Transformação Digital modifica o contexto de Trabalho no Mundo

Não há como negar que a tecnologia modificou os contextos de trabalho. Desse ponto em diante, a inovação tecnológica nas empresas passa a ser tanto um diferencial competitivo, quanto uma necessidade.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostraremos como os novos avanços tecnológicos estão tornando possíveis alterações cada vez mais radicais nas configurações do trabalho em nossa sociedade. Confira!

 

Mas, afinal, como a tecnologia está modificando os setores?

Há apenas 4 anos, o Fórum Econômico Mundial publicou um relatório intitulado “O Futuro do Trabalho”, no qual já apontava mudanças disruptivas no mercado de trabalho no século XXI.

Entre as tecnologias que possibilitam as mudanças da 4ª Revolução Industrial, destacamos as seguintes:

  • Internet das Coisas;
  • Inteligência artificial;
  • Robótica;
  • Cloud computing;
  • Biotecnologia;
  • Big data.

Ora, muitas delas já são uma realidade bastante presente no cotidiano de muitas empresas, o que somente vem a confirmar os prognósticos do relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.

De fato, as inovações listadas acima permitiram um nível de automação nunca antes visto.

Por conta disso, muitas profissões estão com os dias contados. Por outro lado, muitas oportunidades com melhores salários surgiram e continuam a surgir.

Além disso, inovações como a cloud computing possibilitaram o trabalho remoto em uma escala antes impensável.

Mais do que nunca, as empresas apostam no home office como um modelo de trabalho que veio para ficar.

Nos tópicos a seguir, mostramos o destino das profissões nesse novo mundo do trabalho e a importância do home office para as empresas do século XXI.

 

Os efeitos da automação: as profissões que podem desaparecer nos próximos anos

 

Hoje em dia, a tecnologia já é capaz de fazer inúmeros trabalhos sozinha. A seguir, mostramos algumas atividades que serão feitas por robôs em um futuro bem próximo.

Caixa de supermercado

Um exemplo de profissão que está com os dias contados é a de caixa de supermercado.

Atualmente, a Amazon já mantém loja sem caixas, onde sensores e câmeras fazem todo o trabalho de identificar produtos e debitá-los.

Entregador

Os serviços de entrega também podem desaparecer por completo em alguns anos. Hoje em dia, já existem robôs que fazem esse serviço. Um exemplo são os bots sobre rodas usados pela pizzaria Domino’s em seu serviço de delivery.

Analistas de investimentos

Os bancos de investimento já não investem tanto na contratação de analistas de investimentos. Agora, a busca passa a ser pelos algoritmos com a melhor capacidade de identificação de oportunidades.

Piloto de avião

Pode parecer insano, mas previsões apontam que teremos voos comerciais operados por robôs até 2030. Na realidade, na maior parte dos trechos operados atualmente, quem controla as aeronaves são bots.

A interferência humana ocorre somente em etapas como pouso e decolagem. No entanto, as companhias pretendem ter aviões totalmente autônomos.

 

O futuro do trabalho e as novas profissões

 

Por outro lado, muitos profissionais tendem a ganhar um espaço cada vez maior, como é o caso dos cientistas de dados.

Esse profissional é o responsável por lidar com tudo que envolve Big Data, analisando possíveis riscos, padrões e oportunidades a partir da interpretação de dados.

Dessa forma, eles possibilitam às empresas uma maior assertividade na tomada de decisão, o que gera um melhor aproveitamento dos investimentos e a prevenção contra eventuais cenários desfavoráveis.

Outro profissional cada vez mais requisitado pelas empresas é o especialista em marketing digital.

De fato, com a necessidade da transformação digital empresarial e o novo comportamento do consumidor, as empresas passaram a investir mais em estratégias e ferramentas para fortalecer sua presença na web.

Além dessas profissões, que já se impõem no contexto do novo mercado de trabalho, há também aquelas que terão um espaço maior em um futuro bem próximo. Entre elas, podemos listar as seguintes:

  • Bioinformacionista;
  • Engenheiros e arquitetos 3D;
  • Data detective;
  • Desenvolver wearable;
  • Perito forense digital;
  • Técnico em informática veicular.

 

Home office: uma nova realidade para o mercado de trabalho

Não são somente as profissões que devem mudar, mas, também, os modelos de trabalho. Com os novos serviços em nuvem e a maior portabilidade das tecnologias, o home office deve ganhar cada vez mais espaço nas empresas.

Aliás, a pandemia do novo coronavírus fez com que o número de postos de trabalho nesse formato aumentasse consideravelmente.

 

Tecnologia e mercado de trabalho: o futuro já chegou e você precisa estar pronto!

Não importa se você é um trabalhador ou um empreendedor. Nos dois casos, terá que estar preparado para as mudanças no mercado de trabalho, que estão ocorrendo e continuarão a ocorrer em uma velocidade vertiginosa.

De fato, como você mesmo pôde concluir a partir da leitura desse artigo, a tecnologia modificou os contextos de trabalho de um jeito nunca antes visto e essas mudanças são irreversíveis. Em suma, o futuro já chegou!

Outras Postagens