Os benefícios da tecnologia nas empresas tornaram os negócios otimizados e acelerou a tomada de decisões.

Na história existem inúmeros exemplos que confirmam como a tecnologia revolucionou os produtos. Os serviços, a forma como eles realizam e oferecem aoconsumidor.

Então o que seria do empreendedor sem a energia elétrica e sem a internet? Isso apenas para citar duas das mais importantes tecnologias da história.

A internet, inclusive, deu origem a várias ferramentas e o surgimento de softwares. Que realmente são úteis para uma empresa, independentemente do seu porte.

Os benefícios da tecnologia nas empresas a partir das vendas online.

Não por acaso, que no Brasil o faturamento chegou a R$ 53,4 bilhões no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Portanto, como a transformação digital está cada vez mais presente nas empresas. Todos os setores são impactados com a inserção de softwares para otimizar os processos de produção.

Neste momento de aceleração da tecnologia, com uso de Big Data, IoT e demais inovações de análise de dados. Faz com que os líderes e colaboradores trabalhem de maneira estratégica. 

Assim, é possível avançar os diversos processos organizacionais e auxiliar na gestão e prevenção de riscos.

Diante deste cenário, avaliamos os principais desafios das empresas e como a transformação digital é utilizada para trazer benefícios. Acompanhe!

Os benefícios da tecnologia nas empresas

Conforme o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020). Cerca de 87,5% das empresas no Brasil, realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital. Portanto, essa pesquisa ficou acima da média mundial, de 80%. 

Contudo, é importante esclarecer que a transformação digital depende de uma mudança de mindset dos gestores e das modificações estruturais. 

Portanto, não basta apenas contratar os melhores desenvolvedores de softwares. Aliás, é fundamental que os executivos conectem e estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Quais são os benefícios da tecnologia para as empresas?

Há uma enorme quantidade de vantagens ligadas ao uso de boas tecnologias. Aliás, elas são modernas, precisas e ágeis. Além de garantir que os funcionários estejam qualificados e os clientes bem atendidos.

Leia mais neste artigo os benefícios da tecnologia!

Os Benefícios da Integração de Sistema

A Integração de Apps nos Processos Empresariais

Por que Investir no Mercado Mobile no Brasil?

Quer Desenvolver um Software para a sua Empresa?

Continuando, com a integração de tecnologias dentro da empresa reduz os custos, ajuda na organização das finanças, dando mais visibilidade a todos os gastos da empresa.

Com isso, é possível checar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos.

A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, que reduz ou até elimina a necessidade de controles manuais. Além disso, ela também padroniza os processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.

Com isso, diminui a incidência de erros ou a necessidade de retrabalhos. Entretanto, os profissionais também são beneficiados, pois têm mais segurança ao longo do expediente e fazem entregas mais precisas.

Por outro lado, as máquinas estão menos sujeitas a erros do que o cérebro humano. Portanto, o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.

Quais são as principais tecnologias que beneficiam as empresas?

Diversas organizações usam algumas soluções tecnológicas, que trazem benefícios na gestão de pessoas, no aumento do faturamento.

O Big Data

Hoje, coletamos e armazenamos as informações por meio digital, o que provoca o acúmulo de um enorme volume de dados.

Chamamos esse universo de informações de Big Data, que já é utilizado em diversas frentes, tanto no relacionamento com os clientes quanto na gestão de pessoas e na análise da concorrência.

O Blockchain

Geralmente associado a bitcoins, o blockchain é um grande banco de dados que armazena diversas informações.

O blockchain é usado para a assinatura de contratos, no compartilhamento de dados de clientes com a manutenção do sigilo e no registro de documentos. Como também, na geração de certificados e apólices de seguro.

A Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial otimiza os diversos processos, assim facilita a realização de tarefas.

Entre as diversas aplicações dessa tecnologia, estão o uso de chatbots, o assistente pessoal digital e as aplicações em ferramentas de gestão.

O Cloud computing

O cloud computing é o armazenamento de informações e de softwares na nuvem , tanto em empresas quanto no nosso cotidiano.

Essa solução aumenta a segurança das informações, graças à aplicação da criptografia, que permite o acesso apenas a pessoas autorizadas.

Afinal, os documentos são vistos de qualquer lugar, que precisa apenas de um dispositivo (um computador, um notebook ou, até mesmo, um smartphone).

Que traz agilidade e diminuiu as distâncias, permitindo uma gestão muito mais precisa e, até mesmo, o trabalho em equipe, que é composta por pessoas de diferentes países.

A Geolocalização

Talvez você não saiba, mas a geolocalização é uma importante ferramenta de apoio, pois é uma tecnologia que funciona em dispositivos. Inclusive os móveis, que apontam com precisão a localização de pessoas, das estruturas, de lugares, dos pontos geográficos. 

Esse recurso é um aliado para as empresas, pois ajuda nas tarefas externas. Assim, consegue mapear e registrar com segurança tudo com geolocalização.

O Building Information Model (BIM)

Também bastante indicado para o setor da construção, o BIM ou modelagem da informação da construção. É uma ferramenta que realiza um conjunto de informações geradas e mantidas por todo o ciclo de vida de um edifício.  

Esse recurso gera relatórios e checa o processo de construção, além de ajudar na transparência e publicidade dos dados. Por isso, é tão aplicado nas empresas. 

O Sistema de gestão empresarial

Também conhecido como ERP,  ele auxilia na área administrativa e fiscal. Mas também é bastante útil para sustentar a política da empresa. Isso é possível justamente por gerenciar informações importantes, especialmente fiscais. 

Além disso, esse tipo de software unifica e padroniza os processos, o que dificulta os erros e, em paralelo, beneficia as empresas. 

Como se preparar para essa revolução tecnológica?

O aparecimento e o uso das soluções tecnológicas só tendem a crescer. Afinal, o ser humano sempre busca maneiras de melhorar o trabalho.

Para isso, é importante que a empresa, principalmente os funcionários, estejam preparados para essas mudanças e alcançar uma adaptação rápida.

Um dos pilares é a implantação de uma cultura organizacional que favoreça a inovação e estimule não só a adesão a ferramentas diferentes. Mas também o surgimento de novas ideias e soluções.

E você, quais tecnologias o seu negócio utiliza? Quer saber mais sobre como ela pode te ajudar? Conheça a CroSoften, somos uma empresa dedicada a desenvolver soluções que tornem a gestão da sua empresa mais fácil.