A tecnologia tem possibilitando o surgimento de cada vez mais dispositivos com interfaces complexas. Entre os mais utilizados, estão computadores, smartphones, smartwatches, Smart TVs, videogames e até mesmo eletrodomésticos. Com um alcance tão grande, se faz extremamente necessário que as interfaces desses aparelhos sejam pensadas e projetadas para garantir a melhor interação possível. E é por isso que o design de experiência do usuário e design de interfaces (UX/UI Design) são tão importantes.
 

O que é UX/UI Design?

UX Design

UX Design (User Experience Design) é a área do design que cuida da parte emocional, do que o consumidor sente ao interagir com o sistema. Ela envolve toda a estratégia de desenvolvimento da solução, incluindo pesquisas de setor, análise de dados, criação das personas conforme a definição do público-alvo, entrevista com usuários, esboços, roteiros de chatbot, diálogos e outros textos da interface e testes de usabilidade.
De forma rápida, pode-se dizer que o objetivo do UX Design é pensar prioritariamente na relação do sistema com as pessoas, almejando torná-lo intuitivo e mais próximo da realidade de quem o utiliza.
Para que a solução entregue uma boa experiência, a empresa deve estudar toda a jornada do consumidor. Com isso, as informações mais relevantes são trazidas de maneira direcionada assim que o sistema é acessado. Além disso, um UX Design bem feito pode reduzir em até 80% os erros no desenvolvimento da interface.

Para desenvolver uma boa experiência, o UX Designer precisa entender o consumidor profundamente.

 

UI Design

UI Design (User Interface Design) estuda como a pessoa interage com aplicativos, softwares ou dispositivos. Isso é possível através de elementos como botões, links, menus, tipografia, cores, ícones e qualquer coisa que permita uma interação entre o dispositivo e o usuário, ou seja, a parte gráfica do sistema.
Por meio do UI Design, conseguimos antecipar as necessidades dos clientes, garantindo que a solução entregue boa usabilidade. O objetivo é que o software seja intuitivo, distribuindo os elementos corretamente e aproximando itens semelhantes.
O design da interface deve ser testado várias vezes, levando em conta possíveis mudanças de escopo e estratégias no decorrer do desenvolvimento. A estética é importante, mas não é prioridade: o que conta é a experiência que o usuário tem ao acessar o sistema, sendo simples e eficiente.
O sistema deve ser projetado pensando no público-alvo, e não em quem demandou a solução ou mesmo no designer. Por isso, ele deve conter as informações fundamentais de forma visível, facilitando para o cliente encontrar o caminho de navegação sem complicações.
Além disso, uma interface correta precisa sempre manter o cliente informado caso haja alguma alteração no sistema, para que ele não se confunda, ainda que a alteração seja para facilitar a interação.
Criar um padrão de componentes na interface pode auxiliar o usuário na hora de executar uma ação no sistema. Eles devem ser elegantes, fáceis de usar e ajudar o usuário a completar seus objetivos.

O UI Designer cuida da parte gráfica do sistema que vai permitir a interação do usuário por meio de um dispositivo.

 

Qual é a diferença entre UX e UI?

É comum confundir UX design e UI Design. Mas, embora seja nomes parecidos, eles têm abordagens diferentes.
O UX Design trata basicamente de como o usuário se sente ao interagir com sistema e aplicações e pensa em cada aspecto da experiência de uso.
Já o UI Design considera aspectos como cores, fontes, tamanhos e elementos da interface, visando garantir que a utilização da solução seja possível e a navegação seja intuitiva.
Apesar de serem diferentes áreas do Design, elas se completam e são fundamentais para desenvolver um bom projeto.
Por isso, Na CroSoften utilizamos princípios de UX/UI/IxD, Design Centrado no Usuário (UCD), Design Thinking, Service Design, Heurísticas de Usabilidade e outras boas práticas.

Apesar de serem diferentes áreas do Design, UX e UI se completam e são fundamentais para desenvolver um bom projeto.

 

Experts em UX/UI e outras abordagens customer-centric

Oferecemos consultoria especializada em tecnologia e inovação e desenvolvemos soluções centradas em pessoas.
Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.
  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210
Nós podemos desenvolver a solução que vai mudar a história da sua empresa!