O Desenvolvimento de Aplicativos que usam o Bluetooth está em alta. Afinal, com a ascensão da IoT que conecta os aparelhos, muitas empresas de TI estão desenvolvendo apps que se comunicam com outros dispositivos.
Por exemplo, nas indústrias os funcionários recebem os alertas via Bluetooth de máquinas em seus tablets ou smartphones. Portanto, essas informações são registradas, que economizam o dinheiro da empresa ou até mesmo as tarefas dos colaboradores.
O que é como surgiu o bluetooth?
Criado pela Ericsson em 1994, o Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio. Portanto, é um dispositivo que faz trocas de dados entre os diversos dispositivos móveis, de forma rápida e segura.
A tecnologia possui este nome em homenagem ao antigo rei da Dinamarca e da Noruega. Chamado Harold Blatand que, em tradução para o inglês, é Harold Bluetooth (“Dente Azul” em português).
A homenagem ao Harold foi pela a sua façanha de unificar as tribos da Noruega, Suécia e Dinamarca. Portanto, o objetivo da tecnologia é uma forma de junção de diferentes dispositivos em um só ambiente.
O símbolo e o logotipo também foram baseados no nome de Harold. Já que são formados pela união das runas nórdicas de Hagall e Berkanan e que correspondem às iniciais dos nomes, “H” e “B”, respectivamente.
Portanto, o Bluetooth é uma adição ao espaço de conectividade da Internet das Coisas (IoT). Aliás, é uma tecnologia de curto alcance, encontrada em smartphones, tablets e produtos eletrônicos de consumo.
Como funciona o Bluetooth?
O sistema de comunicação é sem fio, ou seja, é feita apenas localmente entre dispositivos. Ele utiliza uma frequência de rádio de ondas curtas (2.4 GHz), assim, cria conexão entre os dispositivos que possuem a mesma frequência.
De fato, existem alguns tipos de conexão Bluetooth que atingem raios de 100 metros. Por outro lado, a maioria dos dispositivos possui alcances curtos de 1 a 10 metros. Entretanto, as conexões sem fios e de curta distância garantem a segurança dos usuários.
Atualmente, a função está disponível na maioria dos dispositivos como smartphones, computadores, scanners, fones de ouvido e console.
A Solução no Desenvolvimento de Aplicativos que usam o Bluetooth
O Bluetooth, é um forte candidato a se tornar uma tecnologia IoT. Aliás, é uma adição essencial ao ecossistema que aprimora e tem um grande potencial para que o mercado adote este sistema.
Com o desenvolvimento de aplicativos que se conectam ao Bluetooth, garante a flexibilidade e a autonomia. Assim, facilitando a rotina de vários setores em um único sistema.
O mesmo acontece com aplicativos para os aparelhos domiciliares e que são usados no dia a dia. O que otimiza bastante uma função, como por exemplo, conectar a smart TV com um app de música ou até mesmo usar um patinete elétrico.
Um exemplo dessa integração, é a DaVinci, que junto com a Crosoften. Desenvolveram uma solução digital para a micro mobilidade urbana. Usando tecnologias como a IoT – Internet das Coisas, a Integração via Bluetooth.
Com o desenvolvimento de aplicativos que usam o bluetooth, é preciso cuidado com alguns fatores. Neste caso, o acesso das informações de usuários.
Para desenvolver soluções que precisam dos dados pessoais e da geolocalização. É necessário que a empresa esteja de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Assim, protege todo o tipo de informação pessoal do cliente ou as informações empresariais.
Porque além de desenvolver um app que facilite a vida. É necessário uma proteção criptografada, assim, não há dores de cabeça em relação às informações privadas.
O Bluetooth está conectado a IoT ao futuro
No mundo da tecnologia, a comunicação via Bluetooth é preferida para dispositivos IoT.
Não é exagero em dizer que a tecnologia de rede Mesh é uma revolução, que liga os aplicativos IoT ao Bluetooth.
Por exemplo, na arquitetura o Bluetooth Mesh IoT, se estende as possibilidades de um dispositivo conectar a um edifício inteiro. Em outras palavras, o futuro do trabalho trará mais fábricas inteligentes.
Os Projetos Inovadores de Bluetooth
A tecnologia Bluetooth mescla os aplicativos, que é a direção para a qual a maioria das inovações de IoT geralmente tende.
À medida que os desenvolvedores, pressionam por projetos de baixo consumo e coleta de energia. Mais dispositivos e aplicativos estão prestes a se beneficiar por operações sem bateria.
A fusão da tecnologia Bluetooth com sistemas de última geração, como o On-Demand Wake-Up e o Minimum Power Radio. Permite um menor consumo de energia do dispositivo regular de Internet das Coisas.
Conforme a tecnologia Bluetooth evolui, nos próximos anos veremos diversos dispositivos inteligentes. Aliás, eles serão sustentáveis que não dependerão de baterias, já que o mercado da IoT é muito mais econômico.
O potencial desse avanço é o recurso de geolocalização de direção Bluetooth, que especifica na versão Bluetooth 5.1. As atualizações de localização de direção, permitem que os dispositivos entenderem outros aparelhos.
Agora, imagine um cenário em que você é guiado até o seu assento em um avião, ou até a marca exata de chocolates que procura em um supermercado. Estas são as possibilidades viáveis de que o Bluetooth 5 Promessas de tecnologia IoT.
Na mesma via, os fabricantes de automóveis podem usar o recurso de localização, como também, os smartphones para substituir as chaves. Isso trará uma experiência de entrada sem chave, que é muito seguro.
Conclusão
Para concluir, o desenvolvimento de aplicativos que usam o bluetooth, implica o fluxo de avanços tecnológicos.
O Bluetooth na IoT tornará a vida e as tarefas mais fáceis para os indivíduos.
Por outro lado, mais fabricantes e comunidades de habitação em grande escala, como propriedades e blocos de apartamentos. Serão, consequentemente, protegidos por dispositivos IoT.
A tecnologia Bluetooth abre caminho para que todos os aplicativos, que são sincronizados entre si.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o desenvolvimentos de aplicativos que são conectáveis ao Bluetooth? Então, não perca tempo e entre em contato com os nossos consultores.