Gamificação nas empresas e os benefícios ao aplicar na sua empresa

Existe uma nova metodologia que está crescendo no mercado, chamada gamificação. Que, aliás, vem mostrando uma ótima solução para as empresas que querem inovar em seus processos de fidelidade com o cliente e também na interação dos colaboradores.

 

A gamificação utiliza elementos de produção dos games para desenvolver outras ferramentas, visando a motivação, engajamento e influenciando positivamente na produtividade e comportamento dos usuários.

 

Afinal, por lidar com aspectos individuais através de elementos de game design. Isso não significa que essa técnica se trata de jogos, no sentido literal. Mas que utiliza o melhor deles para desenvolver produtos que incentivem e envolvam continuamente esse público.

 

Além de motivar, eles também possuem valor cultural, já que usam ciência e tecnologia para produzir conhecimento, o que o permite a promoção e valorização da cultura local. Todavia, aplicação na educação e treinamento, na promoção da saúde e inclusão social, não apenas no entretenimento.

 

O que é gamificação para empresas?

A Gamificação, ou ludificação, se trata de uma tecnologia que usa mecanismos dos jogos aplicados em contexto empresarial. A princípio, seu objetivo é alcançar resultados e objetivos específicos utilizando de características como:

  • Pontuação;
  • Definição de regras;
  • Desafios;
  • Premiações.

 

Qual é a origem da gamificação?

O termo gamificação foi criado por Nick Pelling, inventor britânico, que em 2002, descreveu o uso de conceitos e mecânicas de jogos no mundo real. Eventualmente, ele notou que os jogos aprimoram habilidades como:

  • Concentração;
  • Determinação;
  • Foco;
  • Persistência;
  • Energia;
  • Colaboração;
  • Motivação;
  • Senso de urgência;
  • Autoavaliação.

Contudo, foi apenas a partir de 2010 que o termo ganhou força entre as empresas, que decidiram criar sistemas de recompensa em softwares. Com isso, foi sendo criado o conceito de gamificação online.

 

Gamificação é igual ao uso de jogos?

Os jogos como conhecemos tem uma única finalidade: entreter. Para tal, costumam adotar situações fora da realidade, mesmo que acabem desenvolvendo habilidades úteis no ambiente real.

Já a gamificação utiliza da mesma mecânica, mas com o foco em alcançar objetivos reais, tornando o cotidiano mais interessante. Seu objetivo não é apenas ser divertido, mas alcançar metas específicas para a empresa.

 

Como é aplicada nas empresas?

Geralmente, a gamificação online ou offline é aplicada através de uma plataforma desenvolvida para a integração. Neste caso, existem elementos comuns de jogos como pontuações, missões e conquistas – tudo que estimula o desempenho melhor do colaborador.

Através desta plataforma, é possível acompanhar o desempenho de cada um, o que permite a análise de habilidades individuais. Além disso, garante que a empresa possa oferecer um feedback rápido aos colaboradores. Portanto, é um software que facilita o trabalho do RH.

 

Quais são os tipos de gamificação?

Dentro da gamificação empresarial, você pode encontrar os seguintes tipos de gamificação:

  • Gamificação em treinamento corporativo;
  • Onboarding, treinamento ou apresentação voltada para integração de novos funcionários;
  • Gamificação em treinamento para vendas;
  • Engajamento social, usado para estimular a participação dos colaboradores em atividades internas da empresa.

 

Quais os benefícios da gamificação na empresa?

Como dito antes, a utilização de jogos didáticos no meio empresarial é muito útil para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao negócio. Contudo, ela também pode ser aplicada para os consumidores, alcançando novos públicos e fidelizando clientes. Os benefícios são inúmeros, dentre eles:

  • Aumento da produtividade e da motivação;
  • Maior incentivo ao trabalho em equipe ao melhorar o clima organizacional;
  • Aprimoramento das rotinas de trabalho;
  • Maior acúmulo de dados específicos que podem ajudar a empresa;
  • Feedback constante ao funcionário através de seus resultados;
  • Fidelização de consumidores;
  • Ampliação de divulgação da marca.

 

Aplicando a gamificação na prática em 6 passos

O primeiro passo sempre é descobrir quais são os objetivos a serem alcançados na prática: é aprimorar habilidades? Engajar consumidores? Integrar novos funcionários? Incentivar novas metas?

Depois, você deve definir quem é o seu público na empresa, seja ele o colaborador ou um cliente numa campanha. Dito isso, vejamos os próximos passos.

 

1. Contrate um time especializado em TI

É essencial que você conte com uma equipe profissional no desenvolvimento de gamificação. Ela deve saber produzir uma dinâmica que ofereça um objetivo claro, critérios para vencer, recompensas e regras.

