Com o isolamento social, a forma como nos relacionamos financeiramente se transformou digitalmente. Com efeito, o banco digital se tornou uma opção mais segura e adequada para realizar transações financeiras sem precisar sair de casa.

 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban),  assim, durante a pandemia da COVID-19, assim, as transações de pessoas físicas nos canais digitais representaram 74%. Nesse sentido, as estatísticas dão indícios do futuro pós-pandemia.

 

De fato, há uma tendência caminhando no sentido de priorizar os serviços remotos no lugar do deslocamento a agências físicas. Esse aumento no uso de tecnologias online está acelerando, por consequência, contudo, a busca por bancos que ofereçam serviços digitais.

 

Neste contexto, existem duas opções: o Banco Digital ou o Banco Tradicional.

 

Qual a principal diferença entre o Banco Digital e o tradicional?

 

Em síntese, a principal diferença entre eles está nos serviços online e presencial. No Banco Digital os serviços são 100% online, enquanto no banco tradicional variam entre online e presencial.

 

Vale lembrar que, no caso dos tradicionais, os serviços essenciais como atendimento, geralmente, precisam ser feitos em agência. 

 

Inclusive, essa característica do Banco Digital é um dos fatores que diminuem, consideravelmente, o seu custo de operação.

 

Ainda, é importante destacar que banco digital é diferente de banco digitalizado. Plataformas ou serviços digitais, como é o caso do internet banking dos bancos tradicionais, não são suficientes para categorizar um banco como digital.Na realidade, esses bancos se enquadram como digitalizados.

 

Nesse sentido, para uma instituição ser considerada um Banco Digital, precisa atender a algumas condições específicas:

 

  • Oferecer um serviço totalmente online, desde a abertura de contas até o atendimento ao cliente;
  • Disponibilizar canais de atendimento eletrônico para dispensar o deslocamento do cliente até agências bancárias;
  • Proporcionar aos clientes operações financeiras 100% digitais, via web ou app.

 

Os Bancos Digitais saem na frente dos tradicionais no quesito tecnologia, uma vez que já nasceram no contexto digital. 

Quais as vantagens do Banco Digital em relação ao tradicional?

 

Antes de tudo, se você busca facilidade na abertura de conta, preço justo e prazo ágil, as fintechs surgem como uma alternativa mais interessante. Pensando nisso, listamos algumas vantagens: 

 

1 – Abertura de conta mais simples e acessível

 

Provavelmente, você já tentou abrir uma conta em um banco tradicional e teve contato com todas as burocracias inclusas neste processo. Além da típica demora, desde que, todas as pendências precisam ser resolvidas presencialmente e em horário comercial. 

 

Em contraste, no Banco Digital, essas burocracias não existem. Você pode abrir sua conta de onde estiver, pelo celular, gastando menos tempo para concluir a abertura. Entretanto, toda a validação de documentos é feita virtualmente e o prazo para aprovação costuma ser mais rápido do que em grandes bancos.

 

Além disso, um aspecto importante do Banco Digital é que, por ser menos burocrático e mais acessível, ele tem sido fundamental para promover a inclusão bancária e reverter o cenário de pessoas bancarizadas no país

 

De acordo com uma pesquisa solicitada pelo Fiserv e realizada pela Toluna Insights, assim como, quase 20% dos brasileiros têm conta em Banco Digital.

 

Pensando no contexto do Covid-19, o Banco Digital também é uma alternativa necessária para empresas que buscam cortar gastos e minimizar os efeitos da crise.

 

Isso porque as contas digitais oferecem tarifas e juros mais acessíveis para os clientes, em relação às tradicionais. 

 

2 – Menos tarifas de manutenção

 

Como já mencionamos, é comum que contas digitais ofereçam serviços mais baratos ou até mesmo gratuitos para os seus clientes. Isso se deve ao custo de operação, que é menor do que em instituições tradicionais.

 

Ou seja, usando uma conta digital, você consegue ter mais controle das finanças sem as altas tarifas dos grandes bancos

Além disso, é comum encontrar em Bancos Digitais:

 

  • Conta-Corrente Digital sem tarifa;
  • Cartão de Crédito sem anuidade;
  • Transferências gratuitas ou com menores tarifas;
  • Atendimento facilitado online.

 

Vale lembrar que, por lei, é dever dos bancos tradicionais oferecerem um pacote de serviços essenciais, gratuitamente. Neste pacote, você tem direito a fazer 4 saques, 2 extratos mensais e 2 transferências entre contas da mesma instituição.

Porém, essa quantidade limitada de operações pode não atender as demandas e, também, comprometer o ritmo financeiro dos clientes.

 

3 – Os mesmos serviços disponíveis

 

De maneira geral, os serviços disponíveis no Banco Digital são os mesmos das contas convencionais, dependendo do foco de cada instituição. O que muda são as operações que, no caso do Banco Digital, são mais modernas, econômicas e intuitivas. 

 

Na conta digital, é possível: 

 

  • Guardar e movimentar o dinheiro;
  • Acompanhar o extrato financeiro;
  • Enviar e receber valores;
  • Sacar dinheiro, geralmente na Rede Banco24Horas;
  • Depositar dinheiro;
  • Pagar contas;
  • Recarregar o celular, etc.

 

Como resultado, grande vantagem é que a conta digital viabiliza a utilização simplificada do dinheiro. Assim, você tem mais controle das finanças, que podem ser gerenciadas pelo smartphone.

 

4 – Agilidade no atendimento

 

Optando pelo Banco Digital, você não precisa ir a uma agência bancária para realizar depósitos, transferências ou pagamento de contas.

Além disso, diferentemente dos tradicionais, que burocratizam o atendimento, os Bancos Digitais aceleram o atendimento aos clientes, por meio de chats, tickets e redes sociais, garantindo escala e segurança.

 

Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.

  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210

Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].

Vamos juntos mudar a história da sua empresa!