consultoria Gartner. Outro dado importante deste mesmo estudo, até o fim de 2022. A previsão é que 3 bilhões de dólares, sejam investidos em soluções iPaaS.

 

As vantagens para cada mercado

Geralmente, as empresas sentem a necessidade de implementar ou trocar os sistemas de gestão atuais. Quando o negócio dá sinais de crescimento, ou então quando a produtividade ou qualidade na operação, são comprometidas por possíveis falhas.

A partir do momento em que a implementação dos sistemas de gestão, passam a ser prioridade. Este de fato se torna um projeto dentro da empresa.

Dessa maneira, os responsáveis por esta condução, passam a buscar por soluções que otimizem recursos, custos e esforços. Além de pontos específicos, que resolvam as dores comuns daquele segmento.

E então, quer saber como a integração de sistemas transforma a gestão dos negócios de E-commerce e do Marketplace. Empresas tech e de produtos SaaS, do Atacado e do Agronegócio?

Confira!

E-commerce e Marketplace

Garantir os dados integrados em um único canal, facilita o e-commerce e o marketplace. Na atualização automática das informações de produtos, estoques e consolidação de pedidos.

Além disso, minimiza o esforço interno, que possibilita escalabilidade das vendas em múltiplas plataformas.

A integração de sistemas, permite integrar o e-commerce ao marketplace, Às ferramentas de marketing, como o CRM, o SAC, o ERP e financeiro, por exemplo.

Também é possível contar com um servidor, capaz de comportar qualquer tipo de integração de sistemas em épocas sazonais.

Empresas Tech e Produtos SaaS

Se a sua empresa vende um produto SaaS, pretende integrá-lo a outros players, fique atento, porque é comum os clientes pedirem por isso.

Então, saiba que a integração de sistemas, é a solução ideal para os desafios do seu negócio. Porque garante o controle e a manutenção das suas APIs.

Com a integração de sistemas, as empresas Tech e de Produtos SaaS, ganham com escalabilidade de servidor e gestão de log. Sem se envolver diretamente, com a equipe interna de desenvolvimento, por exemplo.

Isso porque elimina o backlog de integrações do produto/empresa, escala as integrações do produto e conecta aos sistemas do mercado. Sem correr o risco, de perder vendas por falta de integração.

Atacado

O controle da operação e do estoque, no caso de empresas do Atacado. São demandas bastante comuns e necessárias.

Dessa maneira, automatizar esses processos tem a possibilidade de uma visão centralizada da gestão. Sem a necessidade de processos manuais. Dessa maneira, são soluções efetivas para esse tipo de mercado.

Com a integração de sistemas é possível conectar logística, supply e delivery ao ecossistema da empresa e dos clientes.

Além disso, integrar as informações de estoque, o código de rastreio, os status de entrega e nota fiscal. Garante o controle da operação,  que otimiza os processos manuais e garantindo a visão centralizada do Atacado.

Agronegócio

Integrar a gestão do fluxo de dados, para a centralização das informações, onde a gestão se torna mais efetiva e estratégica. Afinal, essa etapa é fundamental para o universo da transformação digital do agronegócio.

Você quer uma integração de sistemas para o seu agronegócio? Então saiba que ela proporciona, a gestão de toda a operação agrícola e a automatização dos processos manuais.

Assim, elimina os prejuízos financeiros, por falta de gestão. Como também, estimula a produtividade e os resultados exponenciais de produção.

Isso porque reúne em um único canal, todas as informações sobre custo de produção. Como por exemplo, o controle para o plantio, o monitoramento de estoque e a identificação efetiva do controle de fertilizantes.

 

Os benefícios da integração de sistemas no agronegócio

 1 – Decisões melhores: os gestores geram valor com os dados, que a organização acumulou ao longo dos anos. Assim, criar modelos para as análises prescritivas e preditivas.

2 – Agilidade: acesso em tempo real a painéis, que contêm as informações mais importantes para a tomada de decisão em diversas áreas.

Além disso, a integração permite calcular, analisar e visualizar. Os principais KPI’s e métricas da empresa como CAC e ROI.

3 – Melhorias na experiência do usuário: dados integrados permitem análises aprofundadas, relevantes sobre a satisfação e comportamento dos clientes. Dessa forma, é possível pensar em estratégias para melhorar o relacionamento.

4 – Operações otimizadas: as ferramentas nutrem os funcionários com as informações que precisam trabalhadar. Onde o fluxo de informação reduz os riscos de erros, além de promover transparência e redução custos.

A informação rápida, contribui para detectar as falhas com antecedência. Assim, dando tempo para a correção de alguma etapa do serviço.

5 – Maior produtividade: equipes podem ser direcionadas para tarefas mais estratégicas. Dessa forma, se tornam mais engajadas nos processos do negócio e na busca por melhores resultados.

6 – Maior controle dos processos: com todas as informações centralizadas em um sistema informatizado, a gestão pode ser feita a qualquer momento. A centralização dos dados também contribui para um planejamento financeiro preciso.

 

Integração de sistemas DevApi

Está claro que a integração de sistemas, é a escolha decisiva para a transformação do agronegócio. Mas, saiba que, além dos aspectos técnicos.

O grande desafio do modelo de gestão integrada. É apresentar uma visão geral, de acordo com os objetivos e necessidades de cada negócio.

Você quer uma integração de sistemas para o seu agronegócio? A Crosoften é a parceira com a capacidade e experiência técnicas, que integra sistemas de diferentes linguagens e tecnologias.

Além disso, entrega as soluções que o seu negócio precisa, assim, para você alcançar os objetivos definidos.

Conheça a Crosoften, que desenvolve soluções de integração de sistemas, gestão de APIs e a satisfação dos nossos clientes.

Acesse www.crosoften.com.br, encaixe as peças da sua operação e escale o seu negócio!