Case Petronas – Aplicativos de uso Empresarial

Categoria de soluções do blog CroSoften

aplicativos empresariaisOs aplicativos empresariais como já mencionado no blog, oferecem muitos benefícios para as empresas, como redução de custos, melhoria da comunicação interna ou externa (depende do foco do aplicativo, se ele é de uso de interno ou se é de uso comercial), além da melhoria nos processos.

Benefícios de Apps voltados para processos

As plataformas voltadas para os processos permitem a integração de dados e processos em único local, proporcionando transparência na divulgação das informações, além de otimizar a rotina de trabalho.
Outra vantagem da integração dos processos é a redução do número de reuniões, já que as informações ficam disponíveis no aplicativo, tornando desnecessárias boa parte das reuniões voltadas apenas para a comunicação dos processos.
Com a intenção de obter melhorias nos processos operacionais, a PETRONAS, empresa de fabricação e comercialização de lubrificantes, fundada em 2008 na Malásia e que atua em 27 países, incluindo o Brasil, solicitou para a Crosoften, o desenvolvimento de um aplicativo de uso interno para otimizar os processos operacionais da regional do Brasil, localizada em Belo Horizonte.

Desenvolvimento do Projeto Petronas

Para a realização do aplicativo da Petronas, foram utilizadas as tecnologias React Native, desenvolvida pelo Facebook que oferece várias ferramentas para a criação de aplicativos móveis do tipo nativo, voltados para as plataformas Android e IOS; a Arquitetura REST,design de arquitetura criado para servir aplicações em rede; além da utilização da Linguagem PHP que possibilita elaborar sites dinâmicos, permitindo uma interação com o usuário por meio de formulários, parâmetros da URL e links.

Mais detalhes sobre a criação do app de uso interno da Petronas

O aplicativo de uso empresarial foi desenvolvido por uma equipe de 9 especialistas, de diversas áreas entre elas, design, arquiteto de software,  desenvolvedores e analistas, sendo coordenada pelo líder técnico João Gabriel Lopes. A plataforma foi projetada para funcionar online e off-line, para isso foi desenvolvido um servidor central com uma base de dados com as especificações dos seus produtos.
Com o intuito de que as informações sobre os produtos possam ser alteradas e que continuem funcionando off-line, o aplicativo testa a conexão com a internet, faz uma requisição ao servidor para buscar por atualizações, caso aja alguma atualização no servidor o aplicativo baixa ela e atualiza a base de dados do aparelho para que quando for buscar informações sobre os produtos não precise de acesso à internet fazendo com que o aplicativo seja independente e assim diminuindo a quantidade de requisições ao servidor evitando congestionamentos e mantendo o bom desempenho da aplicação.

Outras Postagens