Muitas áreas do mercado, instituições e outras empresas, podem se beneficiar com o desenvolvimento de aplicativos. Isso porque a programação está aí para solucionar o problemas, interagir com o pública e pode ser aplicada em qualquer coisa.
No entando, o mercado de aplicativos móveis é um dos mais promissores, só no Brasil houve um crescimento de 40% no download de aplicativos entre 2016 e 2019, segundo o relatório – State of Mobile 2020 – da App Anie. Esses dados têm atraído olhares empreendedores e com isso surge também algumas dúvidas sobre o desenvolvimento de aplicativo.
Em média 80% do tempo das pessoas estão conectadas com algum dispositivo móvel. Dessa forma, para disputar esse tempo, e criar um aplicativo de sucesso é necessário mais que uma brilhante ideia para atrair pessoas.
O desenvolvimento de aplicativo requer uma série de análises e pesquisas prévias. Pois, isso irá evitar problemas futuros e deixará o empresário mais ciente dos processos que terá que realizar.
5 tendências ao desenvolver um aplicativo
- Machine Learning e Inteligência Artificial
Seja no desenvolvimento de aplicativos iOS ou Android, ele pode aprender o procedimento de construção a partir de dados anteriores, identificar problemas e resolvê-los em tempo real. Além disso, ele pode aprender atividades e comportamentos completos dos usuários através de seus padrões de uso diário e aplicar as ações necessárias, sem orientações.
- Tecnologia Blockchain
Blockchain é uma grande tecnologia que está além das palavras-chave de TI e das moedas criptográficas. E tem chegado também ao segmento de desenvolvimento de aplicativos móveis.
Blockchain é uma base de dados descentralizada, são blocos construídos continuamente à medida que novos dados são registrados. Quando novos dados são adicionados, os blocos antigos são salvos e todos recebem uma cópia de toda a base de dados.
- Internet das Coisas
Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer utensílio que consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.
Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados. É o que acontece quando um assistente virtual cruza dados dos seus dispositivos conectados para informar ou trocar informações necessárias.
-
Tecnologia 5G
Sem dúvida, a velocidade da rede 5G será 100 vezes mais rápida do que a da rede 4G. Os profissionais da indústria antecipam uma transição dos serviços 4G atualmente utilizados para a rede sem fio 5G até o final de 2020.
Como os serviços 5G oferecem uma ampla gama de oportunidades, os desenvolvedores de aplicativos devem projetar os aplicativos adequadamente, para que todos os usuários possam desfrutar de uma velocidade de rede mais rápida para um melhor desempenho.
- Aplicativos móveis instantâneos
Aplicativos móveis instantâneos de tamanho relativamente menor oferecem funcionalidades fundamentais sem permitir que você os descarregue em dispositivos. Esses apps oferecem uma versão completa de um aplicativo e simplificam a decisão de como é antes de selecionar para download.
Transformação contínua
2019 foi um grande salto para o progresso tecnológico, as tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis começaram a crescer e a se materializar. Tanto desenvolvedores de aplicativos quanto usuários são responsáveis por esta evolução. No entanto, estas tendências simplificaram e remodelaram o mundo empresarial.
Para desenvolver um aplicativo é necessário realizar projetos de pesquisa, para entender o mercado tecnológico e suas necessidades, entrando em contato com inúmeras empreiteiras digitais para o desenvolvimento do app antes de lançar no mercado.
- Construa uma base sólida
Com fundamentos em marketing, para muitos esse seria o último ponto a ser discutido no desenvolvimento de aplicativo, mas acontece que dele não forem decididos aqui no ponto de partida, provavelmente se perderá e fará um longo percurso sem direção alguma.
O marketing de um produto vai além da divulgação, na verdade, ele se encaixa no desenvolvimento de aplicativo por ser a tradução do que é e para quem é o seu negócio.
- Fazer sozinho, montar equipe ou terceirizar?
O desenvolvimento de aplicativo é bastante complexo, por isso terceirizar a construção pode ajudar na realização do projeto.
