Em um mercado está cada vez mais dependente da otimização operacional, a cadeia de suprimentos ou supply chain, portanto, passou a ter um papel estratégico nas empresas.
Hoje, adotar conceitos, métodos e tecnologias que aumentem a produtividade é um dos grandes desafios das empresas.
Portnto, alcançar esse objetivo exige uma compreensão da relação entre a cadeia de suprimentos e a dinâmica operacional de uma empresa.
Afinal, você sabe o que é supply chain e como lidar com ela?
O que é supply chain?
Supply chain se refere ao fluxo de materiais e atividades relacionadas à processos de produção. Portanto, envolve a compra de matéria-prima, o recebimento, a “transformação” em produto, a distribuição e a entrega ao consumidor.
Neste caso, é fundamental ter em mente que supply chain não é um processo e tampouco tem início no fornecedor.
O trajeto dos materiais é um dos fatores envolvidos no conceito
Para complementar, a supply chain não deve ser confundida com a logística e seus processos, ainda que seja comum ver alguns profissionais da área relacionando os termos.
A logística abrange atividades de movimentação de materiais, armazenamento, distribuição etc. Porque, a cadeia de suprimentos, por sua vez, envolve a compra, o armazenamento, o recebimento, o envio para os varejistas, a distribuição nas lojas etc.
Em outras palavras, trata-se de uma rede que envolve fornecedores, clientes, transportadoras e demais parceiros estratégicos da empresa.
Como a tecnologia pode favorecer o supply chain?
Hoje, com a tecnologia, a Supply Chain mudou para incluir diversificação geográfica, visibilidade e capacidade excedente das matérias-primas até produtos finalizados.
Portanto, os softwares em que as organizações precisavam no início da pandemia e que devem continuar. É uma maneira confiável de prever o comportamento do consumidor.
Bem como os níveis de fornecimento atuais, taxas de consumo de produtos e desafios tecnológicos de abastecimento.
Quais tecnologias que podem dar suporte ao supply chain?
Ao propósito, o grande foco da supply chain é o consumidor. Aliás, cada vez mais as cadeias devem responder às demandas com agilidade e de forma personalizada com o uso de tecnologias.
Em todo o mundo, é crescente o número de pequenas startups que oferecem produtos personalizados individualmente para cada cliente. Desde canecas e outros souvenirs feitos por impressoras 3D, até produtos alimentícios e carros já entraram na lista de customizáveis.
O mercado tecnológico, mostra que a demanda do cliente já tem prioridade sobre as possibilidades de produção.. De forma geral, isso tem um aumento significativo na procura de tecnologias que potencializam o uso dos dados, tais como:
- cloud computing;
- Big Data;
- soluções de Business Intelligence (BI);
- ciência de dados;
- Internet das Coisas (IoT);
- entre outras.
De fato, a cadeia de suprimentos desempenha um papel estratégico importante no modelo da Indústria 4.0.
4 maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar as organizações a construir um supply chain mais forte:
-
Impulsione a visibilidade abrangente da cadeia de suprimentos
Provavelmente, poucas organizações avaliam a rede de fabricantes, distribuidores e outros profissionais de logística que são responsáveis por tornar a transação final uma realidade.
No entanto, 68% das interrupções de produtos são resultado de sinalização de demanda insuficiente. Em meio a esse cenário, um elemento fundamental para o sucesso da cadeia de suprimentos é o acesso a dados precisos e transparência em toda a supply chain.
Por exemplo, em 2020, juntamente com as proibições de exportação de países. Que, aliás, forneceu mais de 80% da matéria-prima que vai para os equipamentos de proteção individual (EPI).
Os dados sobre a cadeia de fornecimento total, permitem que as organizações identifiquem com precisão a interseção de demanda e fornecimento do produto.
O uso de uma plataforma confiável de análise de cadeia de suprimentos que fornece dados confiáveis. Dão às organizações identificarem áreas de vulnerabilidade do produto.
-
Gerenciar com eficácia uma rede complexa de fornecedores
Existem milhares de fornecedores trabalhando em vários locais e regiões, com a finalidade de fornecer suprimentos e operações de apoio. Como exemplo, uma lista de fornecedores de sistema de saúde integrado.
Compreensivelmente, muitas organizações não têm recursos tecnológicos para gerenciar os milhares de fornecedores e seus contratos associados. Ou até mesmo, para rastrear os serviços executados, bem como o faturamento e o pagamento oportunos.
Da mesma forma, as organizações precisam de uma estratégia em serviços, que possa integrar a plataforma de compras em que os softwares possam aproveitar os dados em tempo real.
Assim, fornecer verificação de serviços, automatizar o faturamento e os pagamentos e gerenciar os custos da cadeia de suprimentos em um só lugar.
-
Identifique diversos parceiros da Supply Chain
A diversidade de fornecedores assumiu um significado totalmente novo no ano passado. Em pesquisas recentes, mostram que a maioria dos consumidores deseja apoiar pequenas empresas.
O tamanho e agilidade permitem que eles realizem projetos com prazos curtos, ao mesmo tempo em que fornecem serviços e produtos de valor agregado regularmente.
Nesse sentido, a área de saúde, a diversidade de fornecedores é um componente fundamental que melhora a inclusão e a equidade.Que, afinal, cria confiança e melhora os resultados de saúde.
Visto que, mesmo com diversos fornecedores tratando de alguns dos problemas mais significativos da atualidade. Muitas vezes pode ser difícil para as organizações diferenciar gastos e identificar colaboradores qualificados.
Fortaleça sua Supply Chain
Com uma Supply Chain habilitada para tecnologia, as empresas de logística podem alocar melhor os produtos essenciais, enquanto economizam dinheiro, tempo e em alguns casos, vidas.
Concluindo, faça uma análise da sua empresa, com as informações, é possível otimizar gradativamente, gerando um diferencial competitivo para conquistar resultados cada vez melhores!
Se quer conhecer uma solução de supply chain que se adequa às necessidades da sua empresa, entre em contato com nosso atendimento e fale com quem mais entende do assunto!