Quanto custa um aplicativo para a sua empresa?

Você quer lançar um aplicativo no mercado, mas não tem ideia de quanto custa para desenvolver uma solução exclusiva para a sua empresa?

Você quer lançar um aplicativo no mercado, mas não tem ideia de quanto custa para desenvolver uma solução exclusiva para a sua empresa? Então, continue a ler o nosso artigo e saiba mais, porque vem aí a STARTUP NOW!

Você sabia que o Brasil ficou na terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto em apps?

Pensando nisso, desenvolver um aplicativo é uma ótima ideia, mas existem inúmeras dúvidas de vários empreendedores. 

Quanto custa um aplicativo? Vale a pena contratar uma fábrica de aplicativos ou freelancer? Terei um custo alto de manutenção deste aplicativo?

 

Quanto custa um aplicativo simples?

Um aplicativo simples, é uma ótima solução para a sua empresa. Se o seu negócio é pequeno e pouco complexo.

Agora um software de prateleira, é para aquelas empresas com funcionalidades iguais as outras do mesmo setor. Portanto, ela não precisa de algo muito personalizado e robusto.

Se o seu aplicativo não precisa de uma interface muito elaborada, sistema de login, perfil de usuário, painel administrativo e integração com website. Este preço será em torno de R$ 15.000.

 

Quanto custa um aplicativo personalizado?

Um aplicativo personalizado, é para as empresas que precisam de uma solução mais complexa de automação. Que seja organizada de acordo com um planejamento que atende as particularidades.

Provavelmente, quem estiver buscando um produto neste segmento, terá um aplicativo com suporte a múltiplas plataformas, interface personalizada, compras dentro do aplicativo, sistema de login com e-mail e redes sociais. Além, da integração com website, perfil próprio, painel administrativo e até que seja multilíngue. Contudo, os valores podem ser bem altos e chegar até R$ 100.000 ou mais.

Tenha em mente que um aplicativo de qualidade custa caro, mas vale muito para a empresa. Mas tem um alto potencial de retorno e escalar seu faturamento.

 

Entenda quanto custa criar um aplicativo

O primeiro ponto é sobre os tipos de aplicativos: os nativos, os híbridos ou o webapp. O último tipo, é um website responsivo otimizado para funcionar em mobile. Agora a diferença entre os nativos e os híbridos é mais complexa.

Os aplicativos nativos e híbridos são os apps desenvolvidos para serem instalados nos celulares. Para tal, o pré-requisito é que eles estejam publicados nas lojas de aplicativos, ou ter o arquivo .apk disponível.

Embora pareça tudo a mesma coisa, os apps nativos são exclusivos, isto é, possuem linguagens de programação e outros requisitos tecnológicos dedicados à uma plataforma. Contudo, isso justifica o valor para o desenvolvimento nativo ser superior, uma vez que precisa de um volume maior de horas de dedicação e profissionais.

Por outro lado, os aplicativos híbridos são criados sob uma mesma linguagem de programação. Onde, são exportados de forma que rodem em plataformas diferentes. Ou seja, um mesmo código, plataformas diferentes. Portanto, o valor deste app é mais barato em comparação ao nativo.

 

O custo horas de desenvolvimento

As etapas para desenvolver um aplicativo, incluem a criação das telas, a codificação dele e o seu lançamento nas plataformas de download de apps.

Isto é, somente a etapa de desenvolvimento nativo de um app Android e iOS requer pelo menos 6 profissionais, excluindo os designers, a gestão de projetos e o time de qualidade.

Logo, o tempo de criação do aplicativo não é rápido, pois existem muitas etapas que também incluem a sua participação para validação. Em média, um aplicativo, híbrido ou nativo, leva 3 meses para ficar pronto aqui na Crosoften. Cerca de 2.880 horas de dedicação no total.

Isso significa um custo mensal a partir de 50 mil reais, no caso dos nativos. Por outro lado, os apps híbridos feitos em Flutter custam cerca de 33 mil reais ao mês.

Contudo, cada aplicativo tem a sua particularidade, alguns sendo mais complexos que outros. Dessa forma, há projetos que irão exigir muito mais tempo de dedicação, fazendo com que seu valor de desenvolvimento seja proporcional.

Aliás, se for necessário criar uma API, como no caso de aplicativos de bicicleta e patinetes compartilhados, a complexidade aumenta. Agora, se seu projeto de aplicativo se encaixa num escopo fechado da empresa de desenvolvimento, o valor é mais fixo.

Ou seja, o valor do custo irá variar conforme o contrato de terceirização.

 

Quanto custa manter um aplicativo?

Um aplicativo depende de outros fatores que extrapolam o desenvolvimento. Para guardar as informações dos usuários, o seu app precisa de um banco de dados. Este, por sua vez, estará salvo em algum servidor que possui seu respectivo custo.

Mas antes de chegar aí, ainda existe o custo para manter o aplicativo nas lojas. Para lançar o arquivo .apk na Play Store e App Store é preciso pagar taxas.

Onde o desenvolvedor precisa de uma conta para publicar um aplicativo. A Apple exige uma taxa de 99 dólares anualmente; o Google exige uma taxa única de 25 dólares.

