Existem vários desafios para desenvolver um aplicativo no prazo, uma delas é a definição da data de entrega do projeto de desenvolvimento. Assim, os profissionais têm o conhecimento das metas, das estratégias e dos requisitos da aplicação.
Em outras palavras, realizar um bom projeto de desenvolvimento de aplicativo dentro do prazo. É fundamental para o sucesso para a empresa que desenvolve o app. Sem ele, as falhas são frequentes, assim como os atrasos e os gastos desnecessários.
Quer saber mais sobre o tema? Veja abaixo como estruturar um bom projeto de desenvolvimento de aplicativo e entregar no prazo estabelecido!
Por que é importante estruturar corretamente um projeto de aplicativo?
O projeto de desenvolvimento de um aplicativo, é um documento em que todos os detalhes relacionados à criação de um software são listados. Isso inclui os requisitos, a metodologia, os prazos, os processos de testes e os times que atuarão em cada etapa.
Isto é, esse documento auxilia no planejamento individual de cada uma das pessoas envolvidas no projeto. Assim, elas conseguirão solucionar as dúvidas e planejar o fluxo de trabalho.
Em outras palavras, o projeto de desenvolvimento de aplicativo. Evita as falhas e aumenta as chances de que cada etapa tenha bons resultados.
Quais são os passos básicos para estruturar o projeto de desenvolvimento de aplicativo?
Confira agora, alguns cuidados necessários, para ter um bom projeto de desenvolvimento de aplicativo e entregar dentro do prazo.
Defina a sua ideia
Primeiramente, antes de começar a criar um aplicativo, é necessário saber quais são as bases do sistema. Em outras palavras, identifique os pontos básicos da aplicação.
Para isso, faça um processo de brainstorm com a sua equipe. Busque ideias, as funcionalidades e as plataformas que possam ser utilizadas. Assim, será fácil identificar qual a aplicação tem mais chances de lucro no mercado.
Conheça o perfil do usuário
Esse é um dos pontos mais importantes do projeto de desenvolvimento de aplicativo, que é conhecer o perfil do usuário. Assim, auxilia na definição de todos os pontos posteriores. Como por exemplo, os requisitos de segurança, o layout e até a linguagem visual.
Faça um estudo completo sobre o seu público. Identifique as suas demandas, o tipo de problema que precisa solucionar. Assim, o seu app terá um lucro muito maior, ao identificar o consumidor.
Adote um bom layout
O layout é um fator crítico para a usabilidade do seu aplicativo. Porque ele influencia na exibição de conteúdos, no modo como o usuário acessa os recursos e na capacidade que a ferramenta tem de fidelizar as pessoas.
Sendo assim, sempre trabalhe para que o seu layout, se alinhe às demandas do público-alvo. Além disso, garanta que ele seja funcional em vários tamanhos de tela.
Cuide da linguagem visual
A linguagem visual também é importante. Assim como o layout, alinhar com o perfil do usuário e com as suas demandas. É importante para um aplicativo de sucesso.
Por exemplo, se o público for jovem, adote uma linguagem mais leve. Porém, os aplicativos de uso corporativo normalmente têm o tom sério. Isto é, com pouco espaço para gírias ou palavras que indiquem intimidade.
Tenha um modelo de negócio
Continuando, todo aplicativo é lucrativo, então, garanta que o seu tenha um retorno. Escolha um perfil e licenciamento capaz de trazer resultados. Entre os meios pagos tradicionais, podemos apontar:
- Freemium: esse modelo funciona como um teste gratuito. Apenas alguns recursos são liberados sem custo, e o usuário é obrigado a pagar para usufruir da ferramenta completa.
- Assinatura como serviço: o usuário paga uma assinatura mensal pelo uso do software, conforme o número de contas ativas ou de recursos utilizados.
- Licenciamento completo: esse tipo de licença é utilizado quando o usuário paga pela aplicação completa e passa a ter a sua posse por tempo indefinido.
- Exibição de ads: comum em aplicativos mobile, esse modelo conta com a exibição de propagandas periódicas na aplicação e o seu uso é gratuito.
Escolha uma boa metodologia
A metodologia de desenvolvimento, orienta o modo como os times atuarão em cada etapa. Portanto, escolha com atenção para permitir que a equipe, tenha a capacidade de atender às expectativas do projeto de desenvolvimento.
Faça uma análise do perfil do time, dos prazos e dos requisitos da sua ferramenta antes de definir a metodologia. Assim, será mais fácil escolher uma estratégia, que traz retorno e garanta a performance necessária para a sua equipe.
Analise o mercado
Uma das etapas cruciais ao desenvolvimento de aplicativos é a análise de mercado. Afinal, é preciso conhecer os seus concorrentes diretos e indiretos para saber como se posicionar na indústria.