Fazer sozinho
Afinal, você pode aprender a linguagem de programação para desenvolver seu aplicativo. Porém, as linguagens utilizadas para produzir aplicativos nativos de Android e iOS, Java e Objective-C respectivamente, são duas das mais difíceis de se aprender.
A princípio, se você não tiver nenhuma experiência em programação você levará até seis meses para ter competência em Java ou Objective-C. Caso já tenha alguma experiência, esse tempo poderá variar entre 3 e 6 meses.
No entanto, essa é uma das formas de começar o seu desenvolvimento de aplicativo. Você precisará de uma equipe com os seguintes profissionais: designer, webdesigner, analista de sistemas, arquiteto de Software, desenvolvedor/programador, analista de banco de dados, analista de testes e gerente de projetos ou coordenador.
Montar equipe
Montar uma equipe interna com trabalho em tempo integral requer muito tempo e investimento. Os custos de contratação costumam atingir números chocantes, basta considerar os impostos, benefícios, espaço para escritório, equipamentos e os custos de longo prazo dos funcionários em período integral, para perceber isso.
Além disso, contabilizar os meses gastos na contratação de funcionários, na integração e no treinamento – é o período em que uma equipe externa já poderia estar trabalhando no desenvolvimento.
Terceirizar
Realmente essa é a melhor, mais rápida e mais econômica maneira de começar o um desenvolvimento de aplicativos. O motivo é claro, empresas de desenvolvimento de aplicativo existem justamente para evitar esse problemas descritos acima.
Afinal, todos os processos contratuais serão gerenciados por outras pessoas, os custos caem drasticamente, o time de profissionais já trabalham numa sintonia e ritmo estabelecido e por isso terão um prazo definido para fazer a entrega, etc.
Também, vale destacar a possibilidade de contratar uma empresa com aplicativos pré-prontos. Com isso, você diminui ainda mais o preço e tempo de desenvolvimento de aplicativo se comparado às outras alternativas descritas.
-
Gerir o tempo
Por mais que, contrate uma empresa que trabalhe com aplicativos pré prontos, para personalizá-lo demanda tempo e uma sequência de processos. Um projeto pequeno demora de 2 a 4 meses e grandes projetos de 6 meses a 1 ano.
A primeira vista, mesmo que pense que se trata de um aplicativo simples, algumas etapas não são possíveis de serem resolvidas em um mês, por exemplo, pois são etapas que exigem interação de pessoas distintas e isso impacta na sequência contínua do projeto.
Sendo assim, saiba gerir o seu tempo para que, enquanto a equipe de desenvolvimento estiver trabalhando você consiga resolver as outras questões do seu negócio. Otimizar sua agenda e a daqueles que trabalharão com você fará toda a diferença.
-
Defina quanto irá investir
Entretanto, Definir o quanto está disposto a pagar não necessariamente indica contratar uma empresa que esteja dentro do seu orçamento e sim o quanto você precisará gerar para começar esse projeto com a equipe certa. Essa é uma maneira de pensar que evita muito desgaste, pois permitir que o preço seja um fator determinante na escolha de quem trabalhará no seu negócio é uma inclinação escorregadia.
A pergunta que você fará não é quanto dinheiro esse serviço custará, mas sim se ele será rentável e agregará valor imediato. Caso contrário, o barato poderá sair muito caro.
- Volte ao primeiro passo e faça seu lançamento bombar
Como foi dito anteriormente, enquanto o aplicativo está em desenvolvimento deve agilizar algumas etapas, uma delas é a estratégia de marketing. Essa estratégia deve conter metas de curto, médio e longo prazo, ou seja, você precisa montar um plano de marketing contínuo que estreite a relação da sua marca com o cliente final.
Uma vez que seu aplicativo foi concluído, está na hora de lançá-lo. Como esse lançamento acontecerá, como você alcançará o cliente e como fará seu produto bombar será definido durante a criação das estratégias de vendas.
Por fim, esses são passos fundamentais para começar o seu desenvolvimento de aplicativo. Existem outros tantos importantíssimos, que você descobrirá com a Crosoften, entre em contato com nossos atendente e descobrir novas possibilidades tecnológica para a sua empresa.