Escolher a melhor solução para desenvolver o aplicativo mobile é extremamente importante para seu sucesso. É uma decisão complexa, pois cada solução possui seus pontos fortes e fracos. Essa escolha depende do que é melhor para seu negócio. 

Vamos entender melhor sobre as diferenças básicas entre app nativos, página mobile responsiva e plataforma híbrida?

 

Aplicativo Nativo

São desenvolvidos para uma plataforma específica. Ela utiliza a linguagem Java para Android e Swift para iOS.

Ele funciona de forma prática e simples, respondendo os comandos. Eles são estáveis, pois não precisa estar conectado na internet para funcionar, propondo uma ótima experiência para o mercado, pois não terá perdas por conta de erro na conexão.

Eles são complexos e dinâmicos, sendo desenvolvidos para aproveitar ao máximo a plataforma, explorando tudo que seu disposto oferece, com rapidez e organização.

Portanto o app nativo vem para tornar a vida dos empreendedores mais prática, otimizando processos e tornando tudo organizado e estável. 

O ponto negativo do app nativo é desenvolver duas aplicações distintas para atender boa parte do mercado. Por serem dois apps, a manutenção e suporte é duplicada, gerando um impacto no orçamento.

É muito utilizado quando deseja realizar apps complexos, focados na experiência do usuário ou ter um processamento de dados pesado.

 

Página mobile responsiva

Ela se adequa de acordo com o tamanho da tela que o usuário utiliza, criando algo que se adequa a desktop e dispositivos móveis.

Seu custo inicial, manutenção e suporte são menores do que o app nativo, é mais rápido para lançar, possui apenas uma versão sendo mais rápido de obter feedback do movimento dos consumidores no app. 

O lado negativo é que o processador será realizado no servidor da web e não no celular, sendo um app mais lento. O usuário também pode ser prejudicado por estar usando um navegador web, não obtendo acesso a alguns recursos do gadget.

 

Plataforma híbrida

Os apps que são desenvolvidos em multiplataformas possuem uma linguagem única, podendo ser convertido para Android ou iOS. Ele combina o desempenho e experiência do app nativo com a acessibilidade da página responsiva.

A plataforma híbrida está se tornando tendência no desenvolvimento de app, possuindo duas grandes plataformas: Xamarin que utiliza a linguagem da Microsoft e a React Native que se baseia na JavaScript.

Essa abordagem cria apenas uma base de código, assim não é necessário desenvolver e atualizar dois apps em linguagens diferentes, diminuindo o custo de manutenção. É simples, disponibilizando uma ótima experiência para o usuário. 

O lado negativo é que muitas linhas de código são especificas para plataformas iOS ou Android, onde a solução é usar componentes nativos, podendo perder o benefício de gerenciar apenas uma base de código.

Contudo a solução do desenvolvimento híbrido está crescendo de forma exponencial, empresas como facebook e google tem investido pesado nessa tecnologia. 

 

Portanto na hora de escolher qual a melhor solução para sua empresa, é importante conhecer bem seu mercado e qual o objetivo do seu aplicativo. Nós podemos te ajudar, com nossa experiência no mercado fornecemos a consultoria ideal para desenvolver seu projeto.

 

Fale com um de nossos consultores para saber mais sobre a solução ideal para sua empresa.

Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].