Os Softwares para as Distribuidoras Agropecuárias

O número de softwares para as distribuidoras agropecuárias no Brasil, está cada vez maior

Os softwares para as distribuidoras agropecuárias no Brasil, está cada vez maior. Portanto, esse crescimento se deve a busca dos empreendedores por automatizar as rotinas e o atendimento ao agricultor.

Em virtude disso, as empresas de TI tiveram o crescimento na demanda no desenvolvimento de softwares para o agronegócio. Tudo isso para facilitar o trabalho dos vendedores do setor e assim, proporcionar os melhores resultados na venda.

Qual o cenário do mercado agrícola?

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea, Esalq/USP. Estima-se que a participação do mercado agropecuário brasileiro, ultrapassará os 30% do PIB do setor até o final de 2022. 

Além disso, uma outra pesquisa, do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE. Indica algumas estimativas promissoras para o setor em 2022 e para os próximos anos. 

De acordo com os estudos, há uma perspectiva de crescimento do valor adicionado ou o VA, de 2,6% no setor do agronegócio para este ano. 

Como investir no desenvolvimento de software, para obter resultados no mercado? 

Assim como outros setores da economia nacional, o mercado agropecuário brasileiro. Requer investimentos na infraestrutura tecnológica e na capacitação adequada. 

  • Invista na otimização de processos, como por exemplo. Nas ferramentas, nos sistemas integrados, nos softwares etc.
  • Automatize o atendimento ao cliente com tecnologias, como os chatbots.
  • Acompanhe as tendências e novidades da tecnologia voltada para a agricultura.
  • Invista na capacitação profissional da sua equipe.
  • Busque novas soluções tecnológicas que agreguem na produtividade, na redução de custos e na eficiência operacional.

 

As vantagens do software no gerenciamento das distribuidoras agropecuárias

Portanto, já é realidade que a transformação digital chegou no campo. Aliás, com a introdução da tecnologia, é fato que as tarefas na agropecuária se tornam mais assertivas e eficientes com um software para auxiliar nas tarefas.

Isto é, com o desenvolvimento de softwares de gestão, atualmente é de extrema importância para automatizar todos o s processos que ainda são feitos manualmente.

Para isso, um software para revendas agrícolas, conta com funcionalidades específicas. Que integra todos os departamentos em um único lugar.

Confira quais funcionalidades são indispensáveis para seu negócio:

Administrativas e Financeiro

Um software para as distribuidoras agropecuárias, as funcionalidades administrativas são destinadas para a manutenção de dados cadastrais. Continuando, o histórico de informações de clientes, os registros de documentos e o controle dos contatos do negócio.

Além disso, é possível contar com uma análise detalhada dos resultados, que ajudam nas decisões assertivas. Já a parte financeira, precisa de uma atenção especial.

Afinal, é ela que dispõe de total controle dos gastos, dos lucros, do fluxo de caixa e todo o registro geral.

Assim, no sistema específico para gestão, permite uma melhor capacidade de definir investimentos futuros.

Fiscal e contábil

Sabemos que a parte fiscal e contábil precisa ter um bom controle da revenda. Por isso, é indispensável que o sistema realize o armazenamento de documentos fiscais, bem como emissão de notas, controle financeiro, entre outros.

Além de outros controles e informações, como:

  • Geração e exportação de SPED Fiscal;
  • Emissão NF-e, NFC-e, CT-e e MDF;
  • Acesso ao DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;
  • Registro das alíquotas dos vários impostos federais;
  • Emissão de inventário;
  • Análise de indicadores de liquidez e CMV.

Dessa maneira, é possível ter mais controle e previsibilidade nos resultados dos negócios.

Compras, vendas e estoque

Um bom controle de estoque, preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar os problemas, perda da validade e na diminuição nas falhas do controle das receitas.

Quando você faz o controle das suas vendas, sabe quais produtos saem mais. O que os clientes preferem e assim pode se planejar para atender às demandas com mais cuidado. Assim, oferecendo os produtos com as marcas e/ou bandeiras que mais tem saído.

Além disso, é comum o distribuidor de insumos fechar uma venda através de um sistema. Isto é, onde o produtor rural compra a prazo, depois paga com parte da sua futura produção.

Dessa maneira, contar com um sistema de gestão é fundamental para otimizar processos e reduzir a chance de erros operacionais.

Sendo assim, os softwares para as distribuidoras agropecuárias, atende de maneira específica as necessidades para o agronegócio, como:

  • Gestão efetiva da carteira de pedidos de venda.
  • Emissão documentos fiscais e operacionais.
  • Controle de comissionamento.
  • Visualização das múltiplas tabelas de preços.
  • Gerenciamento da equipe externa de vendas.
  • Disponibilidade de um receituário agronômico.
  • Apuração de comissões de venda.
  • Acompanhamento de metas comerciais.
  • E muito mais!

 

Conclusão

Com base em todas as informações que foram abordadas ao longo deste artigo. O desenvolvimento de software para as distribuidoras agropecuárias, está em constante crescimento.

Diante disso, a Crosoften está pronta para desenvolver softwares no segmento do agronegócio. Então, entre em contato com os nossos consultores, tire as suas dúvidas e faça um orçamento para desenvolver um sistema para a sua loja.

Bom, é isso! A CroSoften acredita que essas informações tenham te ajudado. Até a próxima!

Outras Postagens