Além disso, é fundamental saber quem é o público-alvo da solução que você oferece no mercado. Isto é, quem se interessa pelo produto é um consumidor em potencial.
Para isso, uma dica interessante é criar uma lista com todas as empresas concorrentes. Com essas informações elaborar estratégias direcionadas.
A ideia aqui é desenvolver um aplicativo superior e apostar em seus diferenciais competitivos.
Faça os wireframes e o storyboard
Esse é o momento em que o aplicativo ganha forma. Nessa etapa, é fundamental fazer os wireframes e desenvolver o storyboard.
Antes de começar o desenvolvimento, é preciso se colocar no lugar dos usuários. Também pensar em como o entendimento e o manuseio se tornam mais simples e intuitivos para eles.
O wireframe é uma espécie de esboço de cada tela do app. Ou seja, todas as ideias anteriores são reunidas, para que você tenha uma visualização ampla, sobre como deve ser o design do aplicativo.
Portanto, cada tela tem uma função diferente, nenhuma é igual à outra. Para isso existem ferramentas que facilitam esse trabalho, como:
Já o storyboard é a maneira como as páginas se comunicam entre si e a fluxo entre as telas do app. Para isso a ferramenta indicada é o Fluid UI.
Planeje o back-end
Com os wireframes e o storyboard definidos, você tem uma base estrutural para o back-end.
O back-end não é visível como o layout, mas é necessário para o funcionamento do app. Já que é o responsável pela a leitura do login e no direcionamento para a página de destino de cada ação.
Nessa etapa, os servidores APIs e as soluções de armazenamento são definidos.
Estabeleça um período de testes
Por fim, todo aplicativo de qualidade passa por um período beta. Ou seja, é feito testes antes do lançamento oficialmente no mercado. Esse período serve justamente para avaliar se os recursos estão funcionando em um ambiente real.
Felizmente, a Google Play Store não oferece restrição quanto à fase de testes de aplicativos. Basta fazer o upload e o produto pode ser testado pelo público.
Agora no App Store, é preciso utilizar primeiro uma plataforma de testes para versões beta, como a Testflight.
Quais são as diferenças entre os aplicativos específicos e plataformas de criação e desenvolvimento de apps?
No caso do desenvolvimento de aplicativos designados ao universo corporativo. Geralmente as duas soluções utilizadas são os apps específicos ou nativos e as plataformas de criação.
Quando uma organização escolhe um aplicativo específico ou nativo. O resultado é um app único e personalizado para uma determinada necessidade. Ainda, possibilita aos usuários uma experiência diferenciada.
Agora, se a opção escolhida for a plataforma de desenvolvimento, os usuários poderão também contar com diferentes soluções. Pois o objetivo é simplificar os processos e todas as atividades relacionadas à criação do aplicativo.
Além disso, vale destacar a escolha da plataforma. Já que os processos relativos ao desenvolvimento estão inseridos, à publicação, à operação e à gestão. Sendo assim, os principais benefícios dessa alternativa são:
- o custo de desenvolvimento e implementação unificado;
- o desenvolvimento de aplicativos 100% integráveis;
- o crescimento escalável para acompanhar a evolução do negócio;
- a otimização de personalização;
- a redução da frequência de manutenções de serviços – melhoria da experiência do usuário;
- a redução de custos com contratação de infraestrutura – publicação nas lojas de apps, servidores, banco de dados etc.
Como o apoio da Crosoften faz a diferença?
A criação de um aplicativo, na maioria das vezes, é um processo complexo. A empresa lida com várias etapas, para distribuir uma solução de alta qualidade aos seus clientes.
Nesse cenário, uma boa alternativa que garante a qualidade do projeto de desenvolvimento de aplicativo. É escolher uma empresa parceira.
Porque ela é responsável por definir a melhor estratégia de desenvolvimento e dos prazos da entrega do seu aplicativo.
Hoje, as empresas investem no desenvolvimento de aplicativos. Seja para uso interno, ou para o atendimento de demandas de clientes.
Essa estratégia traz mais competitividade para a companhia e melhora a qualidade de seus serviços. Assim, permite uma ação bem direcionada, perante os desafios do mercado.
Mas, para que tudo dê certo e os benefícios que um aplicativo traz sejam alcançados. A companhia deve tomar alguns cuidados. Isto é, da criação do projeto de desenvolvimento de aplicativos, até a avaliação dos resultados.
Aliás, o negócio precisa garantir que nenhum erro ocorra e que os times atuem da melhor forma possível. Assim, o retorno obtido com o investimento será maximizado.
Quer saber mais como a Crosoften te ajuda no processo de desenvolvimento do seu aplicativo? Então, entre em contato com os nossos consultores e saiba mais sobre as novas soluções para o mercado.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]