No primeiro post da série especial Outubro Rosa, falamos sobre como as redes sociais podem contribuir para ajudar (ou atrapalhar) a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Neste segundo post, vamos apresentar outras tecnologias que estão inovando no combate à doença.
Inteligência artificial para prever e tratar a doença
A área de saúde há muito tempo utiliza a tecnologia para analisar e armazenar dados dos pacientes, mas a aplicação de inteligência artificial nesse meio é bastante recente.
Entretanto, só neste ano foram anunciadas duas soluções surpreendentes, que buscam auxiliar a prevenção do câncer de mama. Conheça mais sobre elas a seguir.
O primeiro modelo anunciado foi desenvolvido pelo Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) em parceria com o Hospital Geral de Massachusetts (MGH) e prevê quais são as chances de uma paciente desenvolver a doença nos próximos cinco anos.
O segundo, fruto do trabalho da IBM Research – Haifa (uma das divisões de pesquisa da IBM), consegue fazer o mesmo tipo de previsão até um ano antes de o câncer se desenvolver.
Por que esses modelos são importantes?
Descobrir a probabilidade de desenvolvimento de câncer de mama com antecedência reduz a quantidade de exames desnecessários aos quais as pacientes são submetidas e o estresse causado por diagnósticos imprecisos.
Além disso, a tecnologia torna as avaliações mais precisas para todas as etnias. Pesquisadores da área afirmam que as mulheres negras, por exemplo, apresentam 42% mais chances de morrer em decorrência do câncer de mama. Assim, com os modelos de inteligência artificial, a detecção é personalizada e o tratamento pode ser direcionado de forma correta.
A inteligência artificial tem auxiliado não só na prevenção, mas também no tratamento da doença no Brasil. Algumas das aplicações mais recentes dessa tecnologia são:
- Análise muito mais rápida e precisa da área em que a radiação deve ser direcionada nos tratamentos de radioterapia;
- Correlações entre artigos científicos, registros de casos já tratados, diagnósticos recentes e informações anotadas nas consultas para personalizar o número de sessões e os medicamentos utilizados no tratamento de cada paciente;
- Identificação da origem do tumor em casos de metástase.
É importante ressaltar que a utilização da tecnologia contra o câncer não se restringe a sistemas e plataformas complexas, utilizadas somente pelos profissionais de saúde. Prova disso é que muitos apps têm surgido para dar suporte a quem já está em tratamento.
Acompanhe o nosso blog e redes sociais e conheça 7 apps que facilitam a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
Experts em aplicações web e mobile
Nosso time de especialistas em aplicações web e mobile está à disposição para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.
- Contato global: +55 0800 591 3121
- Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
- São Paulo: +55 (11) 4858 5910
- Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
- Panamá City: +507 360 3462
- Santiago: +56 22577 4210