 

O time também deve ser capaz de incluir mecânicas de jogos como pontos, classificação e conquistas. Geralmente a equipe responsável é também do RH, mas isso não é uma regra.

 

2. Estabeleça um objetivo

Um objetivo claro é essencial por dois motivos: define o que você espera da gamificação e também cria um senso de conquista. Afinal, a pessoa deve sentir que está competindo por uma boa razão.

Com objetivo em mente, você pode definir outros elementos como metas e recompensas.

 

3. Ofereça recompensas desejáveis

Para gerar motivação e ambição, é essencial que você defina uma recompensa desejável. Apenas o reconhecimento pode não ser uma motivação a longo prazo.

 

4. Reconheça a participação de todos

O principal objetivo da gamificação não é apenas reconhecer e parabenizar o vencedor, mas desenvolver certas habilidades ou engajar o público. Por isso, ao final do processo, reconheça a participação de todos, de forma a incentivar e motivar todos os envolvidos.

 

5. Monitore o processo de engajamento das equipes

Outra etapa importante é monitorar a performance da gamificação e do engajamento dos participantes. Esse acompanhamento é importante para definir se a gamificação está trazendo resultados.

 

6. Forneça o feedback

O feedback é essencial para motivar o funcionário ou apontar pontos de aprimoramento. Não tenha receio de dar retorno sobre possíveis erros, pois o colaborador não saberá se seu desempenho está bom caso não tenha parâmetros.

 

Cases de gamificação na prática

Para você entender melhor a gamificação, é bom observar ela sendo posta em prática. Aqui vão alguns cases de gamificação para você se inspirar e gerar insights.

 

MICROSOFT

A Microsoft foi uma das empresas que adotou a gamificação para aprimoramento interno da empresa. O Microsoft Dynamics 365 usa dos princípios dos “esportes fantasy” para criar engajamento numa experiência de jogo.

 

BRMALLS

A Rede brMalls também adotou a gamificação no Black Moedas, um jogo de realidade aumentada com ofertas através de ação presencial e digital. Basicamente, se utilizou do aplicativo para smartphone para escanear moedas espalhadas pelos shoppings da rede durante a Black Friday.

Para participar, os clientes deveriam usar seus smartphones e procurar pelas moedas espalhadas nos shoppings, mas, apenas pela tela do celular era possível vê-las.

 

GERDAU

A Gerdau, empresa de aços longos e especiais, lançou uma atividade em realidade virtual onde o colaborador se sentia inserido num pavilhão industrial. O objetivo era melhorar as medidas de segurança da empresa.

 

STARBUCKS

A Starbucks tornou seu programa de fidelidade em algo mais interativo através do My Starbucks Rewards, onde os clientes ganham estrelas em todas as compras. O jogo apresenta 3 níveis, todos atingíveis através do grau de fidelidade.

Quanto mais compras, mais estrelas e mais pontos acumulados para trocar depois em produtos da própria rede, incentivando os clientes a se fidelizarem em troca de recompensas futuras.

 

TREEHOUSE

A Treehouse, responsável por disponibilizar cursos de programação e negócios, buscando prevenir o cancelamento de assinaturas, desenvolveu um programa de fidelidade gamificado.

Conforme os alunos progridem nos cursos, eles ganham selos no perfil que ficam visíveis para todos os outros usuários, além de servirem como prova social em currículos.

 

DUOLINGO

A Duolingo também seguiu o mesmo caminho da Treehouse, adotando um sistema de níveis, metas diárias, conquistas e selos. Além disso, ela envia notificações aos usuários lembrando das tarefas dos cursos, e criou um sistema de logins diários. Se o aluno entrasse na plataforma diariamente, ele ganharia uma nova conquista.

 

NIKE

Através do Nike Plus Unlocks, a Nike permitiu aos usuários de seus aplicativos NikePlus (Run Club e Traininig Club) a chance de obter recompensas reais, conforme eles se exercitavam.

Algumas das conquistas eram playlists da Apple Music, créditos para academias e até mesmo tênis esportivos. Uma forma de incentivar seus clientes a praticarem atividade física, aliando compras com os valores que a marca defende.

 

CONCLUSÃO

Afinal, gamificação é essencial para o processo de inovação de uma empresa. Visto que o potencial de seus colaboradores, quando motivados, pode contribuir para o intraempreendedorismo.

Contudo, só é possível a gamificação nas empresas quando há uma gestão de inovação preparada para isso. Com o Crosoften, a sua empresa pode ir além. Conheça nosso software de Gestão da Inovação!

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