Os 7 erros ao desenvolver um software

Não cometa esses 7 erros ao desenvolver um software para a sua empresa.

Não cometa esses 7 erros ao desenvolver um software para a sua empresa.

Ao desenvolver um software ou ferramenta tecnológica no meio corporativo, não é uma tarefa simples.

Então, que tal conhecer os 7 erros ao desenvolver um software?

Listamos os principais pontos para você se preparar e ajudar a sua empresa a crescer. Confira!

1. Começar a desenvolver sem um planejamento definido

Ao desenvolver um software para a sua empresa, foque em uma solução para otimizar o sistema operacional. Afinal, o planejamento do projeto é o primeiro passo.

Portanto, pular a etapa de planejamento custa caro não apenas para o setor de TI, mas para toda a viabilidade do negócio.

Aliás, as soluções mal planejadas significam retrabalho no futuro. Além de desperdício de recursos e tempo, encontrar uma forma de resolver um problema que o próprio software criou.

O ideal é criar um cronograma que discrimine o papel de cada profissional envolvido no processo. Isto é, os projetos complexos, precisam de um desenvolvimento mais lógico.

E, por fim, trace as metas, assim, você e a sua equipe estarão sempre mirando o mesmo alvo.

2. Abandonar o planejamento para agilizar o desenvolvimento

Infelizmente, planejar bem não é garantia de que os erros de desenvolvimento do software não aconteçam.

Por outro lado, aumentar o ritmo do trabalho da sua equipe, terá vantagens e antecipa a entrega de resultado. Entretanto, o custo dessa atitude é sempre a qualidade do software.

Se no planejamento ficou definido que em um mês é viável para o desenvolvimento, gaste esse mês.

Agora se a sua equipe não precisa de tanto tempo, use o restante para revisar o código, a usabilidade ou procurar as brechas de segurança, para não ter o retrabalho.

3. Não fazer um versionamento adequado

Uma alteração no código gerou um bug: quando essa modificação foi feita? Como contornar o problema ou testar uma outra opção de abordagem?

Esse tipo de questão surge com frequência no desenvolvimento corporativo. Neste caso, preste atenção no cronograma.

Numerar de qualquer jeito não é o suficiente. Dentro do planejamento, crie uma regra clara e entregue o combinado. E, claro, lembre-se sempre de armazenar todas as versões e ter um log de mudanças para nunca se perder no meio do caminho.

4. Investir todos os esforços em apenas em uma solução

Às vezes parece que encontramos a solução dos sonhos, um software que resolve todos os problemas operacionais da empresa.

Quando um problema for identificado dentro do negócio, levante todas as possíveis formas de atacá-lo. Portanto, tenha sempre mais de um processo de desenvolvimento ocorrendo em paralelo.

Isto é, se possível, tente alinhar a sua solução interna à ferramentas contratadas.

5. Ficar desmotivado no primeiro obstáculo

A forma como a empresa lida com a frustração, depende totalmente do responsável pelo setor. A desmotivação pessoal é um dos maiores culpados por atrasos, na perda de qualidade e até brechas de segurança deixadas em um código pouco trabalhado.

Se a equipe desmotivar, use a sua liderança para levantar a moral de todos os envolvidos. Se for preciso, ajuste o planejamento e estabeleça novas metas.

6. Não prever os problemas durante o desenvolvimento

Grande parte dos problemas surgem durante o desenvolvimento de softwares, aliás, nunca é demais lembrar: os obstáculos surgirão sempre.

A melhor forma de garantir uma resposta rápida aos tropeços no caminho, é prever os erros comuns e planejar caso eles ocorram. Muitas vezes, é possível até se antecipar e prevenir completamente uma crise.

Continuando, elabore planos de contenção e treine a sua equipe a segui-los. A velocidade na resolução de problemas está ligada na capacidade de cada membro, onde a equipe assume uma função diferente caso for necessário.

7. Não medir os resultados do desenvolvimento

O desenvolvimento de softwares é um processo que não tem fim. Portanto, criar soluções novas aprimoram a produtividade da empresa.

Neste sentido, é difícil encontrar um gerente de TI que esteja 100% satisfeito com o seu sistema e as suas ferramentas. Nós da Crosoften, sabemos disso porque sempre há espaço para melhorar.

Mas essas novas oportunidades, só acontecem se houver como identificá-las. Portanto, criar metodologias de coleta e análise de dados sobre os resultados do seu desenvolvimento, é a melhor forma de ter esse tipo de informação em mãos.

Os relatórios de segurança, a pesquisa de usabilidade e os testes de performance. São formas de qualificar o seu software e elaborar um planejamento para a próxima solução competitiva da sua empresa.

Afinal, desenvolver software para as empresas, exige muito mais atenção aos detalhes e a preocupação com a segurança.

Porque, cometer qualquer um desses erros de segurança que listamos, gera prejuízos financeiros, retrabalho e a perda de fôlego para competir com o mercado.

Você está pronto para corrigir os 7 erros ao desenvolver um software para a sua empresa e deixá-lo ainda mais otimizado? Então, entre em contato com a nossa equipe e tire as suas dúvidas.

Outras Postagens