As cidades futuristas que antes pareciam ser possíveis apenas em filmes, começaram a fazer parte da realidade à medida que as tecnologias evoluem e os indivíduos buscam aplicá-la a favor do desenvolvimento e sustentabilidade, proporcionando melhorias para a população.
Para oferecer essas melhorias, agentes como startups, governos e empresas, além de aplicação de big data, internet das coisas e uso de hiperconectividade são fundamentais.
Mas afinal, quais são os fatores que fazem uma cidade ser considerada inteligente?
Os principais aspectos que devem ser tratados com prioridade em uma smart city são:
Mobilidade
Melhorias voltadas para a parte de transporte são de grande relevância, já que ,os indivíduos das grandes cidades passam uma parte considerável no trânsito.
Lixo
A gestão do lixo é um aspecto que deve ser tratado com muita atenção em qualquer cidade, uma smart city precisa desenvolver estratégias voltadas para esse fator.
Serviços públicos
Questões como oferecer melhores estruturas de lazer, atender melhor a população e a construção de mais escolas e hospitais que priorizem as necessidades da comunidade, são situações trabalhadas com maior atenção nas smart cities.
Energia
Por mais que a população esteja mais consciente, o consumo de energia principalmente das grandes cidades, ainda é elevado. Portanto, uma cidade sustentável, deve considerar soluções que visem um consumo mais inteligente de eletricidade.
Para que as mudanças nas cidades avancem, e mais cidades se transformem em smart cities é necessário que governo e instituições trabalhem em conjunto, buscando mudanças com o uso de sustentabilidade e tecnologia, no intuito de oferecer melhor qualidade de vida para a população.