Quer desenvolver um chatbot para sua empresa?

Quer desenvolver um chatbot para sua empresa e alavancar as suas vendas online? Leia o artigo e veja as vantagens desta ferramenta.

Quer desenvolver um chatbot para sua empresa e alavancar as suas vendas online? Leia o artigo e veja as vantagens desta ferramenta.

Criar um chatbot não é uma tarefa simples, porque requer bastante planejamento. Afinal, é um projeto que impacta positivamente o negócio.

De acordo com a Salesforce, 69% dos consumidores preferem usar os chatbots. Pois este software tem a velocidade de comunicar, com uma marca.

Portanto, os chatbots são uma inteligência artificial, onde a função específica é conversar com o usuário. Isto é, eles são tendências entre as empresas.

Uma das principais qualidades do bot é a adaptação. Por isso, é uma ferramenta versátil, que se adequa exatamente com a personalidade e linguagem da empresa.

Quer desenvolver um chatbot para sua empresa e otimizar o atendimento? Então, confira abaixo o passo a passo que a Crosoften, separou.

O ciclo de vida de um chatbot

Conforme as pessoas trabalham com chatbots complexos e com mais recursos. Todos os envolvidos no projeto, precisam planejar as etapas do processo de desenvolvimento.

A Crosoften, com experiência em criar centenas de bots avançados. Neste artigo, mergulharemos nas etapas de construção de um chatbot.

As etapas para criar um chatbot são as seguintes:

1. Os requisitos:

Essa é a etapa em que todos os requisitos de mercado para o bot são levantados. Por isso, defina o cliente-alvo, os pontos fracos, os fortes e quais os benefícios a solução proporcionará. É semelhante a qualquer outro projeto de software.

2. As especificações:

As especificações do produto, identificam os recursos e as funcionalidades do chatbot. Nesta etapa é descrito, por exemplo, se o bot integra com os outros sistemas para atender o cliente.

Todas as funcionalidades, devem contemplar os benefícios da solução na etapa de requisitos. A especificação inclui também as características do bot, que serão exigidas posteriormente na etapa de publicação.

3. O fluxo de Conversa

Diferente dos passos anteriores, a terceira etapa para criar um chatbot de sucesso. É exclusiva do processo de construção da ferramenta. Enquanto os sites e os aplicativos, têm interfaces estruturadas para um fluxo de conversação aprimorado.

Em vez de construir wireframes para os sites e os aplicativos. No chatbot constroem os fluxos de conversação, representam as interações do usuário.

Portanto, como a interface de conversação não tem guias ou comandos. O fluxo do bot orienta o usuário para realizar a tarefa desejada.

Do mesmo modo, o fluxo oferece o suporte aos recursos de NLP, Processamento de Linguagem Natural. No entanto, observe que o uso da NLP e IA (Inteligência Artificial) precisam de cautela.

4. A arquitetura

Nesta etapa, o projeto de engenharia desenha o chatbot. Que inclui o desenvolvimento de todos os componentes front-end e back-end.

Ou seja, o primeiro se refere à interface de conversação. Que traduz a entrada do usuário em ações específicas e vice-versa. Já o segundo, é a computação, que o bot realiza, bem como a integração com outros serviços da web..

5. O desenvolvimento

Após especificar a arquitetura para desenvolver o projeto. Isto é, os desenvolvedores começam a implementar o bot.

Além disso, os desenvolvedores também inserem, os pontos no fluxo que capturam dados do bot. Esses dados são fundamentais no estágio de monitoramento, durante a criação de um chatbot.

6. O teste

A etapa de teste se entrelaça, com o processo de desenvolvimento. À medida que o chatbot é desenvolvido, realize os testes para monitorar a sua eficiência.

Vale lembrar que o bot não é testado apenas no ambiente de desenvolvimento, mas também no canal real onde ele será implementado. Dada a diversidade de aplicativos e as diferenças na renderização de mensagens, esse pode ser um processo demorado.

Além disso, as diferentes plataformas de mensagens têm diferentes diretrizes. Como também as limitações de acesso para bots de teste e tudo é levado em consideração.

7. O deploy

Depois de desenvolver o chatbot, ele é hospedado em um ambiente de produção. Logo em seguida é preciso que os devops monitorem o bot.

8. Divulgue e Promova

Após lançar o chatbot, ele é divulgado para os usuários. Essa fase é elaborada pela a equipe de marketing da sua empresa.

9. Monitore

Assim que o bot for publicado, o seu desempenho e os resultados são analisados. Isso envolve a revisão dos registros de conversas, como também, das métricas de uso.

Aliás, analisar o comportamento de conversação, é diferente de analisar os caminhos de clique para os sites e os aplicativos.

