O Poder do Cloud na Transformação Digital da sua Empresa

No Brasil, a transformação digital evolui nos últimos anos. Segundo, os dados da última pesquisa TIC Empresas, teve aumento no uso de tecnologias, inclusive a computação em nuvem.

 

Os dados, comparados em 2017 com 2019, apontaram:

O armazenamento de arquivos ou bancos de dados, cresceu de 25% para 38%;

O uso de software de escritório em nuvem, ampliou de 20% para 27%;

A capacidade de processamento em nuvem, foi de 16% para 23%.

O mercado global de computação em nuvem crescerá de US $371,4 bilhões em 2020 para US $832,1 bilhões em 2025. Além da taxa de crescimento anual de 17,5%, segundo o relatório da Research and Markets.

 

Cloud computing como motor da transformação digital

O IDC fez, em 2020, uma pesquisa com 17 organizações na América Latina, que migraram no ano passado para as soluções cloud AWS:

61% de redução com custos operacionais,

74% de crescimento na eficiência das equipes de TI.

A cloud computing melhora as operações e o suporte ao cliente, por exemplo. Ao mesmo tempo, economiza custos e permite que os colaboradores trabalhem remotamente. Portanto, é um recurso mais do que necessário em tempos de ‘novo normal’.

Aliás, é importante repensar nos processos de negócios complexos e otimizar as principais áreas operacionais.

 

6 maneiras que computação em nuvem otimiza o processos de operação e o gerenciamento de sistemas:

 

1- Maior agilidade

A princípio, a computação em nuvem oferece agilidade por meio de seu autoatendimento sob demanda para vários dispositivos.

Portanto, permite a implantação e o compartilhamento de recursos rapidamente em tempo real. Contudo, a agilidade possibilita que as empresas inovem, porque, com que novos produtos e serviços que sejam desenvolvidos e lançados no mercado.

 

2- Redução de barreiras

A quantidade de dados serão armazenadas em um mesmo sistema. Aliás, os colaboradores em diferentes áreas podem acessar, analisar e usar os dados em conjunto.

Essa funcionalidade abre novas oportunidades de colaboração, especialmente entre unidades de negócios que antes não o faziam.

 

3- Explorar novos processos de negócios

Continuando, com a computação em nuvem, as empresas podem explorar novos processos de negócios.

Reconsiderando a forma como as funções de back office são realizadas, frequentemente, esses processos levam a novos produtos e serviços que geram novos fluxos de receita.

Para isso, o custo e a performance de aplicações de nuvem chegarão a um ponto determinante para o futuro dos negócios. Como efeito, de soluções como Machine Learning e Inteligência Artificial, portanto, cada dia mais viáveis e eficientes para qualquer empresa.

 

4- Redimensionamento dos negócios

À medida que as empresas crescem, muitas vezes é necessário aumentar ou diminuir certos sistemas.

Os dois tipos de escalonamento são mais fáceis. Em muitos casos, certas ferramentas podem ser ajustadas automaticamente para responder ao dimensionamento necessário, sem intervenção humana.

Dessa forma, o tempo de implementação pode ser reduzido de semanas ou meses para dias ou horas.

 

5- Otimização da segurança

A computação baseada em nuvem usa protocolos de segurança complexos e de várias camadas que mantêm os dados salvos contra ameaças virtuais ou físicas.

Por outro lado, durante a migração para a cloud computing é necessário levar em conta abordagens de segurança como o cloud secure by design. Que aliás, permite avaliar os riscos de uma estrutura.

Alguns requisitos do cloud secure by design para proteger implantações de soluções cloud são:

criptografia,

segurança de terminal,

identificação e

controle de acessos.

Além disso, escolher o tipo de criptografia apropriada é a melhor forma de proteção de dados migrados, principalmente para a nuvem pública.

E, quando os serviços de internet pública, é necessário ter atenção especial à segurança do terminal. Com isso, evite o risco de criar pontos de acesso para ataques virtuais.

Por outro lado, o controle de acesso, é necessário que colaboradores e fornecedores usem nuvens públicas e privadas. Além de outros recursos, para manter o controle e o monitoramento de segurança.

 

6- Continuidade de negócios

Em caso de desastre natural, incêndio, vandalismo ou roubo, existe um risco significativo de interrupção ou destruição de negócios.

Em muitos casos, as funções de negócios podem ser restauradas temporária ou permanentemente de locais alternativos, mantendo as operações em funcionamento.

 

Conclusção:

A Crosoften é uma empreiteira digital com a missão de auxiliar empresas, com novas tecnologias que compõem a transformação digital, como a cloud computing.

Apoiamos a estrutura de TI, para que sua organização seja capaz de obter a máxima eficiência e competitividade no negócio.

Por fim, quer conhecer mais sobre a crosoften e inspirar a transformação digital da sua empresa?

Então, acesse www.crosoften.com

Outras Postagens