Blockchain é uma tecnologia altamente segura, descentralizada e transparente, que permite realizar praticamente qualquer tipo de transação on-line. Assim como outras soluções disruptivas, ela se apresenta como uma promessa de transformação e levanta questionamentos importantes. Neste artigo, vamos explicar o que é Blockchain e quais são os benefícios dessa tecnologia inovadora e revolucionária.

 

O que é blockchain?

Blockchain é um banco descentralizado de registros interligados e inalteráveis. Os dados armazenados pela Blockchain são referentes a transações, processadas por vários computadores de forma anônima, criptografada e pública.
Apesar de parecidos, Blockchain e bancos de dados não são a mesma coisa. Superficialmente, pode-se dizer que as diferenças se referem à centralização, controle, alteração, segurança e validade dos dados.
Mais adiante, explicaremos mais sobre esses pontos e como eles fazem da Blockchain uma tecnologia disruptiva e promissora.

 

Como a Blockchain funciona?

Na Blockchain, os dados são agrupados em blocos encadeados. Cada bloco contém informações específicas sobre a transação e está conectado ao bloco anterior por uma espécie de “impressão digital”. Essa “impressão digital” (hash) consiste em uma combinação única de números e letras que variam conforme a força da criptografia.
A cada vez que um bloco é incorporado à cadeia, é feito um registro em livro público compartilhado (ledger distribuído). Qualquer pessoa pode acessar os registros e ver quando e quais transações foram realizadas, mas não conseguirá saber a identidade dos operadores, nem alterar os processos.
A criação, o envio e o recebimento das informações na Blockchain é feito em rede independente de intermediários (peer-to-peer). Cada bloco é construído com mecanismos de criptografia assimétrica de chaves públicas e privadas, por computadores em todo o mundo.
Para entender melhor o funcionamento da Blockchain, assista ao vídeo abaixo (legendas em PT-BR disponíveis).

 

Blockchain não é o mesmo que Bitcoin

Talvez a aplicação mais conhecida da Blockchain seja o Bitcoin, embora sejam coisas diferentes.
Como falamos, a Blockchain é uma tecnologia de armazenamento e gerenciamento de transações. Já o Bitcoin é uma criptomoeda (moeda virtual) que utiliza a Blockchain para o seu funcionamento.
Ou seja: o Bitcoin depende de uma Blockchain para existir, mas uma Blockchain pode servir para várias outras coisas além das criptomoedas. E esse é um dos grandes benefícios dessa tecnologia.

O Bitcoin é a primeira moeda mundial descentralizada, apresentada em 2008.

O Bitcoin é a primeira moeda mundial descentralizada, apresentada em 2008. Já o Ethereum é uma conhecida plataforma de Blockchain que possui a sua própria criptomoeda de mesmo nome.

 

Quais são os benefícios da Blockchain?

A Blockchain pode ser utilizada não só para criptomoedas e transações financeiras, mas para uma infinidade de soluções. As possibilidades vão desde a realização de contratos inteligentes à integração com dispositivos de IoT e até mesmo eleições.
Além da grande variedade de aplicações, a Blockchain tem em sua essência características muito peculiares e inovadoras.

Descentralização

Os dados são armazenados e processados em vários dispositivos com acesso à internet, e não centralizados em apenas um local. E, por estarem interligados, é praticamente impossível excluir ou alterar as transações. Para isso, seria necessário destruir ou modificar cada um dos nós (nodes/dispositivos) da rede.
Essa característica também garante que ninguém assuma o controle total sobre os dados de uma Blockchain. Para tal, 51% da capacidade de processamento deveriam estar sob o poder de um mesmo nó.

Estabilidade

Cada nó tem uma espécie de cópia do ledger (livro de registro). Assim, se um dos nós ficar off-line, a rede não é afetada, pois os demais nós continuarão o trabalho.

Segurança

A inserção dos blocos na cadeia é feita com forte criptografia e a partir de validação por consenso. É preciso que mais da metade dos nós ateste a veracidade da transação para que o bloco correspondente seja criado.
Da mesma forma, qualquer mudança nos dados também requer a aprovação da maioria da rede. Em caso de possíveis ataques, os nós percebem e impedem a ação automaticamente.

Rastreabilidade

Como o ledger é distribuído, público e as transações são invioláveis, a Blockchain garante a rastreabilidade dos dados com precisão.
"Descentralização,

Para saber mais

  • No podcast Blockchain 36, da Blockchain Centre, vários pontos relacionados ao assunto são abordados de forma dinâmica em episódios de curtíssima duração (em inglês).

  • O canal Nerdologia também produziu conteúdo informativo altamente didático sobre o tema.

 

 

Experts em Blockchain

Nosso time de especialistas está à disposição para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.
  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210
Nós podemos desenvolver a solução que vai mudar a história da sua empresa!