A conversa ideal é aquela que permite aos usuários, realizar as suas tarefas com o mínimo esforço. Dependendo do contexto, isso significa conversas curtas ou mais longas. Aquela que impõe a menor carga cognitiva ao usuário é a mais eficiente.

Por fim, os desenvolvedores identificam e corrigem os pontos de abandono. Esses pontos, são as conversas que os usuários têm com o bot.

10. Repita Todo o Ciclo

Após todas essas etapas para criar um chatbot, é hora de pensar nas melhorias. A construção de um bot é sempre cíclica e, para identificar as possíveis evoluções, repita o processo novamente.

Construir bons bots não é uma tarefa fácil. Por isso, um pouco de estrutura e processo ajudam a alcançar o sucesso do projeto.

Por que criar um chatbot para a sua empresa?

O chatbot é, basicamente, um robô que se encaixa entre as tecnologias da chamada inteligência artificial.

Na prática, este recurso simula as conversas com uma abordagem humana. Ao mesmo tempo que automatiza as respostas fornecidas pela sua empresa. Por exemplo, em canais de comunicação como o WhatsApp, o Facebook ou o Instagram.

Agora criar um chatbot para a sua organização, é algo que traz vantagens competitivas à sua equipe comercial. Assim, ofertará uma resposta imediata ao consumidor.

Em relação aos objetivos do chatbot, vale a pena refletir sobre a necessidade do seu negócio atualmente. Imagine que você tem um restaurante e que atende pedidos por delivery para Uberlândia e Região Metropolitana, por exemplo.

Uma central telefônica certamente, não é o canal eficaz para atender todas as solicitações. Inclusive, o instituto PedidosJá, destaca que 42% das solicitações de comida no país, são feitas por apps ou pelo site e/ou canais digitais dos restaurantes.

Quais são as vantagens do uso de chatbot?

Uma das vantagens de usar o chatbot, é que ele adere em qualquer tipo de empresa e em diferentes setores.

Pois bem! Ele é capaz de fazer o trabalho de um atendente. Assim, facilita as respostas que são repetitivas e com mais agilidade.

Suponhamos que você possua um comércio de móveis. Portanto, investir em um chatbot, é uma excelente vantagem para o seu negócio.

Isso porque muda a forma de contato com a sua empresa. Consequentemente, permite que os seus potenciais clientes fiquem mais satisfeitos com a agilidade e soluções de problemas realizados sem ter que esperar por muito tempo. Aliás, ninguém gosta de ficar na fila de espera, não é mesmo?

Logo, a sua marca fica reconhecida e com bons feedbacks sobre os serviços e informações prestadas ao cliente.

Além do mais, o recurso fica disponível 24 horas por dia, independente se for feito o contato aos finais de semanas ou feriados. Sem dúvida, é fundamental que a sua empresa e o cliente não fique dias sem um retorno.

Quais são os benefícios em usar o chatbot?

Como já mencionamos anteriormente neste conteúdo, que o uso de chatbot possui grandes vantagens para a organização.

Por isso, veja quais são os benefícios em usar o chatbot:

  • Redução de custos;
  • Atendimento ágil e eficiente;
  • Possibilita a melhor experiência do usuário;
  • Entre outros.

Portanto, se você deseja melhorar a qualidade do atendimento. Como também, mais a satisfação para os seus usuários que entram em contato. Invista no chatbot. Afinal, existem dois tipos e você pode analisar qual o mais ideal para o seu negócio.

Existe a ferramenta mais simples e a mais avançada. Ou seja, a que é estabelecida por regras e a que é baseada na inteligência artificial.

Se você trabalha com bomba magnética, por exemplo. Invista na ferramenta chatbot baseada em regras, ou seja, estabelecida por diretrizes e que realizam as respostas pré definidas. Com as informações do preço e dos produtos.

Crie um chatbot e aumente a eficiência do seu negócio

Contudo, os resultados positivos que o chatbot oferece, a partir de uma estratégia bem definida. Isto é, não só na parte técnica, como também nas configurações. Como códigos de linguagem que serão utilizados nas conversas, que prioriza um tom de voz assertivo e humano.

Não basta ter um chatbot. É preciso implementar uma tecnologia que de fato vai otimizar o tempo dos seus colaboradores. Como também facilita, na hora de tirar dúvidas sobre o seu produto ou serviço com qualidade.

Quer saber como a criação de um chatbot aumenta a eficiência operacional do seu negócio? Entre em contato com a gente!

Peça uma demonstração ao nosso time de especialistas, tire todas as suas dúvidas sobre o desenvolvimento dessa ferramenta.

Outras Postagens