No artigo de hoje, você entenderá como elaborar o escopo do projeto do seu app, de uma forma direta e com exatidão para atingir as metas do seu projeto.

Isto é, o escopo é a definição da construção de um projeto, que é realizada em equipe. Caso esteja trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo ou software, por exemplo, é importante se alinhar com a equipe de TI que irá desenvolver o seu produto.

Os benefícios de definir o escopo do projeto no início

A definição do escopo do projeto é um elemento essencial do seu planejamento. Isto é, em uma declaração de escopo clara, o projeto fica incompleto, o que causa atrasos e esgotamento da equipe.

Portanto, ao elaborar o escopo do seu app, ajuda a visualizar todo o ciclo de vida do seu projeto. Assim, garante que os seus objetivos sejam atingíveis. Especificamente, a definição do escopo de um projeto permite fazer o seguinte:

  • Assegurar que a equipe entenda com clareza os limites do projeto.
  • Gerir as expectativas e conseguir a sua adesão.
  • Reduzir os riscos do projeto.
  • Orçar e gerir os recursos de modo apropriado.
  • Adequar o projeto aos seus principais objetivos.
  • Prevenir os desvios de escopo.
  • Estabelecer um processo de solicitação de alterações para projetos complexos.

8 etapas para definir o escopo do seu projeto

1. Comece com os objetivos do projeto

Antes de elaborar o escopo do seu app, estruture os objetivos do projeto. Ou seja, planejar as etapas do desenvolvimento do seu app, até o lançamento dele no mercado. Por isso, o escopo ajudará no alcance de onde se quer chegar com o seu produto.

2. Elabore um planejamento de recursos, caso ainda não tenha um

Além dos objetivos do projeto, também é necessário ter uma noção dos recursos à sua disposição.

Portanto, defina o plano de gestão dos recursos antes de criar o escopo do seu projeto. Dessa forma, você saberá exatamente quais os métodos disponíveis quando esboçar a declaração de escopo do projeto.

3. Levante outros requisitos de projeto

Há outros elementos importantes no início do planejamento do projeto. Mas, por ora, você deve se concentrar naquilo que afetará o escopo. Lembre-se de que ele é a maneira que você tem de documentar os limites.

Bem como os principais objetivos, orçamento, recursos e entregáveis do projeto. Mas se acaso, houver algo que possa atrapalhar esses aspectos, monte um cronograma e reúna todos os elementos nesta etapa.

4. Faça um esboço da declaração de escopo do projeto

Este é o momento de juntar todos os elementos da pesquisa que você compilou num mesmo lugar: a declaração de escopo do projeto. Ela deve, portanto, explicar o que você fará ou não durante o desenvolvimento e também esclarecer o porquê.

Dependendo da complexidade do seu projeto, essa declaração precisa de uma lista com as especificações corretas sobre o desenvolvimento. Qualquer que seja a extensão, descreva os objetivos e indique o que ele abrangerá.

Se precisar de ajuda para definir o escopo, comece respondendo a estas perguntas:

  • Por que estamos trabalhando neste projeto?
  • Quais são os nossos objetivos e entregáveis?
  • Quais são as nossas limitações?
  • Qual é o orçamento e quantos funcionários e recursos estão disponíveis?
  • Quais membros da equipe trabalharão neste projeto?
  • Qual é o prazo para os nossos entregáveis?
  • Qual é o cronograma a cumprir?
  • O que está fora do escopo?

5. Obtenha a adesão e aprovação dos participantes fundamentais

Antes de aprovar a declaração de escopo do projeto, assegure-se de contar com a adesão dos participantes.

Esta é a sua oportunidade de reordenar as coisas, repensar os objetivos do seu projeto e decidir o que faz parte dele ou não.

Assim que o desenvolvimento do seu app estiver em andamento, ficará inviável modificar algum elemento da sua declaração. Portanto informe claramente o escopo aos participantes.

6. Estabeleça um processo de controle de mudanças, se necessário

Caso haja muitos participantes ou você esteja em uma iniciativa complexa. Talvez valha a pena estabelecer um processo de controle de mudanças.

Entretanto, em projetos grandes ou complexos, é inevitável que algumas coisas mudem. Quem sabe o seu cronograma seja otimista demais ou, talvez, os comentários de novos clientes causam a modificação de vários entregáveis importantes.

Porque, ninguém deseja ter um projeto impossível de modificar, mas tampouco querem que alguém faça as alterações do escopo.

Continuando, um sistema de controle de mudanças consiste no conjunto de etapas já definidas. Onde os participantes devem cumprir as tarefas antes de aprovar uma mudança.

Para criar esse sistema, estabeleça uma forma pela qual a equipe do projeto e os participantes enviam solicitações de alteração. Como, por exemplo, usando um formulário central de entrada.

Em seguida, a equipe responsável deve revisar as mudanças e verificar se a solicitação de alteração é relevante para incluir no projeto. Aliás, caso aprovada, reveja a prioridade de alguns dos trabalhos já planejados, a fim de evitar que essa modificação desvie o escopo original.

7. Compartilhe a sua declaração de escopo do projeto com a equipe

Depois que os participantes verificarem e aprovarem o escopo do projeto, compartilhe-o com a sua equipe de projeto. Certifique-se de que ela conta com uma solução completa para acessar todo o seu trabalho, como uma ferramenta de gestão do trabalho.

8. Revisite a declaração de escopo do projeto durante o andamento

Aliás, consultar o documento de escopo do projeto com frequência ajuda a permanecer na direção certa e colabora para evitar o risco de um desvio de projeto.

Caso alguém inclua novos elementos no projeto e que não passaram pelo processo de controle de mudanças. Indique na declaração de escopo para a pessoa e incentive-a a enviar as ideias na forma de uma solicitação formal de alterações.

Defina limites saudáveis com o escopo do projeto

Por fim, a elaboração do escopo do seu app, é uma ótima ferramenta para assegurar que o desenvolvimento do seu app esteja em dia.

Como também, é uma excelente maneira de dar apoio à equipe do projeto e prevenir o esgotamento.

No entanto, um escopo de projeto só é útil se for de fato comunicado, Por isso, apresente o documento de escopo do projeto no início das atividades, e estimule a sua consulta ao longo do processo.

Aliás, gostou de saber mais sobre o escopo do projeto? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja contar com suporte especializado. Então, entre em contato conosco!