Python, Java ou Java Script: Qual a melhor Linguagem? Aliás, essas são as linguagens preferidas dos programadores.
A informação foi divulgada pela JetBrains desenvolvedora de softwares. Que entrevistou 7 mil profissionais da área de TI.
Aliás, a pesquisa realizada em 2019, também indicou que Python é o conteúdo mais estudado. Tanto que 27% dos que responderam as questões, iniciaram a sua busca por conhecimento nessa linguagem nos últimos 12 meses.
Quanto aos percentuais que indicam qual o mais utilizado, os resultados foram: 40% JavaScript, 34% Java e 27% Python. Portanto, entre os profissionais que utilizam somente um tipo de linguagem, 44% dos usuários mantêm Java com exclusividade. Já a JavaScript alcança um índice bem menor: 17%.
Por isso, cada linguagem tem suas as características e formas de atuar nos desafios de TI. Confira, a seguir, quais as vantagens e diferenças de cada uma.
Python, Java ou Java Script: Qual a melhor linguagem?
A procura por linguagens de programação aumenta cada vez mais. Com os diversos segmentos de TI em alta, não é raro encontrar alguém que está dando os primeiros passos na área.
Por isso, se tem dúvida por qual caminho iniciar, é hora de decidir entre JavaScript, Python ou Java, ou talvez, todas elas. Dessa forma, você definirá qual a primeira linguagem escolher.
Python
Criada em 1991, o Python é uma linguagem considerada de alto nível. É conhecida por duas características: amigável para iniciantes em programação e por ter uma sintaxe muito simples. É bastante utilizado porque boa parte da comunidade Linux abraçou a linguagem para a produção de scripts.
Entre as ferramentas estão Jupyter, que agrega dados, código e explicações para que seja possível compartilhar. Ou seja, não são documentos estáticos, mas algo que se torna interativo.
Outro exemplo possível é o PyTorch, que é um kit de ferramentas para aprendizado, que envolve códigos, dados e algoritmos. Quanto à facilidade de encontrar Python em computadores, desde o seu uso, ele trabalho com código aberto.
O Python também ganhou o espaço no desenvolvimento de web Servers, graças ao framework Django. Ele facilita muito o desenvolvimento de Web Servers e APIs.
Java
O Java também é o mais utilizado em aplicações críticas, que consequentemente, são pesadosnos requisitos de segurança. Aliás, ele também conta com o diferencial de conter linhas de código aberto. Assim, a linguagem permite que os usuários revisem e aprimorem o software que está desenvolvendo.
O Eclipse, NetBeans e IntelliJ são alguns dos ambientes favoráveis e indicados para escrever código integrado. Como há uma boa base de controle, isso faz com que quem está aprendendo a lidar com a linguagem possa alcançar a sintaxe ideal.
Hoje em dia várias linguagens possuem intérpretes Java Script ou Python, não é algo tão sensacional assim.
O que chama bastante atenção no Java se for comparar com Java Script é a performance. Porém, o fato de ser uma linguagem de nível baixo, frequentemente promove a perda de performance arquitetura por parte do programador. Mas não existe desemprego para quem sabe Java. Tem muito mercado em todos os níveis de aplicação (mobile, web, desktop, server)
JavaScript
A princípio o JavaScript era utilizado somente dentro dos navegadores. o V8 do Google viabilizou o uso de JavaScript dentro do server, com o NodeJS.
Posteriormente o JavaScript passou a fazer parte de aplicações desktop, por meio de ferramentas como o Electron. Até a gigante Microsoft utiliza a Electron para desenvolver o editor Visual Studio Code.
Ou seja, o navegador é o canal mais utilizado para conectar as pessoas com o mundo. Consequentemente, impulsiona aqueles que estão atrelados a esse canal, para performance e melhoria de serviços.
Como é base para diferentes linguagens, JavaScript permite que linguagens como OCaml e Pascal possam ser convertidas e executadas no navegador.
Mais do que isso, o legal do JavaScript é a comunidade extremamente ativa, facilidade de se encontrar soluções prontas tanto no GitHub quanto nos package managers.
E JavaScript também se encontra no mobile graças ao React Native do Facebook.
Python, Java ou Java Script: Qual a melhor Linguagem?
Agora que você já sabe os pontos fortes das linguagens mais utilizadas em programação, basta escolher qual delas se aprofunda e busca novos desafios de aprendizado.
Quer saber mais sobre o universo de TI? Se mantenha atualizado lendo o blog da Crosoften! Toda semana um conteúdo novo para você!