O desenvolvimento de aplicativos por escopo é opção bastante procurada pelos clientes, mas ela não é a única. Outras maneiras de se criar um software – desde apps a plataformas hiperconectadas – podem envolver a terceirização do desenvolvimento. Dentre elas, destacamos a modalidade de outsourcing remoto, que é uma das soluções oferecidas pela CroSoften. Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, acompanhe este texto até o fim. Nele, vamos mostrar como o outsourcing remoto pode maximizar resultados para as empresas por meio da terceirização do desenvolvimento.
O que é outsourcing?
O outsourcing é uma modalidade de desenvolvimento de softwares que não está necessariamente atrelada ao escopo do projeto. Além disso, caso o cliente deseje, o desenvolvimento no outsourcing remoto não precisa funcionar por sprints ou fases. No outsourcing, a empresa contratada disponibiliza uma squad de profissionais altamente capacitados para desenvolver o projeto, conforme solicitado pelo demandante.
Tipos de outsourcing
Em suma, é possível encontrar dois tipos básicos de outsourcing de aplicativos: presencial e remoto. Os dois são excelentes alternativas de desenvolvimento e podem trazer bons resultados ao cliente. Entretanto, para o máximo aproveitamento da modalidade escolhida, é preciso conhecer a fundo a demanda e o perfil do negócio.
Para identificar qual é o outsourcing ideal, uma consultoria especializada é indispensável. Por meio dela, é possível avaliar precisamente a solicitação e a empresa do cliente, bem como outros pontos importantes para o projeto. E, como resultado desse trabalho, os demandantes contam com redução de custos, agilidade e soluções exclusivas para as suas necessidades.
Outsourcing presencial
No outsourcing presencial, uma equipe multidisciplinar é selecionada, gerenciada e dedicada a desenvolver determinada solução. Essa equipe terceirizada trabalha alocada nas instalações do demandante, mas não faz parte do quadro de funcionários do cliente.
Outsourcing remoto
Já no outsourcing remoto, o que muda é que a equipe presta serviço para o cliente à distância. Ou seja: o time de desenvolvimento escolhido e gerenciado pela empresa de tecnologia não fica alocado nas dependências do demandante.
Como o outsourcing remoto pode maximizar resultados?
Os benefícios da terceirização de desenvolvimento de aplicativos e projetos de transformação digital são muitos. A seguir, listamos apenas alguns deles, mas que já exemplificam os vários ganhos do outsourcing remoto.
Redução de custos
Recrutar, empregar e manter uma equipe de desenvolvimento em regime de CLT (ou mesmo como PJ) é oneroso. Para isso, é necessário envolver o RH, investir tempo, esforços e dinheiro para encontrar profissionais adequados. Em seguida, o cliente deve considerar o treinamento e a adaptação dos funcionários, o que pode demorar e elevar gastos. Isso sem contar os custos com equipamentos, espaço físico, conectividade e demais gastos operacionais.
Com o outsourcing remoto, o cliente não precisa se preocupar com nenhum desses problemas! A terceirização do desenvolvimento traz redução de até 60% nos custos, além das outras vantagens da solução. Ou seja: o valor pago pelo serviço prestado é justo e adequado às necessidades da empresa, sem inconvenientes.
Qualidade
Montar a equipe de TI ideal, além de cara, é uma tarefa complexa e demorada. Mas, por meio da terceirização do desenvolvimento de aplicativos, não é um problema para o cliente. A empresa de tecnologia contratada é quem fica responsável por formar uma squad com os melhores profissionais para a demanda. Dessa maneira, o cliente tem a certeza da qualidade nas entregas e do potencial ao seu dispor.
Foco nos negócios
Quando a empresa tem a sua própria equipe de TI, às vezes são priorizadas outras solicitações em vez do desenvolvimento. Assim, não é raro que os colaboradores acabem atendendo a demandas diferentes daquela para que foram contratados. Por consequência, o prazo de entrega da solução é estendido várias vezes – isso quando não adiado indefinidamente ou mesmo cancelado.
Empresas que utilizam o outsourcing remoto não enfrentam esse tipo de empecilho, pois a equipe estará 100% dedicada ao projeto escolhido. E, se necessário, é possível contar com mais especialistas e profissionais t-shaped para cuidar de outras demandas de desenvolvimento. Assim, o cliente consegue direcionar os esforços de seus funcionários para outras áreas estratégicas.
Flexibilidade e disponibilidade
O outsourcing remoto permite fácil adequação da equipe, sendo possível ampliar ou reduzir o time conforme o andamento do projeto. E, não menos importante, a terceirização garante disponibilidade total dos profissionais no período combinado, conforme estipulado e esclarecido em contrato. Desse modo, o cliente sabe exatamente quando contatar a equipe, que estará pronta para atendê-lo.
Experts em outsourcing remoto
Na CroSoften, contamos com profissionais escolhidos a partir de um criterioso processo de seleção. Nossas squads são compostas por pessoas engajadas e proativas, que não medem esforços para atender às expectativas dos clientes. Aqui, independentemente do projeto, o propósito é um só: identificar oportunidades e entregar resultados de excelência e alta performance.
Outro diferencial é nossa estrutura operacional inteligente e adaptável, projetada estrategicamente para garantir a alta conectividade. Assim, não importa onde estiverem, clientes e equipes conseguem se comunicar e acompanhar tudo em tempo real.
Se você acredita que o outsourcing é uma ótima opção para a sua empresa, vamos conversar! Nosso time de especialistas está à disposição para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.
- Contato global: +55 0800 591 3121
- Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
- São Paulo: +55 (11) 4858 5910
- Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
- Panamá City: +507 360 3462
- Santiago: +56 22577 4210