Iniciar uma estratégia de marketing digital pode ser complexo, e esse conhecimento vem acompanhado da prática e experiência. O funcionamento do marketing digital é teoricamente bem simples, como você vai perceber isso ao longo deste blog post. No entanto, colocá-lo em prática é o grande desafio.

“Curtidas não pagam as contas. Vendas pagam.” – Noah Kagan

Geralmente, o marketing digital é associado a criar postagens nas redes sociais e gerar curtidas. Sabemos que o engajamento é muito importante e gera visibilidade, mas o foco mesmo é gerar resultados e leads qualificados. Para isso, sempre há um objetivo por trás de cada post, intimamente ligado ao objetivo geral do planejamento de marketing digital.

As ferramentas são muitas e as opções de canais e estratégias são inúmeras. Por isso, é preciso avaliar a situação da sua empresa, o seu segmento, seus concorrentes, pontos fortes e fracos, para então decidir qual o melhor plano de ação que trará os resultados esperados.

Levantamento

O primeiro passo é realizar o detalhamento do negócio da empresa. Aqui, é preciso compreender as dores, vantagens competitivas, concorrentes, dentre outras informações importantes, para que seja elaborada uma estratégia sólida focada em aumento de resultados palpáveis e mensuráveis.

Planejamento

Após compreender a fundo o produto ou serviço da empresa, podemos passar para uma etapa de planejamento, na qual serão avaliadas as melhores opções para que sejam alcançados os resultados esperados pela empresa.

Desenvolvimento

Após aprovação do planejamento, pode-se dar início ao desenvolvimento das estratégias para gerar os resultados positivos planejados, este processo é contínuo e repetitivo ao longo do tempo.

Análise e Ajustes

Com o desenvolvimento do marketing digital é preciso realizar sequências de análises e ajustes que irão garantir que as estratégias estejam sempre aderentes ao mercado e também às expectativas de crescimento constantes, a empresa precisa analisar, ajustar e ampliar os resultados de forma contínua e prolongada.

O principal objetivo do marketing digital deve ser trazer leads qualificados para sua equipe comercial trabalhar, quer você tenha budget para anúncios ou não. Simples, objetivo e rápido.

Quer ler mais sobre o assunto? Confira nosso e-book: “Guia definitivo de marketing digital para pequenas e médias empresas”.