Os aplicativos aceleram a transformação digital das empresas

Com o avanço da pandemia e a mudança no padrão de consumo dos clientes, nunca as empresas investiram tanto em tecnologia como agora. O desenvolvimento de apps cresce para atender a demanda e continuar ativo no mercado digital vendendo os produtos.

A prova disso é o mais recente levantamento feito pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em parceria com a IDC, que destacou uma projeção de crescimento de mais de 10% para o mercado de desenvolvimento de software no Brasil em 2021.

É claro que todo esse avanço tem impactado profundamente o mercado nacional de tecnologia. Mas de que forma? Como as empresas que estão na outra ponta desse negócio, ou seja as fábricas de software, estão lidando com a alta procura? E o que esperar para os próximos anos?

 

Empreiteiras digitais na liderança

Protagonistas desse crescimento, as empreiteiras digitais viram sua demanda por apps e sistemas de gestão mais do que dobrarem nos últimos meses.

Isso porque, devido à quarentena e às medidas de isolamento social, as empresas estão apostando cada vez mais na contratação de profissionais de TI e na modernização da sua estrutura digital. O objetivo é atrair os consumidores para as lojas, agora virtuais.

Tanto investimento assim tem um motivo. É que de acordo com a líder global de análises móveis, App Annie, só no segundo semestre de 2020, as pessoas gastaram mais de 200 bilhões de horas em aplicativos mobile.

O Brasil, que registrou um aumento de 20%, ficou atrás apenas da Índia na lista de países que lideram esse ranking. Ou seja, se antes o investimento em TI era tido como um complemento das frentes de negócio, agora as empresas brasileiras veem isso como parte-chave das ações de crescimento.

Esse novo padrão de consumo tem causado uma intensa corrida rumo à Transformação Digital por parte das empresas brasileiras, que enxergam nas fábricas de software uma alternativa mais rápida e prática de lidar com a falta de profissionais de TI especializados no mercado.

 

Empresas cada vez mais exigentes

De olho nas tendências tecnológicas, as empresas brasileiras têm concentrado seus esforços (e investimentos) em tecnologias e funcionalidades cada vez mais específicas.

Na prática, isso quer dizer que as empresas que contratam uma fábrica de software hoje querem oferecer aos seus clientes muito mais que um aplicativo funcional. Elas querem entregar uma experiência de uso totalmente imersiva que integre o usuário à solução digital de um jeito personalizado e inovador.

Outro ponto que chama a atenção nessa relação é a segurança dos dados pessoais dos usuários. Com a LGPD em vigor, as empresas passaram a se preocupar muito mais com as informações pessoais dos seus clientes.

Resultado? Um boom nas solicitações de privacidade, que inclui desde a reformulação dos termos de contrato à divulgação das informações dessas pessoas para empresas terceiras.

 

O impacto da tecnologia no mercado

Para entender de perto como esse crescimento tem impactado o mercado das fábricas de software. Basta analisar como o comportamento do consumidor mudou nesses últimos meses.

Com a tecnologia em mãos, estão cada vez mais exigentes, fazendo com que as empresas busquem novas alternativas e possibilidades de crescimento na área de TI. Com mais proficiência em tecnologias específicas no mercado e que são cada vez mais raras.

Como a demanda é grande e a oferta é insuficiente, essa procura tem se voltado para as fábricas de software, que entregam isso e ainda oferecem maior valor agregado.

Para se reinventar no mercado tecnológico, a empresa precisa se manter à frente e competitiva. Se não fizer, uma startup vai fará no lugar. Então, entender esse movimento é crucial para as empresas e não é algo de uma vez só, precisa ser contínuo, precisa fazer parte da cultura.

 

Reinvenção de grandes empresas frente a essa mudança no perfil de usuário

Um exemplo desta transformação é a BMW. Recentemente, desenvolveu um app diferente, com a ideia de fazer justamente com que tanto os clientes quanto os apaixonados pela marca tivessem uma experiência de uso imersiva que fosse capaz de integrá-los a esse aplicativo de maneira muito natural.