Alguns outros possíveis custos para manter um aplicativo são:

  • Serviço de SMS
  • Serviço de Notificações Push
  • Geolocalização
  • Gateway de pagamento
  • Anúncios no aplicativo
  • Time de customer success (sucesso do cliente/usuário)
  • Time de suporte ao aplicativo

Vale relembrar que cada projeto de aplicativo é particular. Logo, o documento de requisitos de software é muito importante para mapear os custos de terceiros necessários.

Agora entenda essas funcionalidades citadas:

Os serviços de SMS

Para fins de segurança do usuário, as SMS são utilizadas para enviar tokens de autenticação para checar a veracidade do usuário ou validar um cadastro.

Portanto, se o escopo do seu aplicativo possui o cadastro de usuários, o serviço de SMS entra no custo do aplicativo.

Os serviços de Notificações Push

As notificações push são excelentes ferramentas de comunicação e para retenção de usuários. Isto é, depende do seu aplicativo, ele pode enviar mensagens quando uma etapa é finalizada. Por exemplo, um cupom de descontos é disponibilizado, entre outras possibilidades.

Por se tratar de uma funcionalidade inerente aos aplicativos, é bem provável que o serviço entre no escopo da sua aplicação.

A geolocalização

Um dos aplicativos mais populares atualmente é o Uber. Ele é um exemplo de app que exige integração com API de geolocalização. Portanto, todos os apps que requerem uso geográfico vão necessitar deste serviço terceiro.

Saiba mais: Mapbox ou Google Maps?

O gateway de pagamento

Seja um m-commerce, game mobile, um app com monetização por assinatura, ou outros, o pagamento no aplicativo é fundamental. Tal funcionalidade requer a integração com a API de um gateway de pagamento.

Os anúncios no aplicativo

Uma das formas de monetização mais comuns são os anúncios. Para que se efetivem, o SDK deve ser inserido no código do app. Nosso artigo de SDKs explica mais sobre o que significa a sigla e exemplos de serviços para anúncios nos apps.

O time de customer success

Os usuários utilizam aplicativos para solucionar problemas. Contudo, podem haver problemas no meio do caminho, esses que são resolvidos através da equipe de atendimento ao cliente.

Fintechs, por exemplo, requerem bastante deste atendimento, uma vez que operações financeiras podem dar problemas e/ou gerar dúvidas a todo momento. Assim, uma equipe qualificada e bem entendida do aplicativo deve estar preparada para garantir que o cliente se retenha na plataforma e mantenha o plano de negócios em funcionamento.

O time de suporte ao aplicativo

Toda plataforma está sujeita aos famosos bugs. A equipe de qualidade existe para prever todos os possíveis erros no código e evitar que eles aconteçam nas mãos dos usuários. No entanto, nem todos são previsíveis.

Assim, ter um time de suporte ao aplicativo é fundamental para coletar os erros e corrigi-los, especialmente se seu aplicativo for um  MVP.

Os aplicativos têm preço médio/alto, mas com qualidade e prazo

Uma das saídas mais eficientes para as startups já em fase de venda e crescimento. Ou as empresas já consolidadas (tanto software quanto demais serviços). É a contratação de empresas especializadas no desenvolvimento de software.

Isto porque, elas possuem alto grau de conhecimento para o desenvolvimento de soluções digitais das mais variadas. Pois, normalmente, a equipe para desenvolvimento das fábricas de software é composta por:

Analista de negócios: profissional que irá mapear junto com os clientes as regras de negócio para o escopo

Designer UX/UI: responsável pelo design da solução e experiência de usuário

Líder técnico: profissional que estimará o esforço da demanda e também apoiará a equipe de desenvolvimento de forma mais sênior.

Arquiteto de Software: profissional responsável por montar a arquitetura da aplicação, orientando as tecnologias mais recentes e atuando diretamente com um profissional de infraestrutura.

Analista de Infraestrutura: profissional responsável pela camada de servidores, banco de dados e desempenho da aplicação.

Gestor de Projetos: profissional responsável pelo bom andamento do projeto, controle de custos e de time, além do report gerencial para o cliente.

Analista de teste: profissional responsável por conferir bugs e erros de regras na solução desenvolvida pelos desenvolvedores.

Desenvolvedores: equipe que executará a solução, com perfis especializados nos mais diversos frameworks, além de profissionais especializados em front-end, back-end e infraestrutura.

 

Quanto custa a manutenção de um aplicativo: olhe para o futuro

Embora sempre haja um custo com a manutenção de um aplicativo após a publicação – mesmo que você não queira adicionar nenhuma funcionalidade –, esse valor pode variar bastante para mais ou para menos.

Evidentemente, isso dependerá dos objetivos de negócio atrelados ao produto. Para um app interno à empresa, com número de usuários, conteúdo e atualizações limitados, restringir-se a uma manutenção básica será suficiente por algum tempo.

Agora, se esse app for o seu produto, mais esforço será necessário – envolvendo todas as atividades standard e itens adicionais como analytics, time, features, serviços externos etc.

Precisa de ajuda para definir o escopo de seu app e para estimar os custos de manutenção? Fale com um time que soma 17 anos de experiência em projetos. Entre em contato com um de nossos consultores agora.

Outras Postagens