As vantagens de desenvolver um software sob medida

As vantagens de desenvolver um software sob medida

Uma das vantagens de desenvolver um software sob medida, é ter um sitema próprio, que auxilia no aumento da produtividade da sua equipe interna.

Nem sempre os softwares de prateleira, atendem totalmente às necessidades de um projeto dentro da empresa. Porque, cada organização tem as necessidades específicas.

Por esse motivo, muitas empresas optam pelo desenvolvimento de software sob medida. Já que é uma solução mais eficiente e adaptável ao contexto dela. Entretanto, nem todo negócio tem as condições adequadas para criar um software do zero. 

Afinal, os sistemas e as aplicações com as mais diversas finalidades, otimizam as operações e aumentam a produtividade. Assim, geram reduzem os custos e auxiliam na experiência do consumidor. Nesse contexto, quando a empresa implanta um software sob medida, gera benefícios.

Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber mais sobre a ferramenta e como ela auxilia o seu negócio. Então, acompanhe o nosso conteúdo, pois é sobre isso que vamos falar agora!

 

O que é um software sob medida?

Atualmente, é possível encontrar inúmeras opções de sistemas para os mais diversos objetivos. Inclusive, os números de setores que contratam empresas de TI, para desenvolverem softwares sob medida, aumentaram nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, segundo o estudo do Mercado Brasileiro de Software, da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) em parceria com o IDC (International Data Corporation). O setor teve um aumento de 10,5% em 2019, o que equivale a um faturamento de R$ 161,7 bilhões.

Todavia, em alguns casos as opções disponíveis não oferecem todas as ferramentas que a empresa precisa. Então para suprir as necessidades, os softwares sob medida são uma ótima opção.

 

Qual é a diferença entre software sob medida, customizado e pronto?

Na mesma medida em que a oferta de soluções tecnológicas aumentou dentro das empresas. Os métodos de comercialização de softwares também variam, de modo que atende às diferentes demandas.

Veja os três modelos disponíveis para contratar uma empresa de TI.

Softwares prontos

O softwares prontos tem as funcionalidades padronizadas. Isto é, ele é configurado para que o usuário, conforme as preferências e as necessidades das empresa.

Também são definidos como um softwares desenvolvido de maneira uniforme e vendido em massa. Por exemplo, o Adobe ou Microsoft Office.

Softwares customizados

Os softwares customizados contam com desenvolvimento pronto. Mas a diferença é que há a possibilidade de personalizar os módulos ou as funcionalidades.

Neste formato, durante ou após a entrega, as empresas solicitam adaptações geralmente disponibilizadas como serviço de consultoria.

Softwares sob medida

Os softwares sob medida é o sistema planejado desde as primeiras etapas, assim, atende às solicitações específicas de uma companhia.

Para que os resultados sejam realmente satisfatórios, é importante realizar uma análise interna. Na qual envolve as demandas, responsáveis pela utilização do sistema e os objetivos a curto, médio e longo prazos.

Quais são as vantagens de um software sob medida?

Antes de listar os benefícios de um software sob medida, é importante frisar que o modelo, assim como os outros citados. É voltado para as características específicas, como as demandas, o orçamento e outros fatores. Veja agora algumas razões para investir no formato.

Maior personalização

Certamente, o principal diferencial desse tipo de sistema é a completa personalização. Isso faz com que existam todos os recursos e funcionalidades capazes de melhorar a gestão e os resultados. Nos quais são escaláveis e adaptáveis conforme as mudanças ocorrem.

Bom custo-benefício

Como é de se imaginar, implantar um software sob medida tem um custo de investimento inicial maior do que os sistemas prontos. No entanto, por ser desenvolvido de forma totalmente personalizada, ao longo do tempo, eles trazem economia em relação à necessidade de investimentos em outras soluções.

Além disso, a otimização de processos que um software sob medida gera, contribui diretamente com o aumento da lucratividade.

Implantação facilitada

Por ser planejado desde o início para estar de acordo com as demandas organizacionais, os processos de implantação ocorrem mais facilmente.

Na prática, existe a criação de um cronograma de instalação de cada funcionalidade, que envolve os diferentes departamentos. Desse modo, ao contrário dos sistemas prontos, o formato não requer a paralisação das atividades, bem como está menos sujeito a erros.

Mais flexibilidade

A flexibilidade é uma das principais vantagens de um software sob medida. Isso porque o modelo acompanha a evolução das empresas, já que será sempre adaptado às expansões e necessidades que surjam ao longo do tempo.

Treinamento mais rápido

Independentemente do modelo de software escolhido, uma das etapas mais importantes é a do treinamento dos usuários. Afinal, por mais eficiente que seja uma solução, os responsáveis devem conhecer a fundo para que façam um bom uso.

No caso do software sob medida, essas capacitações são rápidas, já que a tecnologia é desenvolvida de acordo com o funcionamento de cada negócio.

Otimização das operações

Outra vantagem que vale a pena ser citada é a otimização dos processos organizacionais. Como o software sob medida é projetado para atender a demandas individuais. Automaticamente ele chega na empresa para melhorar as ações que já vinham dando certo e suprir gaps que prejudicam os resultados.

 

As etapas para implementação

O desenvolvimento de softwares sob medida, se baseia no conceito de metodologia ágil. O que significa que o projeto deverá ter o melhor resultado, de uma forma que priorize um curto espaço de tempo.

Para isso, são feitas entregas parciais durante todo o desenvolvimento. O que garante que o software será moldado ao que a empresa busca.

Esse desenvolvimento para implementação se divide, geralmente, em pelo menos 6 etapas, em um projeto de escopo aberto. São elas:

  1. A definição das regras do negócio;
  2. O planejamento e viabilidade;
  3. A validação das necessidades da empresa com os desenvolvedores;
  4. A montagem do protótipo e fase de testes;
  5. Na homologação e possíveis ajustes;
  6. Na manutenção.

Dessa forma, um software sob medida, é criado a partir da comunicação e das melhorias contínuas. O que de fato, minimiza conflitos, as divergências entre as finalidades. Que gera um resultado eficaz para atender as demandas com flexibilidade.

 

As vantagens e como ter esse benefício

A principal vantagem de ter um software sob medida é a exclusividade. Desse modo, o sistema é customizado de maneira funcional.

Essa personalização garante o benefício de ter uma identidade nas ferramentas utilizadas. Que torna a empresa mais forte perante a concorrência.

Além disso, atendendo aos processos específicos da empresa, o negócio ganha mais produtividade. Seja na gestão eficiente, na segurança, na integridade e na centralização de dados.

Contudo, antes de obter esses benefícios é imprescindível o empreendedor analisar o cenário da empresa. Como os custos da implementação e a integração dessa ferramenta com a equipe.

Até porque, em alguns casos, os softwares prontos atendem o que sua empresa busca. Portanto avalie com atenção o seu negócio.

 

Quais são os desafios no uso de um software sob medida?

Implantar um software sob medida também traz alguns obstáculos para as organizações. Para começar, se trata de uma solução de custo inicial maior do que os sistemas prontos. O que torna a tarefa um pouco mais complicada para as pequenas empresas.

Outro desafio é a falta de conhecimento sobre os processos internos da empresa. Algo que impede um desenvolvimento adequado deste tipo de solução.

Como você viu, os sistemas sob medida auxiliam significativamente a rotina empresarial e os resultados das vendas. Aliás, se você tem alguma dúvida ou pergunta sobre o assunto, entre em contato com os nossos consultores e tire as suas dúvidas!

Outras Postagens