Tanto que, para manter o usuário engajado, o app foi baseado no conceito de gamificação por meio de um sistema de pontuação, que é ativado a cada uso. Os usuários podem ter acesso às notícias da BMW, saber quando vão ocorrer os próximos eventos da empresa e descobrir, inclusive, pontos turísticos.

 

Por que investir em apps?

Com um aplicativo próprio, você pode não somente melhorar a navegação por parte do cliente, mas também direcioná-lo de maneira mais clara às soluções e oportunidades que a empresa oferece, podendo assim, gerar novos negócios e fidelizar consumidores.

Uma empresa de entregas, por exemplo, pode criar seu aplicativo e, mediante cadastro, simplificar as compras do cliente. Isso evita a perda de tempo tendo que inserir seus dados cada vez que precisa fazer um pedido.

 

Fidelização de clientes

Ao baixar o app e fazer o cadastro para acessá-lo futuramente, o cliente fornece dados que podem ser preciosos para a estratégia da empresa. Com um trabalho de inteligência adequado é possível mapear o comportamento do consumidor e desenvolver soluções mais voltadas para os reais interesses.

Um grande diferencial de empresas que têm se aproveitado da tecnologia para melhorar seus resultados é justamente a capacidade de fazer uso dos dados para se aproximar dos clientes.

Na prática, não fica difícil entender porque isso dá tão certo. Tanto quanto bons preços e qualidade, o cliente valoriza a personalização. Além disso, a criação de funções capazes de gerar interação com as pessoas e aperfeiçoar a comunicação, uma vez que terá um canal direto para isso.

 

Ganho de credibilidade

Nessa lógica, o empreendedor que consegue gerar credibilidade para o seu negócio costuma ter vantagem: se as pessoas conhecem a sua empresa e confiam nela, essa resistência natural pode ser eliminada, gerando frutos interessantes para a companhia.

Ter um app próprio e com um sistema seguro e desenvolvido por profissionais especializados, é uma forma de gerar essa credibilidade e combater empecilhos comuns no ambiente online.

 

Reconhecimento de marca

Dependendo dos objetivos da empresa, assim, ela pode se promover por meio dos aplicativos de uma maneira única. Isto é, acontece em função do potencial de personalização dos apps. Basta criar uma ferramenta com foco em suas necessidades para gerar reconhecimento de marca.

Enfim, isso melhora a percepção do público alvo em relação àquilo que a empresa oferece. É por isso que tantas organizações investem pesado na busca por inovações. Falar a mesma língua dos consumidores costuma trazer excelentes resultados.

Benefícios internos para a empresa

Mobilidade da equipe

O app próprio é útil também para os colaboradores da empresa. Porque, dependendo do tipo de sistema desenvolvido, isso pode gerar maior flexibilidade para a equipe.

Um aplicativo que permite que o funcionário se comunique com seus superiores de maneira fácil e instantânea, valoriza opções modernas como o trabalho no sistema home office, por exemplo.

Portanto, para ser realmente útil para o empreendimento, o trabalho à distância depende de uma série de fatores, entre eles, a existência de uma estrutura capaz de dar ao colaborador condições para atuar mesmo estando longe da empresa. Nesse ponto, desenvolver um app próprio tem grande importância.

Vale lembrar que cada vez mais as relações de trabalho têm se modernizado, por isso, compreender a tecnologia e suas possibilidades é fundamental.

Maior produtividade

Aplicativos de gestão empresarial estão entre as ferramentas mais úteis quando se fala em velocidade da informação. Eles são de grande utilidade para dar dinamismo às informações e simplificar processos como o de tomada de decisão por parte dos gestores.

É preciso compreender a importância que o trabalho com a informação tem no mundo dos negócios. Pensando nisso, os aplicativos também são importantes. Mas, existem casos de sistemas que geram relatórios sofisticados o bastante para simplificar diferentes ações que um gestor precisa tomar no dia a dia.

Tudo isso, além da já citada questão da mobilidade, tende a gerar maior produtividade para a empresa, assim, dando a ela condições para ser protagonista no setor em que atua.

De maneira geral, investir na criação de um aplicativo próprio para a sua empresa é uma maneira de inseri-la em uma realidade da qual a maioria das pessoas já faz parte. Por isso, não perca tempo e aproveite a sua presença no mercado.

Outras Postagens