Com certeza, com o avanço da pandemia o mundo avançou com a transformação digital. E de fato, o distanciamento social imposto às pessoas, fez que elas usassem mais a tecnologia.
Em função disso, o Banco Central do Brasil – BCB, antecipou um projeto que estava em andamento, que é o Projeto PIX. Que teve início em novembro de 2020.
Neste sentido, a tecnologia é um grande “player”.
De fato, existe certa preocupação com a proteção de dados. Porém, é importante ter certeza que as questões de segurança cibernética sejam confiáveis.
Atualmente, com a transformação digital em ritmo acelerado que a tecnologia trouxe nos últimos 10 anos. Onde, todo o ambiente de negócios, passou a utilizar os dados para o benefício dos clientes. Como também, a otimização dos serviços bancários prestados.
Um exemplo, é o Data Science, que estuda as disciplinas dos dados e informações. Entretanto, envolve diversas disciplinas:
- Computação;
- Estatística;
- Matemática;
- Conhecimento do Negócio.
Portanto, o investimento em tecnologia que armazena os dados está em alta, por que?
- Produção de dados – avançou muito em relação a custos e benefícios.
- Armazenamento de dados – Hoje a capacidade de guardar dados na nuvem, é significativamente mais barato.
- Análise de dados – Portanto, é mais barato produzir, salvar e analisar os dados.
Redes sociais e apps como empresa de finanças
Atualmente, as redes sociais e apps estão investindo em transferência digital, Por exemplo, o Whatsapp, que é um app que tem as três vertentes. Como também é o caso do Google, que já faz a transferência da moeda através do PIX do na Índia.
Porém, existe uma “corrida do ouro” entre as startups e bancos para juntar estas três vertentes:
- O conteúdo
- A mensagem
- Os pagamentos
De fato, com esta metodologia, terão mais condições de anunciar e vender os produtos, tudo através dos algoritmos e da inteligência artificial.
O aceleramento da implantação do PIX
Estas inovações são as razões pelas quais a implantação do Pix, abrange. Que, aliás, vai muito além de transferência digital.
Como o dado passou a ser um fator importante, para usar as informações para conseguir ótimos resultados melhores. Assim, permitindo que o mercado invista em inovação tecnológica como, melhores APIs e Apps.
A revolução do tokens
Os tokens são um passo revolucionário para garantir a segurança de todos os dados. Por ser instantâneo e durar poucos segundos, o token é muito utilizado para autenticar transações financeiras on-line, especialmente de bancos.
Em diversos países os ativos financeiros já estão sendo registrados em forma de token. Acima de tudo, o blockchain está por trás desse avanço tecnológico.
Com efeito, se as previsões se concretizarem, surgirão ativos financeiros negociados na forma de “smart contracts” ou contratos inteligentes. Que é um sistema de blockchain, consequentemente, irá tornar mais importante a criação de moedas digitais.
O advento das moedas digitais
O advento das moedas digitais não é novo, aliás, anos atrás as criptomoedas surgiram no mercado financeiro. Mas existem diferenças entre as moedas.
A moeda digital é toda virtual e pode ser armazenada. Por outro lado, a criptomoeda é um subgrupo das moedas digitais descentralizadas.
Neste contexto, a digitalização e tokenização a moeda digital se faz importante, tanto para transações locais e internacionais.
Em suma, com a transformação digital, muitas mudanças podem alterar a rotina e trazer um mundo novo que, com o tempo, vai tornar o mundo atual irreconhecível.