A transformação digital traz desafios para muitas empresas, mas também cria inúmeras oportunidades. Com ela, surgem novos modelos de negócios, formas de trabalho, conexões, produtos, serviços e até mesmo reformas completas em sistemas. Entretanto, a diferença entre processos de mudança bem-sucedidos ou fracassados não diz respeito necessariamente às novas tecnologias. São as pessoas por trás delas que, quando dispostas a mudar o mundo, tornam possível sair da teoria e aplicar a transformação digital na prática.

É importante ressaltar que, quando falamos de mudar o mundo, não nos referimos a algo megalomaníaco e intangível. Ao fazermos pequenas “revoluções tecnológicas” em nossas rotinas, influenciamos a forma como nos relacionamos, compramos, resolvemos problemas e vivemos. E, mais uma vez, é sobre isso que trata a transformação digital.

No post anterior, abordamos os 5 pilares da transformação digital. Então, dando continuidade a esta série, hoje você terá acesso a dicas para implantar a transformação digital na sua empresa. É hora de falar sobre o passo a passo das mudanças!

Gráfico mostra que a cultura empresarial é o principal entrave para a transformação digital nas empresas.

Conforme aponta a pesquisa feita pela CI&T, os obstáculos estão ligados principalmente aos modelos de gestão, burocracia interna e estrutura desconexa.

 

Passo a passo das mudanças

Problemas ou oportunidades?

Enxergar oportunidades nos problemas surgidos com a transformação digital (e outros processos) deve ser parte do mindset da companhia.
Entretanto, se pensar assim ainda não é natural para as equipes, algumas dicas são:

O Design Sprint é uma metodologia para desenvolver uma hipótese, prototipar uma ideia e testá-la rapidamente com o mínimo de investimento possível em um ambiente tão real quanto possível, de forma colaborativa e com tempo restrito.

 

Novas demandas exigem novas habilidades

Capacite a sua equipe! Incentivar o desenvolvimento de skills próprias da Era Digital é fundamental para o sucesso das mudanças. Como mostra esta pesquisa feita pela Vodafone, as habilidades mais importantes serão as tecnológicas, de comunicação e sociais.

Gráfico mostra as habilidades mais demandadas pelas empresas nos próximos anos.

Habilidades digitais serão essenciais em um futuro próximo, mas é preciso focar também o desenvolvimento de aptidões sociais.

 

Habilidades dos profissionais 4.0

Várias habilidades podem ser aprendidas na internet, em vídeos, sites, plataformas de ensino virtuais ou presenciais. O importante é motivar a busca por conhecimento e fornecer meios para que os funcionários se aprimorem.

Dentre as habilidades citadas, escolhemos três delas que julgamos essenciais aos profissionais 4.0:

Rapport e escuta ativa

Em estudo feito pela Salesforce, 80% dos consumidores afirmaram que a experiência é tão importante quanto o produto comprado. Por isso, é fundamental lapidar o atendimento e a jornada de compra do cliente.

Uma das formas de melhorar as experiências dos consumidores é utilizar técnicas como o rapport e a escuta ativa. Elas permitem criar relações baseadas em identificação e confiança, facilitando a venda e criando conexões duradouras com os clientes.

Comunicação e apresentação

Hoje, cargos tradicionalmente administrativos ou tecnológicos também requerem funcionários eloquentes e articulados. Liderar equipes, conduzir projetos, conversar com colegas, conduzir reuniões com clientes e apresentações com investidores: tudo envolve boa comunicação.
Saber o que e como falar pode ser crucial para o fechamento dos negócios e manutenção de bons relacionamentos. Por isso, comunicação e apresentação clara e apropriada é outro diferencial dos profissionais 4.0.

Desenvolvimento também para não-desenvolvedores

Da mesma forma que profissionais técnicos precisam desenvolver habilidades sociais, não-desenvolvedores deveriam aprender o básico de desenvolvimento. Estudar programação e conhecer sobre tecnologia nos ajuda a pensar fora da caixa e a resolver problemas de forma lógica. E isso é útil em qualquer cargo, função ou segmento de negócio.

 

A transformação digital é uma prática que nunca acaba

Se você seguiu as dicas deste artigo e acha que o trabalho acabou, não se engane. A transformação digital é um processo contínuo, que evolui com as pessoas e suas necessidades.

Desde os primeiros seres humanos, os nossos desejos e carências vêm se modificando a cada segundo. Isso faz parte do processo de adaptação e é imprescindível para conseguirmos sobreviver e prosperar.

Por isso é tão importante estar sempre atualizado! E não pense que nos referimos apenas à tecnologia. Acompanhar as mudanças – sociais, políticas, econômicas – é o mínimo necessário para ter sucesso comercial.

 

O que vem por aí

Neste texto, demos algumas dicas de como implantar o processo de adaptação na sua empresa. A seguir, vamos mostrar as soluções que podem ser utilizadas para acelerar a transformação digital nas empresas.
Acompanhe os próximos posts em nosso blog e redes sociais para saber mais sobre transformação digital, tecnologia e inovação!

Para complementar o aprendizado deste artigo, veja a seguir mais conteúdos sobre transformação digital nas empresas:

  • Neste vídeo, mentes brilhantes como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Drew Houston e Jack Dorsey falam sobre a importância de ensinar programação a todos, desde crianças, para formar profissionais e indivíduos mais bem preparados para o mundo.
  • Mercado 4.0 exige novas habilidades dos profissionaisneste texto publicado no Estado de Minas, são levantadas as profissões e skills fundamentais para todos que quiserem continuar relevantes no mercado de trabalho.

 

Experts em transformação digital

Nosso time de especialistas está à disposição para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.
  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210
Nós podemos desenvolver a solução que vai mudar a história da sua empresa!