No Brasil, investir no mercado mobile cresceu em ritmo acelerado nos últimos anos . Portanto, o conselho para as empresas a partir de agora, é investir no desenvolvimento de apps. Quer saber mais sobre o assunto?
Então, fique com a gente. Porque a Crosoften criou um conteúdo exclusivo que fala sobre este cenário da tecnologia. Que, aliás, está em constante desenvolvimento e gera lucro para os produtos vendenoo por um aplicativo.
Vamos lá?
É inegável o fato de que o uso de aplicativos está cada vez mais presente no dia a dia da população. Aliás, com o mercado mobile em expansão, a expectativa é de que até o final de 2021 o setor movimente US $6,3 trilhões no mundo.
Os dados são da Think Tank Pew Research Center, que estuda as principais questões de tendências e atitudes que moldam o mundo. Mostra, que o Brasil é o segundo país onde o mercado de apps que mais cresce. Atualmente, a Indonésia ocupa o primeiro lugar.
Apenas essas duas informações já possuem a força e a vantagem de investir em apps. Mas, caso você ainda não esteja convencido disso, as estatísticas sobre o uso de aplicativos no Brasil reforçam os benefícios de ter um app.
A facilidade oferecida ao investir no mercado mobile no Brasil
Enquanto há alguns anos era necessário ligar um computador, ou até mesmo fazer uma ligação para realizar uma compra. Atualmente, basta abrir um aplicativo no seu smartphone e ter todas as funções desejadas em poucos cliques.
Portanto, essa facilidade é uma das principais razões pelas quais o mercado mobile ganha espaço e está se expande rapidamente. Um exemplo que ilusstra esse sucesso são os apps de finanças.
Mobile first: Apps são a primeira opção do mercado no Brasil
Datas importantes para o comércio reforçam a ideia de que os aplicativos para empresa são fundamentais para quem deseja sucesso nos negócios online. Considerando, entre vários pontos, a facilidade de compra.
Entretanto, não é apenas em momentos bons que o mercado de aplicativos no Brasil e em demais países do globo se destacam. Com o isolamento que foi causado pelo coronavírus, os serviços dos apps tiveram um aumento significativo durante a quarentena.
Um exemplo, foram os aplicativos de delivery que apresentaram um aumento de 15% nas instalações entre os meses de fevereiro e março, comparados ao ano de 2019.
A importância da otimização de apps para o mercado mobile no Brasil
Nosso país é o dono da vice-liderança do mercado de apps, o que é já é favorável para o seu negócio. Contudo, faz com que os aplicativos no Brasil tenham mais concorrentes.
Então, para se destacar entre os demais, é necessário trabalhar na otimização, que abrange técnicas orgânicas e pagas para colocar seu app em evidência.
Aliás, diversos elementos em uma plataforma, são analisados e trabalhados para se evidenciar nas stores. Assim, tornar um dos apps mais usados no Brasil. Os três pontos fundamentais desenvolvidos para otimização de aplicativos são:
A inteligência mobile
A inteligência mobile é a responsável pela coleta de dados fundamentais para uma análise mais aprofundada do mercado de aplicativos e, também, dos principais concorrentes.
Com essas informações são coletadas com o uso de Big Data. Assim, é possível trabalhar o App Store Optimization (ASO), de forma mais assertiva.
A inteligência de reviews
Além de estudar os dados que envolvam o mercado e a concorrência. Também é importante saber a opinião dos usuários da plataforma para que o app tenha um melhor posicionamento na store.
É nesse ponto que a inteligência de reviews trabalha: ele analisa o sentimento do público pelos comentários feitos. Para isso, são utilizadas técnicas de machine learning.
O mobile performance
O foco do mobile performance é otimizar e, também, automatizar as campanhas de aquisição e rentabilização. Que através da DSP da Programática e do Retargeting — os três principais formatos de compra de mídia.
A mobile performance também contribui para a identificação de nichos qualificados, além de gerar insights. Uma vez que realiza uma análise de tendências e comportamentos no app.
4 Motivos para investir no mercado mobile no Brasil
1. Melhor posição em buscas online
Muita gente não sabe, mas os resultados obtidos em pesquisas por meio de computadores. São diferentes dos resultados em dispositivos móveis.
Além disso, os motivos estão ligados à velocidade de processamento dos dois equipamentos. Inclusive, no desktop, que obviamente, são as páginas mais pesadas que abrem sem nenhum problema.
Agora, em smartphones, a capacidade de processamento é mais lenta e, consequentemente, os resultados são diferentes.
Entretanto, os mecanismos de busca do Google, dão preferência para os sites desenvolvidos para dispositivos móveis.
Esses sites são responsivos e se adéquam a interface dos smartphones, assim, facilita o usuário acessar o possível cliente.
2. Mercado em constante crescimento
Você conhece alguém que não possua um dispositivo móvel? Acredito que não.
Atualmente, não ser uma pessoa conectada virou sinônimo de desinformação. E isso gera um reflexo positivo no mercado mobile.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo Google, mais de 90 milhões de brasileiros possuem um smartphone.
A mesma pesquisa também indicou que, quase 80% desses usuários, pesquisam sobre o produto antes de comprar.
Além disso, uma pesquisa realizada no mesmo ano pela e-bit. Destacou um crescimento de 15% nas compras on-line, que gerou um faturamento de R$ 41,3 bilhões.
E aí, afinal, você ainda espera o que para investir no mercado mobile?
3. O uso de aplicativos aumenta a cada dia
Seja para monitorar aquela corrida, conseguir receitas ou pedir aquela carona depois da balada.
O uso de aplicativos nos dispositivos estão presente a cada dia e aqui vão alguns dados que provam isso:
- Em média, 41 apps são instalados em cada smartphone;
- A cada minuto são baixados mais de 48.000 apps da App Store;
- Os usuários passam mais de 1h por dia usando os aplicativos no celular;
- Em média, um usuário navega 22 minutos na internet por meio de dispositivos móveis.
Portanto, as pessoas procuram cada vez mais por facilidade e um aplicativo, por mais simples que seja, pode fazer isso.
Um belo exemplo disso é que a própria Apple, paga mais de 10 bilhões de dólares para desenvolvedores de aplicativos.
4. O futuro está na palma da mão
Isto é, se adequar ao mundo mobile não é mais uma opção, é um dever. A mobilidade chegou e foi para ficar.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Telecomunicações. Os usuários de dispositivos móveis estão quatro vezes mais presentes na web do que aqueles que acessam por computador.
Resumindo, uma boa parte das pessoas presentes no ambiente digital por meio de smartphones e tablets. Anseiam por novidades que sejam capazes de resolver os seus problemas.
Conte com especialistas para destacar seu app
Aliás, para quem já tem uma plataforma e deseja integrar a lista de aplicativos mais usados no Brasil.
A Crosoften junto com os desenvolvedores, ajudam você a ter um aplicativo de ponta para a sua empresa. Além da equipe técnica, também tem uma consultoria online para que você possa sair na frente nas vendas.