Projeto de Portabilidade de Dados – Parceria entre Google, Facebook e Microsoft

portabilidade dados

Nessa sexta (20/07), o Google em parceira com o Facebook, o Twitter e a Microsoft anunciaram o Data Transfer Project, voltado para a construção de ferramentas que possibilitarão a transferência de dados de forma direta de um serviço para outro, sem a necessidade de download e upload dos dados novamente.

Com código aberto, disponível no GitHub, juntamente com um documento que descreve o escopo do projeto, permitindo que qualquer um confira e colabore, a maior parte da base de código compõe-se em adaptadores que podem converter qualquer API proprietária para um agrupamento de dados padronizados.

O projeto da portabilidade de dados ainda está em desenvolvimento, e sem data prevista para conclusão.

De acordo com o diretor de privacidade e políticas públicas do Facebook, Steve Satterfield, a transferência de informações de uma plataforma para outra pode ser um processo trabalhoso, pelo fato de cada sistema ser arquitetado de uma maneira e utilizar estilos distintos de dados que podem requerer controles próprios de privacidade.

A inciativa visa facilitar a escolha dos indivíduos no uso do serviço de armazenamento de dados, de modo que, promove a competição, e dá liberdade para os usuários optarem pela plataforma que oferecem os melhores benefícios de acordo com suas necessidades.


A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *