Conheça agora as principais ferramentas de ti aplicadas à logística:
ERP (Entreprise Resource Planning)
Com um sistema ERP é possível integrar dados de diferentes áreas da empresa e também de fornecedores. Uma das áreas que se beneficiam desse sistema na logística é o departamento de estocagem que integrado ao departamento de compras informa sobre as condições de estoque, matérias-primas, etc, e este último consegue fazer a reposição rapidamente.
Customer Relationship Management (CRM)
A satisfação do cliente é prioridade na logística, tendo em vista que este ponto é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Portanto, o CRM, sistema que recebe e armazena informações sobre as interações entre a empresa e cliente, auxilia a área logística a prever demandas e necessidades dos consumidores, além de melhorar a relação com o cliente, por meio das informações obtidas.
Transportation Management System (TMS)
O TMS é uma ferramenta muito útil para as transportadoras. Por meio desse sistema é possível gerenciar as informações referentes a fretes, entregas, rotas de viagens, rastreamento de produtos, eficiência dos motoristas, além da emissão de documentos fiscais das cargas. Ou seja, por meio dessa ferramenta a empresa consegue obter um panorama das operações de transporte, minimizando custos e aprimorando a qualidade da sua frota.
WMS (Warehouse Management System)
O sistema de WMS é um software voltado para o gerenciamento de armazéns. Essa ferramenta envolve as áreas de recebimento, separação, armazenamento e expedição das mercadorias. Com esse software, a logística tem controle total do armazém, de modo a obter a localização exata das mercadorias. Fator que reduz erros de expedição e o tempo gasto em movimentações.
Softwares de Rastreamento de Remessas
O software de rastreamento de remessa oferece um melhor atendimento ao cliente, que consegue acompanhar em tempo real informações sobre seus pedidos, promovendo mais credibilidade e segurança na entrega das mercadorias.